agosto 23, 2021

China: a real face do Comunismo

Costuma-se atacar o comunismo por via dos seus maiores terrores, Estaline e Mao, mas como "heróis" de um passado reconhecidamente desastroso rapidamente se descartam como exemplos distorcidos da ideologia. Já quando se fala de Castro ou Chaves, a sua visão não se cumpriu por culpa dos embargos. Quando se questionam os líderes comunistas nacionais sobre a Coreia do Norte, a resposta surge em jeito de questionamento do conceito de democracia, e quando se fala do Holodomor, na Ucrânia, esse não passou de uma invenção nazi, nunca existiu. No entanto, e apesar de todos estas falhas na matriz, o grande elefante branco continua aí, bem no meio da sala, com direito às maiores honras economicistas das últimas décadas, a China. 

Ao contrário da Rússia, ou qualquer outro país, a China tem sido alvo apenas de reparos na forma de embargos simbólicos, os repúdios ficam-se pelos corredores, apesar de tudo o que hoje sabemos sobre o genocídio cultural dos Uighurs, um povo constituído por 13,5 milhões de pessoas, que está neste momento a pleno gás. Embora os Uighurs não sejam qualquer novidade, depois do que foi feito no Tibete (3,5 milhões), até me espanta que se fale nos Uighurs. Mas o problema da China não é uma, nem duas comunidades que não se subjugam, é muito mais grave do que isso. 

A China abriu-se ao mundo para dela obter rendimentos, apenas e só. A China nunca alterou a sua conduta comunista. A ironia é que essa abertura ao capitalismo demonstrou, per se, o total falhanço das economias comunistas. 

Podemos questionar o que é isso de Liberdade. Se as pessoas vivem as suas vidas, têm os seus empregos, compram as suas casas e carros, vão à escola, têm hospitais, e até jogos olímpicos. Mas talvez nunca tenhamos vivido um momento tão propício como o de hoje para compreender o que significa ter a nossa liberdade limitada. Olhe-se para a lista de sites e aplicações abaixo, pense-se no uso diário que fazemos delas, e agora pense-se no que é viver num mundo em que não se tem acesso às mesmas. 

  • O que teríamos de deixar de fazer
  • O que deixaríamos de conhecer e pensar
  • A quem deixaríamos de ouvir e sentir?

O governo, através da sua ideologia comunista, está a manipular o Ser do seu povo. Não é possível dourar pílula, o comunismo controla e esculpe as pessoas à sua vontade. Faça-se como é suposto ser melhor para todos, não importa o ser interior de cada um. Nem que no médio-longo prazo isso ponha em causa a existência de todo um povo que não tem alternativa ao definhar no seio do conservadorismo.

Para enriquecer a leitura aconselho a leitura do artigo de Scott Galloway, publicado há um par de dias, Seeing Red, Scott Galloway, August 20, 2021


Outros artigos do VI sobre o tema:

Parar, Pensar e Boicotar a China
As cantatas do Comunismo e Fascismo portugueses

Le Guin e o Conservadorismo dos sistemas Anarco-comunistas
Dostoiévski, o profeta do terror comunista
Lu Xun,"O comunismo comia crianças"
Camus e a hipótese científica de Marx


4 comentários:

  1. Terrores de Mao? Não me digas que Mao Zedong cometeu genocídios de forma consciente como fizeram Churchill na India, Lyndon B. Johnson na Indonésia ou Harry S. Truman na Coreia do Norte.

    Um passado reconhecidamente desastroso? A sério? Não me digas que Mao não pegou num país absolutamente destruído e pilhado e que, sob embargo ocidental, alfabetizou, alimentou e vestiu oas centenas de milhões de vítimas do barbarismo ocidental/japonês, ao mesmo tempo que industrializou e modernizou o país.

    Deixa-me adivinhar, deves estar a referir-te aos 80 triliões de ziliões de mortos pós-erros de planeamento de reestruturação da produção agrícola e industrial que coincidiram com enormes catastrofes naturais quem, ainda assim, poderiam não ter resultado nos REALISTAS 5-10 milhões de mortos se os bárbaros ocidentais não tivessem AUMENTADO O EMBARGO PARA EMBARGO TOTAL precisamente quando o país necessitava de ajuda externa para fazer frente a tragédia humanitária.

    O mesmo se passou na Coreia do Norte nos anos 90, sempre o mesmo barbarismo ocidental de bloquear países sofrendo uma tragédia humanitária de forma a "provar" que o comunismo ou socialismo não funciona.

    Pena que tanta pseudo-esquerda engula e espalhe estas mérdicas mentiras propagandistas, ao mesmo tempo que recusam se informar de 30 milhões de mortos à fome por decreto de Churchill e genocídios similares. Absolutamente lamentável o fundamentalismo ignorante anti-verdadeira esquerda .

    Quanto às absurdas mentiras sobre Uighurs e Tibetanos, informe-se antes de espalhar propaganda do Pentágono!

    https://nomadicthoughts.blogs.sapo.pt/107998.html
    https://nomadicthoughts.blogs.sapo.pt/tag/uighur

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nomadic, obrigado pelo comentário.

      Não vou rebater os seus pontos, existe muita informação facilmente acessível que dá conta da mesma. Naturalmente que existem divergências, a história é feita delas, mas não a ponto de virar o sentido das mesmas, a não ser pelas interpretações em jeito de opinião de cada um, sendo que cada um tem direito a elas.

      Quero apenas ressalvar que a autodeterminação de um povo é soberana, nem os EUA nem a China têm qualquer direito de se impor.

      De resto, se lhe parece um regime relevante, aconselho-o a ir viver para a China, e a tentar publicar lá o que publica cá.

      Eliminar
  2. Boa tarde Nelson.
    Gostava de ser como Jorge de Sena quando diz que "opiniões não me interessam de ninguém, nem sequer as minhas, a que não dou mais valor que às dos outros, como matéria de opinião que não passam de ser".
    Mas não sou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a opinião não tem problema no âmbito do foro pessoal de cada um, o problema acontece quando a queremos traduzir como verdade para a comunidade.

      Eliminar