sábado, fevereiro 04, 2012

Elena Kalis, artista conceptual de fotografia debaixo de água

Elena Kalis nasceu na Rússia, mas vive nas Bahamas, tendo feito do seu novo habitat o lugar ideal para criar um novo mundo fotográfico. A artista de fotografia aparece várias vezes rotulada como conceptual underwater photographer, o que captura totalmente a essência do seu trabalho.


Elena diz-nos que a sua maior inspiração é o oceano,
“The ocean. It’s vast and multifaceted. One day it is bright, sunny and fun. Yet there is another side which is darkness, unconsciousness, death. I can never get tired from it and it is my main daily dose of inspiration.” (fonte)




Na verdade nós também não nos cansamos de admirar as suas fotografias, muito por causa dessa variação e diversidade de formas. Existe algo de mundo de sonho, de surreal que nos espanta e cola às imagens. É estranho mas funciona como se estivéssemos a olhar para o outro lado do espelho. Um local que nos reflecte com curvaturas dinâmicas, semi-aprisionados num líquido que circunda os corpos.






São raras as pessoas que não sentem fascínio pela água, e logo não se sentirão atraídas por estas imagens. É difícil explicar porquê, o mais básico será dizer que foi dali que viemos, que nascemos no liquido, aprisionados por um útero. É uma explicação que não me satisfaz, mas quando penso em paralelos, fotografia no ar, ao vento, no gelo dificilmente nos conseguem tocar desta forma. Por isso talvez exista aqui algo palpável. É verdade que nos estudos que temos feito em termos emocionais, a água e o oceano apelam fortemente à nossa serenidade e calma, e isso não será de todo indiferente ao que sentimos com estas imagens.






Mas não é apenas a água e o oceano, muita da beleza das suas imagens deve-se também à modelo que tem sido central em muito do seu trabalho, a sua filha Sascha. Uma jovem que podia ser qualquer um de nós na sua infância ou adolescência, encarnando o nosso passado, nostalgia e fantasia.


O trabalho da Elena Kalis tem sido utilizado como inspiração para quadros, capas de livros, e tem surgido em várias revistas, e pode ser admirado no seu site, no deviantART, no Flickr, no 500px.
Enviar um comentário