sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Primeiros jogos do Mestrado em Media Interativos

O Mestrado em Media Interactivos arrancou este ano pela primeira vez na Universidade do Minho com o objectivo de oferecer uma formação ampla no domínio do desenho de aplicações interactivas, desde a infografia interactiva aos videojogos, passando pela publicidade interactiva.

Somnium de Henrique Carvalho

Chegados ao final do primeiro semestre, foram realizados vários trabalhos interessantes no âmbito das várias unidades curriculares que perfazem o primeiro semestre. Assim resolvi trazer aqui apenas um pequeno apontamento sobre alguns trabalhos dos alunos (Vera Inácio, Rui Dias, André Pinto, Pedro Nogueira, João Martins, Joaquim Sousa, Tiago Coelho, Inês Sousa, João Cardoso, Alexandre Almeida, João Pedro Martins, João Silva, Henrique Carvalho, José Campo Silva) realizados na disciplina de Programação Interactiva leccionada pelo Professor Pedro Branco.

Tiro ao Pombo de Alexandre Almeida

Futebol de João Silva

A grande maioria dos trabalhos apresentados são da área de videojogos. O grande interesse destes trabalhos prende-se, na minha óptica, com o facto de estarmos perante pessoas que tinham pouca, alguns até nenhuma, prática de  programação. No final de um único semestre de aprendizagem de Actionscript 3.0 podemos ver que foram alcançados alguns resultados excepcionais em termos de uso e manuseamento das tecnologias de interactividade.

Kill your Ghost de Inês Sousa

Salvar a Floresta de João Martins

De realçar que o facto de estarmos perante uma turma multifacetada com formação prévia em Comunicação, Design, Arte e Informática ajudou bastante a facto de termos chegado a esta diversidade. Os seus trabalhos, que podem ser vistos no vídeo abaixo, não se limitam a um mero exibicionismo técnico, mas possuem um apurado sentido social.



A linguagem dos videojogos é aqui verdadeiramente utilizada como mais um modo de comunicar, de fazer chegar uma ideia às pessoas. A prova disso é o resultado mediático de alguns destes, nomeadamente o videojogo-cartoon, Missão Cavaco de Pedro Nogueira (ver vídeo no site da TVI e notícia no site do JN) que já pode ser jogado nos portais de jogos KongregateNewgrounds.

Matar Maças de João Cardoso

Castle and Partner de Tiago Coelho

Entretanto o professor Pedro Branco realizou um vídeo que dá uma pequena demonstração do trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre, que como ele próprio diz "foi divertido, e é esse o espírito do vídeo".


Be Interactive, Be Creative, Be Artful but above all Play


Links relacionados 
Inspiração política para criação de Cartoon-Interactivo
Enviar um comentário