domingo, fevereiro 05, 2012

The Gruffalo, um novo clássico

"The Gruffalo" (2009) é um filme britânico de animação baseado no best-seller homónimo de 1999 para crianças, escrito por Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler. Julia Donaldson é uma autora consagrada de literatura infantil, com mais de 100 livros publicados, e recentemente nomeada Children's Laureate para os anos 2011-2013.


Dito isto, fica mais fácil compreender porque sentimos um natural encanto, como se estivéssemos a entrar num clássico dos Grimm ou do La Fontaine, quando experienciamos a animação The Gruffalo. É verdadeiramente mágico, ainda que seja pensado para crianças dos 3 aos 8, não consigo deixar de me encantar, talvez por ter passado os anos recentes a ler histórias infantis ao fim da noite. Existe em The Gruffalo um mestria completa das regras básicas da narrativa infantil, dos limites de percepção das crianças, das necessárias redundâncias, repetições rítmicas fonéticas.


A animação ganha muito com a equipa de vozes de luxo, Helena Bonham Carter como a Mãe Esquilo, James Corden como o Rato, Robbie Coltrane como o Gruffalo, Tom Wilkinson como Raposa Fox, John Hurt como Coruja, e Rob Brydon como Cobra. A animação foi criada pelo estúdio inglês Magic Light Pictures e pelo alemão Studio Soi, tendo trabalhado no filme o excepcional Alexander Lindner. Em termos técnicos temos um mistura entre stop-motion e CGI muitíssimo cuidada e eficaz.


O filme foi nomeado para Melhor Curta de Animação nos Oscars de 2011, nos BAFTA 2010 e foi ainda nomeado ao Cartoon d'Or 2011. Tendo ganho a Melhor Curta para crianças no Anima Mundi Festival 2010 e o Melhor da TV no Annecy International Animated Film Festival 2010. 


Este Natal estreou no Reino Unido a segunda parte do filme, The Gruffalo's Child (2011) resta-nos aguardar para saber se é tão bom como a primeira parte.
Enviar um comentário