sábado, maio 21, 2011

Estética 3d, o efeito Difuso

 Higglytown Heroes, Wildbrain (2004-2008)

A propósito da estética de Ilomilo de que falei aqui ontem por ter ganho o Best Nordic Children’s Game, diria que estamos perante uma nova vaga estilística iniciada já por algumas séries de animação para crianças, tais como o WordWorld que ainda no outro dia aqui analisei também.

Special Agent Oso, Walt Disney Television, (2004-2008)

O que temos nesta corrente é antes de mais a opção pelo 3d mas que é aqui utilizado através de um trabalho gráfico muitíssimo cuidado com um traço muito arredondado, muito suave. Mas no qual o mais importante é sem dúvida o modo como são trabalhadas as componentes de texturas, cor e iluminação. Com uma seleção de cor e texturas soberbas, tudo isto é suportado por materiais de reflexão difusa. Um tipo de reflexão que provoca uma dispersão da reflexão da luz, criando o trago difuso, ou seja atribuindo um toque de pastel às cores.

Isto é tanto mais impressionante porque vem em contra-corrente ao tradicional 3d do início que se concentrava muito mais sobre o uso de materiais com grande poder de reflexão ou seja muito especulares, atribuindo-lhe um selo de 3d por oposição ao 2d, mas com isso contribuindo para a criação de superfícies mais plásticas e logo mais artificiais em termos atmosféricos. O efeito especular provoca uma reflexão da luz tipo espelho, e desse modo confere muito mais intensidade de brilho às texturas e cores.

A série Noddy é um claro exemplo desta transformação estilística. À esquerda a série de 2002 com o efeito "especular", à direita a de 2009 já bastante mais difusa em termos de cor e luz (clique para ampliar)

A série mais recente do Noddy foi criada para a Chorion, pela Brown Bag Films que também em 2009 fez o favor de lançar a primeira adaptação para animação de Olivia (uma personagem 2d criada pelo ilustrador Ian Falconer) e que tal como Noddy faz uso desta abordagem estética.

Olivia, Brown Bag Films (2009)

Uma outra série muito interessante neste aspeto é Franny's Feet (2004-2008) que apesar de fazer uso da técnica de animação cut-out 2d, foi criada através do Maya resultando assim que as suas componentes de cor e iluminação acabam por seguir também esta abordagem estética.

 Franny's Feet, Decode Enterainment (desde 2004)
Enviar um comentário