domingo, maio 08, 2011

WordWorld, o Mundo das Palavras

Com um target definido entre os 3 e os 7 anos, WordWorld é sem dúvida uma das melhores séries educacionais de sempre, em pé de igualdade com a Rua Sésamo.


WordWorld como o próprio nome indica é um mundo história em que todos os animais, e muitos dos objetos, são desenhados com base na tipografia do seu nome. Deste modo as crianças podem desde cedo associar os sons do nome, com as letras, e as palavras. Como a fase entre os 3 e os 7 é de pura aprendizagem da literacia, estes vão descobrindo à medida que o tempo passa, que cada um dos animais é feito através das letras do seu próprio nome, o que confere um grau enorme de descoberta narrativa inerente à própria animação. O conteúdo da série é ainda escrito de modo a que ao longo da mesma as crianças vão percebendo que som emite cada letra, e que a junção de várias letras forma palavras, que por sua vez são objetos do mundo que conhecem.
Deste modo o que temos não é apenas uma tentativa de paralelamente à animação e ao entretenimento fazer passar um conteúdo educacional, mas é a própria mensagem educacional que serve de instrumento à brincadeira e ao divertimento. A aprendizagem é feita ao longo do desenvolvimento da série de um modo perfeitamente natural, como se de repente o alfabeto deixasse de ser uma estrutura meramente abstrata criada pelas nossas mentes e pudesse ser algo real, palpável no sentido do mundo história.

Through its innovative approach of immersing viewers in a word-rich place, where things spell out the objects they represent, WordWorld aims to fascinate children with words and to inspire a love of words and reading.  Featuring loveable, silly characters called WordFriends who embark on adventures in a world of words, WordWorld encourages preschoolers to see words as their friends, too.  Providing constant opportunity for word play, WordWorld empowers children as early readers by making the important connections between letters, sounds, words and meaning that are necessary for reading. [PBS]

Teaser Dancing Dog

WordWorld é uma série produzida pela WTTW National Productions para o canal público americano, PBS, o mesmo que passa a Rua Sésamo nos EUA, e conta com financiamento do U.S. Department of Education como parte do programa de literacia americano Ready To Learn. Iniciada em 2007, foram produzidas três séries até ao momento com um total de 45 episodios. WordWorld recebeu entretanto três Emmy Awards nas categorias de Séries para Crianças e Escrita para Animação.


É pena que a versão portuguesa se tenha limitado a dobrar as vozes. Claro que adaptar todo o conteúdo teria custos demasiado elevados quase próximos da produção no original. Ainda assim julgo que se justificaria entrar num acordo apoiado pelos ministérios de educação para que a série pudesse ser dobrada e adaptada para o máximo de línguas possíveis. Seria sem dúvida uma enorme mais valia para a aprendizagem das crianças. Em Portugal como as crianças começam a ter contacto muito cedo com o Inglês, acaba por até nem funcionar muito mal. Contudo uma criança portuguesa está longe de tirar da experiência, aquilo que retira uma criança nativa em inglês.

Episódio completo dobrado em português, gravado do Canal Panda
Enviar um comentário