É um documentário interessante porque nos dá um olhar por dentro sobre a indústria criativa nacional. Percebe-se que as coisas mexem, e que evoluimos muito. Contudo ainda temos um caminho a percorrer, e este documentário serve exatamente nesse sentido, de incentivo a novas gerações.
Não vou entrar em mais detalhes, deixo apenas alguns dos comentários que me parecem mais significativos retirados das entrevistas e algumas imagens de trabalhos.
1.0 Inspiração
"é muito variável, não tenho um percurso muito coerente… não queria um trabalho de rotina…" Ricardo Mealha2.0 Comparação
"uma pessoa tem que principalmente procurar" TheStudio
"há coisas que só se aprendem com o trabalho e com formação… há muita gente que não sabe muito bem o que é isto do design, pensam que o design é fazer uns bonecos. É muito mais do que isso é comunicar, é relação do dia-a-dia com o mundo" Alexandre Santos3.0 Expansão
"às vezes são os pequenos estúdios, e pequenos ateliers que dinamizam a coisa e que realmente fazem passar comunicação como deve ser… às vezes agências gigantes com 10 mil estagiários a fazerem coisas em que o briefing já vem atrasado do cliente 10 dias, fica mais 10 dias no account, depois chega ao art director e ainda atrasa mais, e quando chega ao designer que vai realizar o trabalho, já é para o mês passado, porque andou ali embrulhado num processo…." Paulo Arraiano5.0 Conselho
"procurar, é um processo contínuo, fazer tudo com muito amor, muito carinho… uma dedicação, acreditar naquilo que se transmite" Paulo ArraianoE fica aqui a primeira parte do documentário, e abaixo os links para a 2ª e 3ª partes.
"o 'portuga' tem uma tendência que é queixar-se de tudo o que é Português. É a nossa cruz. A única forma de mudar isto é sermos bons naquilo que fazemos. Cabe a cada um ter orgulho e brio." TheStudio
"trabalhar muito, dedicar muito, trabalho conceptual, não é fazer só porque é bonito, as coisas têm que dizer qualquer coisa… isto é comunicação "eu estou a dizer isto através disto"… não desistir, levar pancada, e levantar" TheStudio
"Tem de haver uma gestão de uma carreira, e não ir apenas atrás de cada trabalho. Produzir um portefólio estruturado que possa apresentar em qualquer lugar… o portefólio deve ser o centro de um estudante... sempre ao longo de toda a sua formação… no fundo é aquilo que serve para a pessoa entrar no mercado de trabalho" Ricardo Mealha
The Expressive power of young portuguese design - Parte I
Ficam aqui os links diretos para: Parte II e Parte III.
Nós aqui no Thestudio nunca tinhamos visto este documentário. Foi bom saber. Já lá vai muito tempo. Juan Carmona Thestudio
ResponderEliminaré bom saber que o texto serviu para vos dar a conhecer algo que vos é bastante próximo.
ResponderEliminargostei bastante do vosso trabalho, acho que conseguiram criar uma identidade clara no seio do design nacional.
abraço