domingo, maio 15, 2011

Videojogos no Smithsonian American Art Museum

The Art of Video Games é uma exposição que estará em exibição no Smithsonian American Art Museum entre 16 de Março, 2012 até 30 Setembro 2012. A exibição tem por objetivo traçar a evolução decorrida nos últimos 40 anos da arte dos videojogos, e será focada sobre os aspetos dos efeitos visuais, o uso criativo das novas tecnologias, e ainda sobre os artistas e designers mais importantes do campo.

Smithsonian American Art Museum (Washington DC, EUA)

É muito oportuna esta exibição uma vez que acontecerá depois do governo americano ter declarado nos EUA que os videojogos passariam a ser apoiados por fundos governamentais como uma arte de pleno direito. São passos que atribuem uma cada vez maior importância ao campo de trabalho e de estudos, e que colocam um ponto final em algumas das discussões existentes sobre o valor dos videojogos.
A exibição irá contar com imagens e vídeos de 80 videojogos, e para além destes, 5 videojogos - Super Mario Brothers, The Secret of Monkey Island, Myst, and World of Warcraft - estarão disponíveis para que os visitantes possam jogar e sentir a interatividade. Haverá ainda zonas de projeção de entrevistas com game designers, exposição de consolas históricas e posters com screenshots dos jogos.
Foi muito interessante o modo como foi feita a curadoria dos jogos, porque teve a participação do público online. Inicialmente Chris Melissinos em conjunto com um grupo de consultores que incluiu pessoas como Jesse Schell, Tim Schafer, Jane Pinckard, Steve Meretzky, entre outros fizeram uma pré-seleção de 240 jogos tendo por base não só os aspectos históricos mas também o modo escolhido para apresentar os jogos em termos de categorias no museu. A votação decorreu entre Fevereiro e Abril deste ano, foram obtidos 3,7 milhões de votos, dados por 119 000 pessoas em 175 países. E a lista foi agora revelada. Fiz uma pequena passagem pela lista dos videojogos exibir, e escolhi os meus 10 mais.

Space Invaders, 1980, Rick Maurer (Taito)


Pac-Man, 1981, Toru Iwatani (Namco)


Earthworm Jim, 1994, Doug TenNaple (Interplay Entertainment Corp.)


Super Mario 64, 1996, Shigeru Miyamoto (Nintendo)


Tomb Raider, 1996, Toby Guard, (Core Design)


 
The Legend of Zelda: Ocarina of Time, 1998, Shigeru Miyamoto (Nintendo)


Fable, 2004, Peter Molyneux (Lionhead Studios)


Shadow of the Colossus, 2005, Fumito Ueda, (Team Ico)


Uncharted 2: Among Thieves, 2009, Amy Hennig, (Naughty Dog)


Heavy Rain, 2010, David Cage, (Quantic Dream) 
Enviar um comentário