terça-feira, maio 31, 2011

Jogo criado por criança de 5 anos

É uma história fantástica. Um pai dedicado decidiu levar a sua filha, de 5 anos apenas, ao TOJam, um festival de criação de videojogos, de 3 dias, em Toronto. O resultado foi um jogo quase inteiramente criado por uma miúda de 5 anos.

Cassie Creighton e Ryan Henson Creighton

Sissy’s Magical Ponycorn Adventure é um jogo em Flash, com ilustração, tipografia, vozes e alguma música (harmónica) de Cassie Creighton, que conseguiu ainda desenhar um dos puzzles do jogo.


A aventura teve os seus problemas porque a própria organização estava um pouco relutante em ter uma criança de cinco anos a circular por ali a incomodar quem estivesse a trabalhar. Por outro lado poderia cansar-se rapidamente do evento e querer vir embora. Mas segundo o pai, para Cassie, estar na TOJam foi como se estivesse no dia de Natal. Depois de horas lá dentro a desenhar e a criar, ainda teve de ser o pai a obrigá-la a ir para a cama no final do primeiro dia.


Esta é uma história muito interessante porque demonstra o quão criativos e ativos nascemos, e o quão podemos aproveitar de tudo isto se tivermos as pessoas certas ao nosso lado. E isso fica bem espelhado nos escritos do pai quando diz,
In all of this, our goal as parents is to give our kids the kind of childhood we would KILL to have had. I can’t imagine how different my life would have been if i had made a real working video game with my father at age 5.
Entretanto o feito teve tanto sucesso que os organizadores do festival decidiram colocar um link direto para o jogo na entrada da página do próprio festival com a seguinte menção "Finding Ponycorns". 

Podem jogar agora.
Enviar um comentário