dezembro 18, 2022

"O Simpatizante" (2015)

"O Simpatizante" é o primeiro livro de Viet Thanh Nguyen, e conta-nos a história de um espião duplo durante a Guerra do Vietname que tanto atua pelo Vietname do Norte como pelos Estados Unidos. O personagem realiza estudos nos Estados Unidos, e mais tarde acaba sendo evacuado do Vietname para os EUA, onde continua a trabalhar como simpatizante do Norte do Vietname, mas não deixando de trabalhar como espião para ambos os lados da guerra. O livro foca-se no seu relato sobre os anos em que viveu dividido entre duas visões do mundo.

Tocou-me particularmente por todas as memórias que guardo do cinema de Hollywood sobre o Vietname, que aqui pude confrontar com todo um outro ponto de vista. A dualidade das perspetivas é intensificada porque o protagonista é colocado no lugar de agente-duplo o que permite que vejamos e discutamos ambos os lados da visão do mundo ao longo de todo o livro. Com muita sátira, mas acima de tudo uma escrita elaborada, percebe-se facilmente a razão do Pulitzer. 

Se tiverem interesse na persepctiva da guerra do Vietname a partir dos olhos dos vietnamitas, aconselho vivamente "The Best We Could Do" (2017) de Thi Bui de que já aqui falei.

Li-o no final do verão, por isso já passaram alguns meses desde que saiu o livro, o que torna difícil estender mais esta resenha, ainda assim, emocionalmente guardo muito boas memórias.


Sem comentários:

Enviar um comentário