setembro 08, 2012

"Pale Blue Dot" em animação

Carl Sagan era um homem dotado de um carisma extraordinário, o seu livro Cosmos (1980) e depois a série TV, deram a volta ao mundo levando a ciência a quem dela sempre duvidou. Terá sido o maior divulgador e evangelizador da curiosidade humana na forma de ciência. Mais entusiasmante é que a forma como nos levou a conhecer o mundo em que vivemos continua tão atual.


O trabalho que aqui trago é uma belíssima animação de Adam Winnik como projecto de fim de curso em Ilustração no Sheridan College (Canada). Winnik utilizou não só o texto mas a narração feita pelo próprio Sagan de um trecho do livro Pale Blue Dot: A Vision of the Human Future in Space (1994), a sequela de Cosmos.


O trabalho de ilustração não é dos meus preferidos, já o de animação é de excelência com uma enorme diversidade e capacidade rítmica, mantém os nossos olhos totalmente agarrados enquanto sorvemos as palavras de Sagan. À voz quente e amiga de Carl Sagan juntou o som de You're So Cool de Hans Zimmer, um trecho musical que nos reporta para o optimismo, boa disposição e aceitação. Desta forma o trabalho de Winnik ganha toda uma envolvência capaz de tocar qualquer um independente da sua cultura ou credo.


Sem comentários:

Enviar um comentário