setembro 13, 2012

a animação da ilustração

Mais uma animação de estudante brilhante chega à rede,  MicMac Lane (2012) por Eric Funk. Eric licenciou-se em Animação na Massachusetts College of Art and Design, e MicMac Lane é o seu trabalho de graduação.


Brilhante porque apresenta elevados níveis de consistência e coerência, tanto na ilustração como na animação. Começando pela ilustração, o character design é delicioso no sentido em que para além de minimal, se atreve a jogar várias vezes com o espaço negativo da forma dos personagens, o que em conjunto com arrasto dado ao traço enfatiza fortemente a sensação de dinamismo no trabalho de animação. Aliás uma das coisas que é fascinante neste trabalho, é a forma como a ilustração se põe ao serviço claro da animação.





No campo da animação supera-se, literalmente, porque pega no trabalho manufacturado de ilustração, cheio de traços que personalizam as composições, e brinca com isso de uma forma majestosa na forma, no ritmo e na velocidade. Não é apenas o movimento dos personagens no cenário, mas é o movimento de construção e desconstrução na forma dos personagens, a constante mudança entre o concreto do basquetebol e o abstracto de Miro a Pollock, que nos prende mentalmente na tentativa de decifrar passo a passo, cada um dos quadros da animação. Somos entretidos pela animação que flui de quadro para quadro, como se quase não chegasse a pousar sobre o papel. Cumpre completamente o objectivo que Funk tinha estabelecido de "capture the energy and fluidity that goes into the sport of basketball".

MicMac Lane (2012) de Eric Funk

Sem comentários:

Enviar um comentário