abril 06, 2009

La Main des Maitres

Mais uma obra-prima em formato de curta, animação, em 3d e 2d. La Main des Maitres (2008), foi realizado por três jovens autores franceses enquanto filme de fim de curso na escola École Européene Supérieure d'Animation - Georges Méliès. Os autores relizaram trabalho de forma multidisciplinar revezando-se em áreas de especificidade.


Vivien Chauvet "Looky" (21 anos) - ficou encarregue do "concept art of the project, most of the designs (characters, machines, places...), story board, light board... then characters modeling, matt paintings and 2D animation."
Adrien Toupet "Cayus" (22 anos) - tratou do "character rigging, 3D animation, and of course, the 3D VFX (cloth, particles, rigid bodies...)"
Clément Delatre (23 anos) - tratou do "texturing, surfacing, rendering, props, modeling and compositing."

Uma obra-prima porque se destaca em todos os pontos técnicos - animação, modelação de personagens, modelação de ambientes, atmosferas, partículas, texturização, rendering, mescla 2d&3d. Destaca-se ainda no plano da narrativa, são apenas 4 minutos que nos conseguem deixar presos e com várias perguntas no ar, obrigando a nossa imaginação a trabalhar em busca das respostas. 4 minutos intensos trabalhados sobre a história cliché dos revolucionários, mas mesmo assim com traços inovadores (o motor da imprensa). E finalmente destaca-se fortemente no campo artístico e estilístico conseguindo de forma muito interessante, ainda que socorrendo-se de alguma linguagem anime, fazer-nos viajar entre as cores fartas da pintura do século 18 e 19 e as sonoridades estonteantes dos blockbusters de Hollywood.





[Download em HQ (68Mb)]
[a partir de 3dWorld; CGArena; EESA]

março 30, 2009

Autonomous Agents Research Award

Manuela Veloso acaba de ganhar o prémio “Autonomous Agents Research Award”, de 2009, da ACM, mais concretamente do SIG em Artificial Intelligence (ACM/SIGART).
"The selection committee for the ACM/SIGART Autonomous Agents Research Award is pleased to announce that Prof. Manuela M. Veloso of Carnegie Mellon University is the recipient of the 2009 award. Prof. Veloso has made significant and sustained contributions to Autonomous Agents and Multiagent Systems in the areas of planning and control learning in multi-agent systems. Prof. Veloso's research is particularly noteworthy for its focus on the effective construction of teams of robot agents where cognition, perception, and action are seamlessly integrated to address planning, execution, and learning tasks. She has made significant contributions to agents in uncertain and dynamic environments, including distributed robot localization and world modeling, strategy selection in multiagent systems in the presence of adversaries, planning by analogical reuse, and more recently, robot learning from demonstration. Her research contributions have also been realized concretely in the form of teams of robot soccer playing agents that have won several international championships at the annual RoboCup robot soccer competitions. Her impact and visibility has been consistently high over the past two decades for her technical contributions, for her impressive robot teams, and for her leadership within the research community."
A professora portuguesa recebeu o grau de doutoramento, pela Universidade de Carnegie Mellon, em 1992. É bacharel em Engenharia Electrotécnica e possui o mestrado em Engenharia Electrotécnica e Informática, pelo Instituto Superior Técnico.

[a partir de CiênciaHoje, CMU, SIGART]

março 29, 2009

Arte em Manchester

Durante a curta visita para dar aulas a Manchester aproveitei para ver a exibição de "Ten Drawings by Leonardo da Vinci from the Royal Collection" na Manchester Art Gallery. Não que as minhas expectativas fossem muito elevadas, mas como é natural qualquer coisa em que génios como Leonardo tenham tocado despertam sempre a atenção. Ainda para mais no caso desta exposição específica, podemos ganhar um mais aprofundado conhecimento da obra no site da Royal Collection do que vendo os desenhos ao vivo. Isto porque estes não podem ser expostos a muita luz e como tal a legibilidade não era das melhores. Destaco aqui apenas um dos desenhos, aliás o único que me despertou verdadeiro interesse dos 10. Aliás são 12, mas são apresentados como 10, porque dois deles estão desenhados nas costas de outros dois.

A skull sectioned, Leonardo da Vinci, Itália, 1489

O que Leonardo tentou fazer neste desenho foi localizar no cérebro o ponto nevrálgico do chamado "senso comune". O chamado ponto de interface entre a mente e o mundo. Para poderem ver o trabalho em detalhe aconselho vivamente uma visita ao site da Royal Collection que fez um excelente trabalho na sua reprodução digital e na interface de acesso.

Para além desta exibição gostei de ver alguns trabalhos das galerias permanentes, nomeadamente europeus do século XVII e XVIII. Ao contrário do que acontece com os desenhos do Leonardo, alguns dos trabalhos que mais gostei não me atrevo a colocar aqui a sua imagem porque as reproduções são muito fracas, nomeadamente as pinturas de grande detalhe e de grande diversidade de cor como Work, de Ford Madox Brown, Inglaterra, 1852 ou The Chariot Race, de Alexander von Wagner, Alemanha, 1882.

Sir Thomas Aston at the Deathbed of his Wife painting, John Souch, Inglaterra, 1635

Autumn Leaves, Sir John Everett Millais, Escócia, 1856

Sappho, Charles-August Mengin, France, 1877

março 28, 2009

para reflectir

Campanha Holandesa da empresa funerária Monuta.










[NO COMMENTS]

animatório e LeoBurnett Lisbon

Aqui está mais uma criativa do Brasil, Animatório, a dar cartas no mercado internacional do motion graphics. Mais uma vez Portugal a recorrer a enorme potencial criativo brasileiro para produzir uma campanha de impacto internacional. A Animatório é uma novidade para mim, mas a colaboração com a Lobo, neste caso para o trabalho áudio, começa a entrar na normalidade da produção audiovisual portuguesa. Neste caso a LeoBurnett Lisbon que criou a nova campanha para a Amnistia Internacional.

Do ponto de vista do trabalho realizado, tanto técnico como criativo é de grande qualidade. Contudo deve ser visto em HD. É delicioso ver os rasgos de história serem desvelados a preto&branco e em profundidade. Aconselha-se vivamente o estudo pormenorizado das técnicas de animação aqui utilizadas e do modo como são encadeados os temas fazendo uso da perspectiva. Do lado criativo o clímax surge como um estrondo ensurdecedor da nossa conduta a nível global.

março 27, 2009

siftables, um nome a recordar

Fiquei sem palavras, na verdade algum do potencial aqui apresentado tinha já pensado nele embora não em forma de blocos. A verdade é que os blocos têm a enorme vantagem de serem facilmente adaptados a qualquer actividade ou ambiente. Simplesmente fantástico e é por isto que o Media Lab continua a ser a referência.

março 24, 2009

movimento do capuchinho

Tenho de concordar com o meu colega Luís Santos está excelente. O desenho é muito consistente, apesar de não ser nenhuma obra prima, a animação idem. Mas a capacidade expressiva assente no movimento e sugestão visual são de grande qualidade. Por outro lado a música ajuda a que tudo cole muito bem e se sinta a harmonia interna, já o facto de se tratar de uma história altamente familiar basta para apenas se sugerir e perceber o que se quer dizer.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.

março 23, 2009

o motion poster

Clique na imagem para ver o motion poster em formato audiovisual.

Acima podemos ver uma resposta da indústria ao texto de Clemons onde se advoga o fim da publicidade. Um novo formato de poster, o digital possibilitou a introdução de movimento num poster que se supunha até agora estático, temos assim o chamado, "motion poster".

[baseado em posts do Publicidade Digital]

março 18, 2009

SLACTIONS 2009

Research conference in the Second Life® world
Life, imagination, and work using metaverse platforms
September 24-26, 2009

The scope of Slactions

The metaverse is emerging, through the increasing use of virtual world technologies that act as platforms for end-users to create, develop, and interact, expanding the realm of human cooperation, interaction, and creativity. The conference focus is scientific research on applications and developments of these metaverse platforms: Second Life, OpenSim, Open Croquet, Activeworlds, Open Source Metaverse, Project Wonderland, and others, providing a forum for the research community to present and discuss innovative approaches, techniques, processes, and research results.


Important dates

First call deadline February 28th, 2009
Second call deadline March 31st, 2009
March 31st, 2009 Submission results provided to authors of first call papers

April 30th, 2009 Submission results provided to authors of second call papers
June 30th, 2009 Deadline for early registration
July 31st, 2009 Deadline for print-ready versions of accepted papers

September 24-26th, 2009 Conference

março 17, 2009

robôs mais humanos


Ao nivel da robótica, parece que o Uncanny Valley de Mori se começa a esbater. Repare-se na perfeição da empatia gerada pela cara do robot HRP-4C desenvolvido pelo National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST). Só ainda não percebi a questão das mãos. Da posição da coluna percebe-se porque é uma questão do balanceamento gravitacional. Muito bom.

Vejam o vídeo do robô que deverá desfilar em breve em Tóquio num desfile de moda.

março 08, 2009

construtor de mundos

Rodado num único dia e com uma pós-produção de 2 anos. Bruce Branit volta a investir numa obra, World Builder (2008), de baixos recursos capaz de ombrear tecnicamente com grandes produções. Depois do sucesso e onda de entusiasmo gerado pelo filme 405 em 2000, agora é a vez de imaginar um mundo como ponte de ligação mental. Dez minutos muito bem conseguidos e que nos fazem reflectir sobre o potencial por detrás dos modelos que vamos modelando e animando em plataformas 3d.

Todo o 3d foi criado com Lightwave, pelo meu lado, tenho andado nos últimos dias a testar o Cinema 4D, o que me deixou ainda mais propenso ao impacto do filme. Quanto ao C4D é uma ferramenta que recomendo vivamente como introdução, pela sua facilidade e velocidade de execução. Comparando com o Max, arriscar pegar numa metáfora que vi num forum, que a interface e controladores estão como de um Avião (Max) para um carro (C4D). A flexibilidade é menor, mas a facilidade e rapidez de execução compensam largamente.

Vejam então o filme de Bruce Branit, que retrata: "A strange man builds a world using holographic tools for the woman he loves."



[a partir de Publicidade Digital]

Jogo português para PS3

A Seed Studios que já no ano passado nos tinha oferecido Toy Shop para a Nintendo DS, apresenta-nos agora e em fase bem avançada o primeiro videojogo português desenvolvido para correr na consola Playstation 3. Desde o início de Fevereiro que a Seed disponibiliza um diário online sobre o estado de desenvolvimento e que vale a pena acompanhar de perto. Que tipo de jogo será então o primeiro videojogo nacional para a PS3? Aqui ficam alguns detalhes revelados pela própria Seed.
Under Siege is an “action strategy” game where you command a
small group of heroes facing a massive invading army.

* Explore swamps, forests and deserts in the single player campaign
* Competitive and cooperative multiplayer modes
* Support for user generated content through the integrated level
editor
Mais fascinante que tudo são os screenshots que vêm sendo revelados pelo diário do jogo, e que aqui vos deixo. Esperamos continuar a ver mais material nos próximos meses, e esperamos ansiosamente pelo Outono de 2009, altura prevista de lançamento do jogo.

março 03, 2009

ICIDS 2009 - Second International Conference on Interactive Digital Storytelling

09 - 11 December 2009, Guimarães, Portugal

The ICIDS is internationally the most important conference on interactive digital storytelling. It is the merging of the two European conferences TIDSE (“Technologies for Interactive Digital Storytelling”) and ICVS (“Virtual Storytelling – Using Virtual Reality Technologies for Storytelling”). The TIDSE had its venues and organization traditionally in Germany, and ICVS in France. ICIDS has no longer such geographic limitations, and will ocurr for the first time in Portugal.

Important Dates

June 20th, 2009
Submission deadline
August 20th, 2009 Authors notification
September 10th, 2009 Print-ready version
December 9-11th, 2009 Conference
Student volunteers*Applications from June 2009 on


Enjoy the teaser below, made by João Martinho, and have a look at the website for more information.

dragões e corvos no fumo

Campanha realizada para Associação de Prevenção e Educação do Tabaco do Estado do Colorado (STEPP). Muito boa ao nível do motion aplicado à câmara e aos corvos e dragões, assim como a iluminação que é uma delícia. Melhor ainda ao nível do conteúdo, é impossível ficar indiferente à mensagem. A visualização das partículas microscópicas, agentes nocivos e cancerígenos, aqui transformados em dragões e corvos, é brilhante.





[Ravens in MP4]
[Dragons in MP4]

março 02, 2009

curtas e a técnica

Acabo de descobrir a curta metragem de Alex Lora, (en)terrados (2008), e fiquei impressionado com a qualidade técnica. Digna de qualquer grande produção francesa, espanhola ou até americana. Inicialmente ainda pensei que se tratasse de película, mas afinal é HD com adaptador de objectiva. A montagem, enquadramento, iluminação, direcção de actores, cenários são muito bons para uma curta. O que me pareceu mais fraco foi mesmo o argumento, não a ideia, mas a sua adaptação e encenação, não me convenceu por completo.
Alex Lora está a fazer o seu Doutoramento em Comunicação sobre o trabalho de um dos mais inspirados realizadores espanhóis, Julio Medem, intitulado "La construcción de la autoría en el cine de Julio Medem".

"The year is 2010. There's no chance to find a flat on the entire town. Three characters will try to find an alternative place to rest."



(en)terrados, Alex Lora, 2008

março 01, 2009

o melhor do FLASH

Os 20 melhores trabalhos de sempre realizados na plataforma Flash pela revista .net. Fiquei nostálgico ao rever Eye4U, aqui na lista em 8º lugar. É sem dúvida um clássico, e ver isto em 98 na web, através de um modem 56Kb, foi um impacto tremendo, uma sensação de maravilhamento (já passaram 10 anos, impressionante). Eye4U foi o reconhecimento do poder dinâmico do flash da possibilidade de fazer uso de todo o browser sem preocupação com a resolução do ecrã, do uso de música com sentido visual e qualidade superior ao mero midi, muito em voga no html. Foi com este exemplo que o Flash se consagrou por completo e se afirmou como uma necessidade na criação diâmica para a web.
"When the first version of Flash was launched in 1996, little did we know how it would revolutionise website design over the ensuing decade. The FWA’s Rob Ford counts down the Top 20 Flash sites of all time."
20: Nike Air (2006)
Claim to fame: Pioneering user-generated motion effects.

19: Mono*crafts (1999)
Claim to fame: The experimental master inspired a community.

18: Saab Animal Vision(2005)
Claim to fame: The combination of video and atmosphere made for a winning campaign.

17: NRG.be(1998)
Claim to fame: One of the first examples of shape tweening, this laid strong foundations for the web we know today.

16: Comcastic!(2005)
Claim to fame: Using a mobile phone to play with a puppet.

15: PDK(2004)
Claim to fame: Animation allows corporate to be cool.

14: Philips Bodygroom (2006)
Claim to fame: Site of the year... for your genitals?

13: Red Universe (2007)
Claim to fame: A live chat community with a twist.

12: tokyoplastic (2003)
Claim to fame: Proving that personality wins through.

11: Leo Burnett Canada (2005)
Claim to fame: One of the best agency sites of all time.

10: Audi R8 (2006)
Claim to fame: High quality 3D video with incredible results.

9: Neostream (2002)
Claim to fame: Using a mascot to full potential.

8: EYE4U (1998)
Claim to fame: A classic example of what Flash used to be.

7: Who’s We Studios (2002)
Claim to fame: The power of attitude and humour.

6: Full Throttle (1999)
Claim to fame: Still standing the test of time.

5: Get The Glass! (2007)
Claim to fame: Taking production levels to new heights.

4: Advanced Studios v3 “Expansions”(2001)
Claim to fame: The most copied website ever.

3: Gabocorp (1996)
Claim to fame: This is where it all started.

2: Road Runner (2003)
Claim to fame: Proving how Flash can handle content.

1: Vodafone Future Vision (2003)
Claim to fame: The best Flash site ever!

fevereiro 27, 2009

twitter explicado visualmente

Mais uma maravilha audiovisual sem recurso a grandes produções ou orçamentos produzido pela commoncraft. É impressionante como com recursos tão simples e de forma muito fluída conseguem comunicar a ideia por detrás da ferramenta Twitter. Claro que o tema se presta a tal, mas o modo como se apresenta o novo elemento no filme dá-lhe toda uma outra dimensão capaz de a encaixar no stream de eventos do quotidiano de uma forma perfeitamente natural. Vejam por favor.

fevereiro 22, 2009

o seguidismo


Foram divulgados no passado dia 19 Fevereiro os Oscars dos jogos digitais, os prémios da ACADEMY OF INTERACTIVE ARTS & SCIENCES. Com 10 nomeações, LittleBigPlanet apresenta-se como a referência incontornável de 2008, tendo conseguido 8 das 10, incluindo o troféu para Overall Game of the Year.
De reparar na lista de nomeados que esta indústria apesar de apresentar uma diversidade imensa, quando toca a este género de festivais, sofre exactamente do mesmo problema que sofre a academia de cinema de Hollywood, um olhar fortemente egocêntrico e viciado. Se não compare-se as nomeações de 2009. Para Hollywood, os filmes apresentados na categoria de:

BEST PICTURE
  • The Curious Case of Benjamin Button
  • Frost/Nixon
  • Milk
  • The Reader
  • Slumdog Millionaire
E agora dê-se uma vista de olhos em algumas das categorias principais de nomeados: DIRECTING; LEADING ACTOR; FILM EDITING. Isto é algo que deveria deixar a academia de Hollywood embaraçada. Das três, uma: ou não há talento, ou passa-se algo por debaixo das mesas; ou então a que me parece mais provável, a falta de espírito crítico das cerca de 4000 individualidades que compõem o juri jogam tudo no "carneirismo".
E agora do lado da indústria dos jogos digitais veja-se que tivemos os seguintes títulos nomeados para :

OVERALL GAME OF THE YEAR
  • Fallout 3
  • Grand Theft Auto IV
  • Left 4 Dead
  • LittleBigPlanet
  • Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
E veja-se agora os nomeados das seguintes categorias: Console Game of the Year; Outstanding Achievement in Game Direction. É deveras impressionante, e gostava que alguém de cada uma destas academias viesse a terreiro explicar uma tão vergonhosa circunscrição artística, uma delimitação artificial que cria a impressão de que o mundo é representável por um punhado de ideias.


Little Big Planet (2008)

Abaixo fica a listagem de todos os prémios da AIAS de 2009.

12th Annual Interactive Achievement Awards
anunciado a 19.02.2009

Family Game of the Year: LittleBigPlanet
Strategy/Simulation Game of the Year: Command & Conquer: Red Alert 3
Outstanding Achievement in Animation: Prince of Persia
Outstanding Achievement in Art Direction:
LittleBigPlanet
Outstanding Achievement in Visual Engineering: LittleBigPlanet
Outstanding Achievement in Gameplay Engineering: Spore
Outstanding Character Performance: LittleBigPlanet - Sackboy
Outstanding Achievement in Story - Adapted Material: Star Wars: The Force Unleashed
Outstanding Achievement in Story - Original
: Fallout 3
Role Playing Game of the Year: Fallout 3
Outstanding Innovation in Gaming: LittleBigPlanet
Outstanding Achievement in Original Music Composition: Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Outstanding Achievement in Soundtrack: Rock Band 2
Outstanding Achievement in Sound Design: Dead Space
Computer Game of the Year: Left 4 Dead
Adventure Game of the Year: Mirror’s Edge
Massively Multiplayer Game of the Year: World of Warcraft: Wrath of the Lich King
Sports Game of the Year
: NHL 09
Racing Game of the Year
: Burnout Paradise
Fighting Game of the Year: Super Smash Bros. Brawl
Outstanding Achievement in Online Gameplay: Left 4 Dead
Action Game of the Year: Dead Space
Handheld Game of the Year: God of War: Chains of Olympus
Cellphone Game of the Year: Spore Origins
Casual Game of the Year
: Braid
Outstanding Achievement in Game Design: World of Goo
Outstanding Achievement in Game Direction: LittleBigPlanet
Console Game of the Year: LittleBigPlanet
Overall Game of the Year: LittleBigPlanet

fevereiro 19, 2009

trailers de jogos

E já agora ficam aqui dois belíssimos trailers que apesar de usarem uma linguagem fílmica, conseguem oferecer algo pertencente unicamente à linguagem dos jogos. Esse algo está relacionado essencialmente com a mostra do comportamento e movimentos do personagem controlado pelo utilizador que por aí poderá sentir algo daquilo que irá encontrar no jogo.


Prince of Persia - TGS (2008)



Tomb Raider Underworld (2008)

cinematic trailer

Chamar a isto jogo, começa a parecer estranho. Quem vir este trailer só pode pensar estar perante a saída de um novo filme e não de um novo jogo. Impressionante graficamente, mas será que é por aqui o caminho...

fevereiro 14, 2009

o tempo e a falta dele

O recente artigo de Chris Hardwick na Wired, Diary of a Self-Help Dropout: Flirting With the 4-Hour Workweek fez-me repescar um texto que tinha ideia de escrever para aqui, mas que fui deixando de lado, sobre o mundo recheado de conteúdos que se amontoam e nos roubam tempo para viver.

Saber que o tempo que se passa em contacto com os conteúdos raramente pode ser considerado trabalho uma vez que do ponto de vista produtivo o resultado é nulo, contudo não pode existir trabalho no seu encalço sem a realização desta tarefa menos nobre que pressupõe: ver, ouvir, ler, jogar e interagir. Assim vejamos o que é necessário para que possamos prosseguir uma carreira académica na área do entretenimento digital e media interactivos, tendo em conta um dia com 24 horas.

um dia, 24 horas
  • VER - Cinema - 105m
  • VER - Séries TV - 60m
  • JOGAR - Jogos Digitais - 60m
  • INTERAGIR - Conteúdos Online - 45 m
  • INTERAGIR - Novos Softwares - 30 m
  • LER - Literatura Ficção - 60m
  • LER - Literatura Técnica - 45m
  • LER - Jornais e revistas - 45m
  • LER - Papers - 45m
  • OUVIR - Música - 15 min (e enquanto outras tarefas)
Dá um total de 8h30, ou seja, poderia ser um normal dia de trabalho. No entanto depois é ainda necessário organizar ideias, entranhar e reflectir para poder criar, escrever, desenhar e só depois então começar a produzir algo.
  • PENSAR - Reflectir - 30m
  • ESCREVER - Ideias - 15m
  • DESENHAR - Esboços - 15m
  • PRODUZIR - Gestão/Organização - 15m
  • PRODUZIR - Programação de computadores - 60m
  • PRODUZIR - Composição/Desenho digital - 60m
  • PRODUZIR - Papers - 15m
Mais umas 3h30, o que perfaz um total diário de cerca de 12h00. Mas aqui não incluímos ainda nada do que é o chamado "trabalho real" diário e que passa por dar aulas, preparar materiais para as aulas, atender alunos, orientar mestrandos, realizar tarefas administrativas, preparar e dar palestras, preparar e apresentar comunicações, preparar projectos, lançar novas ideias. O que por si só deveria perfazer 35horas semanais, ou melhor 7 horas diárias. Perfazendo um total de 19h00.

"Some days I'm just overwhelmed by everything on my to-do list" Chris Hardwick

Mas ainda temos a família, a mulher que quer ser ouvida, os filhos que vão e vêem do infantário, que querem interagir, brincar, falar, mudar fraldas e contar histórias. Para acompanhar temos ainda as compras de casa, os tempos para almoçar e jantar, a manutenção da habitação e dos transportes, as contas da casa, as interacções com o banco, os seguros, e as empresas que prestam serviços. Para isto, nada menos do que 5 horas diárias, e ficamos com uma soma de 24h00.

Até parece que afinal apesar de parecer um pouco cansativo e até talvez esgotante é bem possível. Só nos esquecemos foi do tempo para dormir. Pois, é que no meio de tudo isto ainda temos de arranjar tempo para dormir. Será então isto possível.

fevereiro 09, 2009

Uminho no topo

UMinho fica no lugar 300 da maior listagem de rankings alguma vez realizada a nível mundial com 16,000 instituições de ensino superior. O estudo foi realizado pela Webometrics. Antes da UM só a UP que ficou em 271.

O TOP5 do ranking é constituído pelos suspeitos do costume:

1. Massachusetts Institute of Technology
2. Stanford University
3. Harvard University
4. University of California Berkeley
5. Cornell University

E o ranking de instituições portuguesas presentes no TOP500 é o que se pode ver aqui abaixo ou na listagem completa.

271. Universidade do Porto
300. Universidade do Minho
374. Universidade Técnica de Lisboa
378. Universidade de Coimbra
479. Universidade de Lisboa

[a partir de CiênciaHoje]

arte interactiva na PS3

A arte interactiva parece querer tomar conta dos novos universos digitais criados pelas consolas de última geração. Linger in Shadows parece ser o mote de partida para novas experiências lúdicas ainda, mas cada vez mais estéticas.
Linger in Shadows is not a game, but rather an experiment into the realm of interactive digital art. Created by a collective of talented artists based in Poland known as Plastic, Linger in Shadows delivers cutting-edge graphics technology and is the first demoscene project to ever hit a home console. Bringing this underground digital art culture exclusively to the PlayStation®Network, it delivers a truly unique journey that will challenge and entertain you, and change the way you think about games and art forever.



Fica aqui também um pequeno tutorial de Maya do colectivo Plastic sobre a realização do videojogo.

fevereiro 01, 2009

história audiovisual

Numa passagem pelo Internet Archive entretive-me a ver as novidades de Moving Images e fiquei estupefacto com a quantidade de obras primas que já por ali se podem ver na integralidade e de graça por pertencerem ao Domínio Público. Claro que nem tudo são rosas, as cópias que aqui vemos foram feitas a partir de películas antigas mal conservadas e por processos de conversão vídeo algo duvidosos. Nos últimos anos e devido ao impulso dado pelo aparecimento dos formatos Laser Disc e DVD todos estes filmes foram restaurados para poderem ser vistos e revistos com a qualidade original. O problema é que as obras restauradas não pertencem ao dominio público, podendo apenas ser disponibilizadas em regime aberto cópias das versões não-restauradas. Pode parecer de somenos importância, mas ver Metropolis na sua cópia restaurada é uma experiência completamente nova que assume todo um deslumbramento estético impossível nas versões envelhecidas.

No meio dessas obras encontrei um documento raro, Nazi Concentration Camps (1945), por mim nunca visto, sobre os campos de concentração Nazis. São 59 minutos construídos a partir de colagens de vários pequenos filmes da altura em que os Aliados entraram nos vários campos de concentração Nazis. Opto por o expor aqui porque não sendo um documento de ficção é um documento audiovisual de uma força extraordinária. Graficamente violento, violento não no seu sentido visual convencionado do sangue e afins mas antes no poder conotacional despoletado pelo facto de se tratar de imagem real. Algo a ver com reservas pelos mais sensíveis, contudo obrigatório. Não foi assim há tanto tempo e se nos lembrarmos que tudo isto surge com uma grande depressão económica... E já agora e para desanuviar o peso das imagens do Holocausto vejam a animação, Make Mine Freedom (1948), de John Sutherland sobre as vantagens do Capitalismo sobre o Comunismo



E para contrabalançar fica aqui a visão oposta "The Communist Manifesto illustrated by Cartoons".



Como alguém diz num comment no YouTube: "If the history of the past two centuries has taught us anything, it is that neither socialism nor capitalism work if taken to extremes."

Não tendo tido tempo para pesquisar tudo, deixo aqui uma lista de apenas algumas obras obrigatórias da história do cinema disponíveis no Internet Archive entre muitas outras.

Le voyage dans la lune de Georges Melies (1902)
The Birth of a Nation de D.W. Griffith (1915)
Das Kabinett des Doktor Caligari de Robert Wiene (1919)
The Kid de Charles Chaplin (1921)
Nosferatu de Fritz Lang (1922)
Haxan de Benjamin Christensen (1922)
Metropolis de Fritz Lang (1927)
M de Fritz Lang (1931)
The Man Who Knew Too Much de Alfred Hitchcock (1934)
The 39 Steps de Alfred Hitchcock (1935)
Triumph of the Will de Leni Riefenstahl (1935)
The Gold Rush de Charles Chaplin (1942)
Shadow of a Doubt de Alfred Hitchcock (1943)
The Stranger de Orson Welles (1946)
The Little Shop Of Horrors de Roger Corman (1960)

janeiro 24, 2009

50 livros sobre videojogos

Listagem realizada pela EDGE sobre os 50 livros que todos deveriam ter na industria do desenvolvimento.


THEORY
Trigger Happy: The Inner Life of Videogames, by Steven Poole
Flow: The Psychology of Optimal Experience, by Mihalyi Csikszentmihalyi
Rules of Play, by Katie Salen and Eric Zimmerman
Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds, by Jesper Juul
Unit Operations: An Approach to Videogame Criticism, by Ian Bogost

DESIGN PRACTICE
Fundamentals of Game Design, by Ernest Adams and Andrew Rollings
21st Century Game Design, by Chris Bateman and Richard Boon
Gender-Inclusive Game Design, by Sheri Graner Ray
A Theory of Fun for Game Design, by Raph Koster
Balance of Power: International Politics as the Ultimate Global Game, by Chris Crawford
Digital Game-Based Learning, by Marc Prensky

WRITING
Game Writing: Narrative Skills for Videogames, edited by Chris Bateman

GRAPHIC DESIGN
Creating the Art of the Game, by Matthew Omernick
The Visual Display of Quantitative Information, Visual Explanations and Envisioning Information, all by Edward Tufte
Pause and Effect: The Art of Interactive Narrative, by Mark Stephen Meadows

MUSIC AND AUDIO
The Fat Man on Game Audio: Tasty Morsels of Sonic Goodness, by George Alastair 'The Fat Man' Sanger

ONLINE GAMES AND COMMUNITY
Developing Online Games: An Insider’s Guide, by Jessica Mulligan and Bridgette Petrovsky
Designing Virtual Worlds, by Richard Bartle
Community Building on the Web: Secret Strategies for Successful Online Communities, by Amy Jo Kim

THE HISTORY OF GAMES
The Oxford History of Board Games, by David Parlett
The Ultimate History of Video Games, by Steven L. Kent
Supercade: A Visual History of the Videogame Age 1971 - 1984, by Van Burnham

SOCIOLOGY
Joystick Nation, by J.C. Herz
Killing Monsters: Why Children Need Fantasy, Super Heroes, and Make-Believe Violence, by Gerard Jones
What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy, by James Paul Gee
Everything Bad Is Good for You, by Steven Johnson
From Barbie to Mortal Kombat: Gender and Computer Games, edited by Justine Cassell and Henry Jenkins
Pikachu's Global Adventure: The Rise and Fall of Pokémon, edited by Joseph Tobin

PEOPLE, PROJECTS AND BUSINESSES
The Mythical Man-Month: Essays on Software Engineering, by Frederick P. Brooks
Peopleware: Productive Projects and Teams, 2nd edition by Tom Demarco and Timothy Lister
Postmortems from Game Developer, edited by Austin Grossman
Game Over, Press Start to Continue, by David Sheff, with new material by Andy Eddy
Masters of Doom, by David Kushner
Smartbomb: The Quest for Art, Entertainment, and Big Bucks in the Videogame Revolution by Heather Chaplin and Aaron Ruby
he Xbox 360 Uncloaked by Dean Takahashi

OTHER MEDIA AND USEFUL DISCIPLINES
Understanding Comics, by Scott McCloud
Story: Substance, Structure, Style, and the Principles of Screenwriting, by Robert McKee
A Pattern Language, by Christopher Alexander et al
The Design of Everyday Things, by Donald Norman

DEEP BACKGROUND
Homo Ludens, by Johan Huizinga
Man, Play, and Games, by Roger Caillois
The Ambiguity of Play, by Brian Sutton-Smith
Understanding Media: The Extensions of Man, by Marshall McLuhan

INSPIRATIONS
The Lord of the Rings, by J.R.R. Tolkien
Dungeons & Dragons Player’s Handbook, by various authors
Star Trek, originated by Gene Roddenberry
The Hunt for Red October, by Tom Clancy
Watchmen, by Alan Moore and Dave Gibbons
The Hero with a Thousand Faces, by Joseph Campbell
Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace, by Janet H. Murray

humanidades e as ciências da computação

Computers should not be black boxes but rather understood as engines for creating powerful and persuasive models of the world around us. The world around us (and inside us) is something we in the humanities have been interested in for a very long time. I believe that, increasingly, an appreciation of how complex ideas can be imagined and expressed as a set of formal procedures — rules, models, algorithms — in the virtual space of a computer will be an essential element of a humanities education. Our students will need to become more at ease reading (and writing) back and forth across the boundaries between natural and artificial languages. Such an education is essential if we are to cultivate critically informed citizens — not just because computers offer new worlds to explore, but because they offer endless vistas in which to see our own world reflected.
por Matthew Kirschenbaum que é Professor Associado de Inglês do Maryland Institute for Technology in the Humanities na University of Maryland.

janeiro 23, 2009

videojogos sem crise

Apesar da crise os videojogos bateram todos os recordes em 2008. Conjuntamente hardware e software totalizaram 21,33 mil milhões de doláres nos EUA apenas, ou seja mais 19% do que em 2007, segundo relatório da NPD Group.

Aqui fica a lista dos 10 jogos mais vendidos nos EUA em 2008.

1. Wii Play w/ remote - Wii – Nintendo – 5.28 million
2. Mario Kart Wii w/ wheel – Wii – Nintendo – 5.00 million
3. Wii Fit w/ balance board – Wii – Nintendo – 4.53 million
4. Super Smash Bros. Brawl - Wii – Nintendo – 4.17 million
5. Grand Theft Auto IV - Xbox 360 – Take-Two – 3.29 million
6. Call of Duty: World at War - Xbox 360 – Activision – 2.75 million
7. Gears of War 2 - Xbox 360 – Microsoft – 2.31 million
8. Grand Theft Auto IV - PS3 – Take-Two – 1.89 million
9. Madden NFL '09 - Xbox 360 – Electronic Arts – 1.87 million
10. Mario Kart - DS – Nintendo – 1.65 million

A análise da lista demonstra a esmagadora força da Nintendo, nomeadamente do conceito Wii, evidenciando que afinal abrir o espectro de audiências compensa. Os 4 primeiros lugares são da Nintendo o que é deveras impressionante e a PS3 claramente a perder influência com apenas um jogo na lista.

[a partir de Wral.com]

Jobs #19

Senior Lecturer in Special Effects – Senior Lecturer

School of Games Computing & Creative Technologies

Ref: CCA036AC

The University of Bolton’s degrees in Special Effects Development have proved extremely popular and we are now looking for an individual to join this cross-disciplinary team.

You should ideally have a reputation for developing cutting-edge visual effects using 3D CGI tools (ideally Autodesk Maya and/or 3DS Max) as well as experience in the related fields of compositing and video/film (pre and post production). Industrial experience is essential as you will be expected to mentor students through the production workflow mirroring good practice as much as possible.

The ideal candidate will possess an Honours Degree with industry related practical skills in this area and be ready to contribute to industrial groups in the sector as part of our “Professional University” model. You should be capable of developing and maintaining links with industry as well as raising the profile of the course and the School, nationally and internationally.

The School of Games Computing and Creative Technologies has a history of developing successful courses in the area of Creative Technologies. We are an innovative school and we are looking for the right candidate to help us continue developing.

The School is committed to providing a supportive environment for its staff to enable them to achieve their career aspirations and make a positive contribution to the ongoing development of the University, by offering excellent staff development opportunities.

In addition the successful candidate can expect to benefit from generous leave entitlement of 35 days per annum, plus bank holidays. There is the opportunity to join the Teachers’ Pension scheme. The University promotes well-being initiatives and staff can participate in child-care voucher and eye-care schemes. Subsidised sport facilities are available on site.

Candidates invited for interview will be required to bring along documentary evidence (originals required) of right to work in the United Kingdom, and Award Certificates for verification.

Please note that this appointment is subject to Criminal Records Bureau (CRB) Enhanced Disclosure.

Salary in the range of £32, 238 - £41,409 per annum.

Completed Academic Application Form (available from http://www.bolton.ac.uk/POD/Personnel/A-ZDownloadableForms/Home.aspx) should be returned to the Personnel Office, The University of Bolton, Deane Campus, Deane Road, Bolton BL3 5AB by February 2nd 2009. Interviews will be held at the University. For further information please contact Dr Rachel McLean. r.mclean@bolton.ac.uk

Jobs #18

Assistant Professor, New Media Studies

The Department of Global Communications at The American University of Paris invites applications for a permanent position at the rank of Assistant Professor to begin August 1st, 2009. The department seeks candidates with expertise in new media as well as to teach other more general communications and media courses (such as communication research methods, media globalization, history of communications, PR, political economy of media). Candidates' research and teaching should demonstrate global and cross-cultural understanding. The successful candidate will combine a commitment to scholarship, excellence in teaching, and university service. Candidates should have completed their doctorate at the time of appointment. Fluency in French as well as other languages is an advantage. If a successful candidate does not have the right to work in France, AUP will apply for the appropriate visa. Family relocation, however, depends on French immigration law.

Located in central Paris, The American University of Paris offers an international and multicultural educational environment in the liberal arts tradition, offering both BA and MA programs in Global Communications, taught in English. The department specializes in the international and comparative study of media, communication and culture.

Interested candidates are asked to send applications, to include a brief cover letter, statement of research interests, one writing sample, curriculum vitae, evidence of teaching effectiveness, and three letters of reference by post to Dr. Justin McGuinness, Chair of the Search Committee, Department of Global Communications, The American University of Paris, 6 rue du Colonel Combes, 75007 Paris, France. Any questions regarding the post are to be sent to comsearch@aup.fr. Applications will be considered immediately and until March 7th, 2009.

janeiro 17, 2009

imaginação e o céu

Uma clara visão francesa realizada por Yoann Lemoine percorre a estética visual e o ritmo sonoro deste anúncio realizado para o canal Tiji (canal cabo para crianças francês), contudo nem é isso que me leva a colocar o anuncio/filme aqui é antes de mais o frisson provocado pela descoberta do propósito (climax) tendo em conta o personagem. Em uma palavra, delicioso.



Para onde vão os balões quando se nos escapam da mão e voam para o céu?


[Versão HD]
[a partir de No Fat clips]

janeiro 16, 2009

alongando o storytelling

"As filmed advertising changes into longer forms (brought to you, of course, by the Internet) it will be interesting to see how storytelling will change and who specifically (creatives and directors) will rise to the top. It’s tough to break free of more than fifty years of intuition and the reduction of stories into a mere thirty seconds." Barbarian blog [12.2008]
A tendência está aí e como o texto nos diz graças à web. Será esta uma tendência para ficar? Os custos de produção são bastante mais elevados e demorados, mas não tenhamos dúvidas quanto à capacidade para gerar retenção na memória. O processo de contar histórias (storytelling) continua a ser o meio mais eficaz de o fazer e claramente que a publicidade só terá a ganhar em fazê-lo. Veja-se o anúncio de 4m44s da Saatchi.

janeiro 15, 2009

Obama hiperreal

Existe algo de extraordinário do ponto de vista do fluxo mediático no que toca à pessoa Barack Hussein Obama. Não me interessa aqui deambular sobre as suas capacidades intelectuais, sobre a cor da sua pele, sobre as suas origens ou mesmo o seu emprego nos próximos anos mas antes o modo como se criou e se alimenta num contínuo crescendo a personagem, Obama, numa história que é a chamada realidade social actual. Não espero com este post apresentar um trabalho aprofundado sobre a real dimensão daquilo que aqui me trás, mas espero levantar apenas ponta de um véu, que não espero mas acredito poder vir a ser tema de várias dissertações de doutoramento nos próximos tempos. A personagem, enquanto tal, é riquíssima, carregada de detalhe, expressão, conteúdo e ao mesmo tempo marcada por uma evolução progressiva como se quer de qualquer personagem bem delineada.

O auge do design está estampado num filme de 30 minutos lançado a uma semana do dia das eleições. Não pelo tão badalado custo de transmissão (cerca de 6 milhões, 1 milhão por cada canal) até porque o filme foi com certeza mais caro do que isso, mas pela enormidade da sua duração. Apelidado de infomercial, uma combinação entre a publicidade e o documentário, é contudo um filme de carácter político apresentado no seio de uma campanha em horário nobre, em quase todos os canais de nivel nacional americanos e pago para aí aparecer. Todos estes ingredientes diriam que 30 minutos é demasiado e insustentável, qualquer especialista em audiovisual diria que o produto se tornaria intolerável para os espectadores. Ora a verdade é que não vimos isso acontecer, não houve qualquer relato sobre essa intolerância ou mesmo sobre enfado ou aborrecimento no seu visionamento. Isso quererá dizer-nos que não estivemos verdadeiramente a assistir a um filme de campanha política, a um filme publicitário, à venda de um produto mas estivemos antes a assistir a um filme tecnicamente capaz e estruturado para gratificar o tempo nele despendido.

Gratificar é palavra de ordem da máquina de entretenimento. Não existe entretenimento sem recompensa ou gratificação. Quando a grande massa vai ao cinema, este não precisa apenas de compensar os 5 euros do bilhete mas precisa de compensar algo mais precioso que isso, o tempo nele investido. E se vamos investir 30 minutos é bom que valha a pena que seja compensador, qualquer outra hipótese leva à frustração e por consequência o afastamento natural do público-alvo. Não entro na sua desconstrução aqui porque seria um trabalho demasiado pesado e detalhado para um blog.

Outros alicerces do personagem, não só deste mas também do republicano, assentaram nos comics. Um media tido como menos nobre dado o seu carácter etário e minoritário, foi utilizado como veículo de grande eficácia para esta campanha com um nível técnico e estético ao nível do infomercial acima referido capaz de ombrear com o nível dos comics Marvel/DC. De tal forma foi frutífera essa entrada que temos agora um número do personagem ficcional de Homem-Aranha (Amazing Spider-Man #583) a cruzar-se com o personagem, não menos ficcional olhando o estado de coisas, de Obama.


Falta claro falar sobre o facto de todo o sistema ter sido montado com recurso a uma base tecnológica na internet que serviu no interesse de potenciar, agregando e dando-lhe coerência e unidade, a todas as mensagens passadas por via de outros media. Nunca a Web 2.0 fez tanto sentido.
Talvez mais o que mais me impressiona em tudo isto é que tendo em conta o factor, fenómeno, se esperasse que isto pudesse abrandar, contudo não é isso que está acontecer. O personagem está aí para funcionar já não como tal, mas como símbolo. Obama é hoje parte de uma hiperrealidade baudrillardiana sustentada pela sua própria máquina que entretanto, há já bastante tempo, deixou de ter um controlo completo sobre o desenrolar dessa mesma realidade simulada, para fazer parte de um discurso maior metanarrativo fonte de todo um aparelho social ideológico.

Veja-se agora o caso da manobra da Ikea, numa campanha apelidada "Embrace Change 09", que promete ajudar ao design da Sala oval com recurso a simuladores 3d com imobiliário Ikea.

Ou veja-se ainda uma exposição no Museu Nacional de Imprensa a estampar as capas de jornais e revistas de todo o mundo, agregando num só momento toda a capacidade icónica, suportada pela admiração da imprensa planetária, elevando o homem a uma condição messiânica onde o personagem e o símbolo são já meras etapas de desenvolvimento embrionário de um novo real.

janeiro 13, 2009

Claude Berri (1934-2009)

Claude Berri deixa-nos depois de uma das mais prolíficas carreiras cinematográficas do século passado. Resta-nos um espólio para ver e rever e acima de tudo sentir, sentir muito. Berri não foi um dos autores acariciados pelos Cahiers nas vagas dos chamados Autores mas nem por isso se lhe deve menos no que toca à história do cinema francês e mundial. Dois épicos sociais, apenas, serviriam para classificar todo o seu esplendor enquanto visionário do cinema e acima de tudo do saber contar histórias visualmente, falo de Jean de Florette (1986) e Manon des Sources (1986). Aliás, bem cedo na sua carreira, em 1965, Claude Berri, recebia o Oscar para a melhor curta de ficção em Hollywood com Le Poulet (1962).

É no entanto enquanto produtor que Berri mais trabalhou e por isso mesmo nem sempre o seu trabalho obteve a visibilidade que pode obter um actor nos EUA ou um realizador na Europa. Contudo foi com ele que Gainsbourgh conseguiu realizar o seu Je t'aime moi non plus (1976); que Polanski conseguiu dar vida ao clássico Tess (1979); que Annaud pôde filmar L'Ours (1988) e L'Ammant (1992); que Berri pôs em cena Os Maias francês Germinal (1993); que Chéreau conseguiu uma proeza técnica e estética de contornos épicos La Reine Margot (1994); que Schlöndorff dirigiu The Ogre (1996). E já agora não podemos deixar de lembrar o primeiro filme da série Astérix et Obélix contre César (1999) realizado por Zidi.

janeiro 11, 2009

prevenção interactiva

O Departamento de Transportes do Reino Unido acaba de lançar uma deliciosa campanha de prevenção rodoviária para crianças intitulada Tales of the Road. Seguindo uma via pouco ortodoxa utiliza uma estética adulta, o género terror, para gerar impacto junto das crianças. Os filmes são superiores aos jogos apresentados no site porque não só a sua componente técnica é de elevada qualidade como a componente estética está mais equilibrada e coerente. No caso da primeira abordagem "Make Me Cross" do ponto de vista lúdico não houve qualquer tentativa para adaptar o gameplay à aprendizagem fazendo um uso ridículo da slot machine que não se encaixa de forma nenhuma no contexto. A olhar para o jogo o que ele comunica não é a ligação que eles quiseram estabelecer entre conseguir os 3 "certos" e o "Stop, Look and Listen" mas é, e porque o objecto visual escolhido (slot machine) assim se expressa, que atravessar uma estrada é um acto que depende da sorte. Este é apenas mais um dos exemplos a demonstrar a capacidade criativa publicitária e em simultâneo da ausência de investimento sério no modelo interactivo. Não deixo contudo de louvar a campanha que me parece muito interessante e de notar a aposta realizada no media da internet nomeadamente por via dos filmes e extras (veja-se a moldura que adorna o filme abaixo) que são preparadas para facilmente serem embebidos em qualquer blog e assim potenciar o efeito viral.

janeiro 05, 2009

emoção nascente

Acaba de ser publicado no The Journal of Personality and Social Psychology, Vol. 96, No.1; January, 2009 o artigo Spontaneous Facial Expressions of Emotion in Congenitally and Non-Congenitally Blind Individuals da autoria de David Matsumoto da San Francisco State University Psychology e Bob Willingham do Center for Psychological Studies.
Matsumoto e Willingham compararam expressões faciais de atletas sem e com visão nos Olímpicos de Verão e Paralimpicos de 2004. Foram capturadas e analisadas mais de 4800 imagens de atletas de 23 países diferentes. Os resultados são descritos da seguinte forma:
"There were no differences between congenitally blind, noncongenitally blind, and sighted athletes, either on the level of individual facial actions or in facial emotion configurations. Blind athletes did produce more overall facial activity, but these were isolated to head and eye movements. The blind athletes’ expressions differentiated whether they had won or lost a medal match at 3 different points in time, and there were no cultural differences in expression. These findings provide compelling evidence that the production of spontaneous facial expressions of emotion is not dependent on observational learning."
Isto sugere muito claramente que a existência de algo genético está na origem das expressões faciais de emoção. Estes resultados não são propriamente revolucionários para a ciência das emoções, mas podem ter um impacto interessante nas restantes ciências. Há mais de 30 anos que Paul Ekman estuda as emoções faciais, tem argumentado fortemente em favor da existência de 5 emoções Universais - Alegria, Tristeza, Medo, Raiva, Nojo. Vários autores o têm defendido incluindo Damásio que opta pela adjectivação de Básicas. Contudo sente-se nas restantes ciências ainda alguma relutância em aceitar que o ser humano possa de alguma forma nascer pré-configurado. Nomeadamente todo o espectro das ciências sociais e humanas tem grande dificuldade em aceitar que a cultura é apenas uma parte da questão e que não pode ser tida como o denominador da caracterização humana. E é por isso que julgo que estes resultados são importantes. É importante que se demonstre esta realidade e que as pessoas tenham consciência que parte do que somos está pré-inscrito em nós à nascença e nenhum processo de aculturação o pode alterar.

Mas é ainda mais importante reconhecermos a Psicologia Evolucionária que serve esta descodificação através de teorias Darwinianas. Ou seja, o que somos hoje, é parte de um processo de selecção natural de séculos e milénios de evolução. Se sentimos nojo, é porque ao longo da nossa evolução os que foram sobrevivendo possuíam emoções capazes de refrear a aproximação à doença. A alegria facilitava o relacionamento entre humanos, a geração de união e facilitava a reprodução. Por outro lado a tristeza impedia que a união se quebrasse. A raiva ajudava a reagir contra tudo o que fosse obstáculo à natural evolução da espécie e desse modo ajudou na evolução do próprio humano enquanto ser. Finalmente o medo, o medo é aquela emoção que nos mantém verdadeiramente vivos, sem o qual nenhum ser humano duraria mais do que alguns dias de forma autónoma. Medo, o nosso sistema de alerta constante que se interliga a todas as outras emoções e responde sobre todas as nossas decisões. Este é todo um processo natural para o qual a cultura foi contribuindo mas de forma algo indirecta e muito lenta, deixando grande parte da tarefa ao efectivo poder da selecção natural que se encarregou desde bem cedo em seleccionar os melhores e mais aptos.

Estas reacções humanas básicas são responsáveis pela manutenção da espécie humana enquanto animal mamífero e ao mesmo tempo enquanto o animal mais dotado para discernir entre responder emocionalmente ou reter interiormente a emoção ainda que contudo a possa manifestar facialmente. Um verdadeiro jogo da emoção que se vai repercutindo sobre o nosso ser ao longo dos milénios.

janeiro 04, 2009

Criatividade e Inovação 2009


2009 foi escolhido pela EC como o Ano Europeu da Criatividade e Inovação e tem como slogan:

IMAGINE. CREATE. INOVATE.

Os objectivos traçados para este ano são:
  • fostering artistic and other forms of creativity through pre-school, primary and secondary education including vocational streams, as well as non-formal and informal education
  • maintaining engagement with creative forms of self-expression throughout adult life
  • cultural diversity as a source of creativity and innovation
  • information and communication technologies as media for creative self-expression
  • ensuring that mathematics, science and technological studies promote an active, innovative mindset
  • developing a wider understanding of the innovation process and a more entrepreneurial attitude as prerequisites for continued prosperity
  • promoting innovation as the route to sustainable development
  • regional and local development strategies based on creativity and innovation
  • cultural and creative industries including design – where the aesthetic and the economic coincide
  • innovation in public and private services.

janeiro 03, 2009

imersão mental

O fotógrafo Robbie Cooper está trabalhar num projecto artístico, denominado IMMERSION, que pretende enquadrar fotograficamente as expressões faciais dos jogadores de videojogos. Enquanto o projecto não é finalizado podemos ver um excerto dos vídeos que o fotografo tem feito em HD para daí poder extrair depois as imagens pretendidas. Nestas imagens os sujeitos jogam: Halo 3, Call of Duty, GTA 4, Tekken e Star Wars Battlefront. O artigo do Telegraph contém mais informação interessante sobre o projecto.

"The children who are most expressive in class, according to their teachers, are also the most expressive in front of the screens. Others - particularly the hardened gamers - remain utterly expressionless: 'Nothing. Not a glimmer of emotion. If you couldn't see the hands moving, you wouldn't know anything was going on at all".