março 24, 2009

movimento do capuchinho

Tenho de concordar com o meu colega Luís Santos está excelente. O desenho é muito consistente, apesar de não ser nenhuma obra prima, a animação idem. Mas a capacidade expressiva assente no movimento e sugestão visual são de grande qualidade. Por outro lado a música ajuda a que tudo cole muito bem e se sinta a harmonia interna, já o facto de se tratar de uma história altamente familiar basta para apenas se sugerir e perceber o que se quer dizer.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.

2 comentários:

  1. Nelson,

    Tens razão.
    Tens de certeza.
    Eu é que não domino suficientemente o campo para ter percebido a distinção.
    Sempre a aprender, sempre a aprender com estas coisas dos blogs :)
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Luís, na verdade, poderíamos chamar-lhe "infografia animada" como tu o fizeste. As fronteiras que se têm estabelecido são ténues e deixam muito ao acaso. Claro que para qualquer categorização se requer sempre alguma dose de argumentação.

    Mas aprofundando a questão parece-me que o que está aqui em jogo até é mais do que a relação info/estética, e vai à forma que se supõe base da infografia. Ou seja, para além da infografia ter como base o trabalho de transformação de algo textual em algo visual, seja por gráfico, diagrama, imagem ou mapa. Na realidade esta definição foi criada, e se olharmos para a palavra isso sente-se, para definir trabalhos estáticos: posters, jornais etc.
    Não sei até que ponto a união da palavra "animada" é suficiente para descrever o objecto. Ou até talvez se venha a evidenciar como a base e essencial. Este tipo de coisas não podem ser ditadas por peritos, mas são antes levadas pelo sabor do tempo e do uso.

    Porque no fundo o que temos aqui verdadeiramente é um trabalho de animação (seja gráfico, estético e/ou informativo), continua a ser isso mesmo uma animação.

    Quando falo de "movimento gráfico" não tenho uma preocupação com o facto de ser dominante a componente informativa ou estética. Até porque se pensarmos num genérico de um filme, ele é eminentemente informativo, contudo é trabalhado de forma à conduzir a sensações de prazer estético e como tal parecer mesmo que se distancia do seu teor informativo.

    Sem dúvida que isto dava um grande artigo em profundidade. Luís e que tal avançarmos com ele :) Para terminar, uma dica, os prémios Malofiej - http://www.snd-e.org/malofiej/

    ResponderEliminar