segunda-feira, janeiro 09, 2012

Melhor 2011: mais vistos no VI

Este é o último post com listagens de 2011. As ferramentas de análise das visitas do Blogger melhoraram bastante e por isso este ano resolvi listar os artigos mais visitados. Da lista abaixo que transcrevo, a leitura que faço é que o blog atinge os objectivos, ou seja é abrangente na temática e no público. A abrangência tem muito que ver com a diversidade, consequência da multidisciplinaridade do trabalho de investigação que procuro fazer. Neste sentido podemos ver que os textos mais vistos no blog estão em sintonia com a ideia de cruzamento entre ciência, arte e tecnologia.


Mas o mais importante de tudo isto é agradecer a todos os que vêm visitando este espaço e têm contribuído para um aumento significativo das visitas neste último ano. Não se fazem textos para um blog apenas para ter mais visitas, mas como diz David Gauntlett, o que motiva alguém a criar é o simples facto de sentir que está a comunicar, a partilhar algo com outra pessoa, "making is connecting".


1. Uma Nova Imagem EDP
Sem dúvida o texto mais visto no blog, acredito que motivado pelo buzz criado em volta das mudanças do logo, ou também pelo facto de este ter sido desenhado por um nome importante da área, ou ainda porque o nome da empresa não tem saído dos media nos últimos meses.


2. Disney Dream Portrait Series 2007-2011
Esta é uma colecção de postais da Disney que adoro, não foi fácil conseguir encontrar todos os que foram feitos até 2011, e talvez por isso as pessoas venham à procura de saber quantos existem.


3. Kingdom Rush (2011)
É um dos jogos indie do ano. Feito por apenas três pessoas no Uruguai, é um jogo grátis que nos presenteia com um excelente gameplay em termos de ritmo e recompensa, assim como uma belíssima arte detalhada e alusiva ao tema. Quando acabamos o jogo ficamos com aquela sensação de vazio, e agora, que fazer, não tenho mais obstáculos para ultrapassar.


4. A Educação em Portugal e na Europa
Fiz este texto um pouco incomodado pelas várias declarações que o Ministro da Educação do momento foi fazendo ao longo de 2011. Mas também porque tendo sido o primeiro ano da minha filha na primária, tive oportunidade de verificar a enorme falta de recursos que assola o sistema do ensino público. Fiquei admirado com a quantidade de pessoas que acederam ao texto.


5. Mitos dos Custos da Educação em Portugal
Este texto vem no seguimento do anterior (4), é mais focado, andei à procura de dados no site da OCDE para desmontar algumas das ideias que pairam nos nosso media a propósito de Educação.


6. Premio ZON 2010 - Reconhecida a Arte dos Videojogos
Este foi um texto de resumo da entrega dos Prémios Zon do ano que passou e no qual o grande premiado foi o videojogo Under Siege (2011).


7. Artistas Portugueses de Animação Digital e Efeitos Visuais
O objectivo deste texto passou por tentar identificar, listar e linkar os artistas de animação digital e VFX nacionais. Acabou por se transformar numa lista que tem quase tantos portugueses a trabalhar lá fora, como os que trabalham em Portugal. Mas mais importante do que isso, é que nesta lista existe muito talento.


8. Video-mapping em Montalegre
Este texto reflecte uma análise de um projecto de video-mapping e suas tecnologias, realizado pelo Sérgio Soares Ferreira.


9. 3-D, um desastre estético
Um texto escrito depois de ter sido obrigado a ver o Toy Story 3 em 3-D. Pelo que procurei, em Portugal não foi possível ver nenhuma versão sem ser 3-D. Não gostei, por várias razões que nomeio ao longo do texto sobre os problemas da projecção 3-D. Um tema que ainda aflorei em mais alguns textos.


10. Google Art Project: ferramentas para estudar Arte
Este texto reflecte o aparecimento desta nova plataforma da Google, e fala sobre o potencial aplicacional do mesmo.


11. GTA IV, Poder de Representação
Desta lista este é o texto mais antigo, de 2008, aquando da saída de GTA IV. Falo aqui essencialmente da forma como foi feito o tratamento da violência do jogo, inclusive por revistas online da especialidade.


12. Desenvolver Jogos de Sucesso em Portugal
Um texto que é um apontamento para os slides da conferência que realizei no Encontro Nacional de Estudantes de Informática. Os slides abrem ideias e caminhos possíveis para a indústria nacional de videojogos.


13. Poderoso. Iluminador. Formativo.
Análise de uma da séries sobre arte, da BBC, mais bem conseguidas. Tanto a selecção das obras, como o trabalho documental realizado são soberbos.


14. Digital Body (2011) para iPad
Uma entrevista realizada ao artista digital João Martinho Moura a propósito do lançamento do seu portfólio em formato de livro digital para iPad.



15. Steve Jobs, o designer de interação
Finalmente a minha homenagem a uma das pessoas mais influentes no mundo da tecnologia e da interacção humano-computador e que nos deixou em 2011.


Para fechar deixo apenas os links para todas as listagens relacionadas com melhor do ano que acabou,

Melhor 2011: Cinema Top 10
Melhor 2011: Artefactos Interactivos Online
Melhor 2011: Vídeo Online 3/3
Melhor 2011: Vídeo Online 2/3
Melhor 2011: Vídeo Online 1/3
Melhor 2011: Jogos Indie Top 15
Enviar um comentário