novembro 01, 2011

Curtas de videojogos pelo G4

A febre das curtas de cinema não para de aumentar no mundo dos videojogos, são os efeitos do storytelling transmedia. Existe uma cada vez maior apetência por ver os heróis e as narrativas passar de media em media, perceber como se comportam, como reagem, o que podem trazer de novo. Por outro lado é também uma forma de elevar os universos ficcionais criando outras formas de expressão, e abrindo um maior campo de ação para a arte dos videojogos. Na realidade os imaginários despoletados pelos videojogos estão cada vez mais presentes no mundo dos conteúdos de entretenimento, assumindo-se como uma parte integrante e indissociável dos universos criativos do século XXI.


Assim o portal G4 criou o G4 Films Epictober Film Festival, um festival online no qual apresentou nos passados dias 24 a 26 de Outubro, três filmes de horror baseados em conceitos e narrativas de videojogos. Os jogos transmediados foram - Duck Hunt (1984), Mario Kart (1992) e Angry Birds (2009).


Em The Hunt temos uma caçada, numa típica inóspita zona do interior dos EUA, com os personagens também tipo, os dois palermas da cidade e o velho conhecedor. Um pequeno filme carregado de convencionalismo, que ainda assim nos serve bom storytelling, e ligações concretas ao jogo Duck Hunt. Na parte dos FX somos servidos com algum bom trabalho no campo do gore, o que me impressiona menos é a performance dos dois citadinos.


Kart Driver começa por nos atirar para o mundo de Mario Kart mas depressa percebemos que a meta está na conquista da namorada que entretanto foi raptada por Donkey Kong. A narrativa é fraca, por outro lado a cinematografia e o humor compensam bem o tempo investido.


The Birds of Anger é sem dúvida o melhor trabalho, faz uma mistura direta entre The Birds (1963) de Hitchcock e Angry Birds (2009) da Rovio, diria que com uns 80% de Hitchcock e 20% da Rovio. Os cenários, roupas e cinematografia são brilhantes. A narrativa também funciona muito bem, e para quem conhece bem ambos os reinos ficcionais, diverte-se à procura de pistas que permitam a leitura da proveniência de cada dado narrativo. Aliás numa fusão com exatamente os mesmos ingredientes, mas no campo da ilustração, Dan Elijah Fajardo criou há duas semans o "Them Birds".


Cada filme tem cerca de 8 minutos, e valem bem os minutos que dispensarem para os ver. Se estiverem com pouco tempo vejam The Birds of Anger, e mais tarde os outros dois.


The Hunt, (2011), Sam Balcomb, 10m

Kart Driver, (2011), Drew Daywalt, 9m

The Birds of Anger, (2011), Gregg Bishop, 7m

Sem comentários:

Enviar um comentário