Mandado construir por José I de Portugal em 1763, demorou quase 30 anos a construir, tendo sido necessários cerca de 6000 homens e 4000 animais para a sua construção. É considerado por alguns historiadores como uma obra única, e uma das fortalezas mais seguras no mundo.
Se trago esta obra de arte arquitetónica é porque me chegou à atenção através de um excelente trabalho, Forte da Graça (2011), uma curta documental realizada por Daniel Santos. A beleza arquitetónica é estonteante mas o trabalho realizado por Daniel Santos faz jus ao motivo. Espero que de algum modo este filme possa ajudar a chamar a atenção para a necessidade de investir na preservação deste monumento.
Um trabalho realizado com recurso a uma Canon 550d, fazendo uso de duas objectivas uma EF-S 18-55mm, e uma fisheye Samyang 8mm . Os magníficos travellings são conseguidos com recurso ao sistema, PocketSlider, que pode ser adquirido em modo DIY.
Uma versão em 1080p pode ser vista no site do Daniel Santos.
No ano passado fui a Elvas e reparei no Forte ao longe. Fiquei curioso e com vontade de o visitar.
ResponderEliminarAqui está uma foto panorâmica que fiz desse dia: http://photosynth.net/view.aspx?cid=287865c0-c524-48c9-b8aa-162bcf60807e
A fotos deste post dão-me mais vontade ainda de o visitar.
obrigado pela panorâmica, dá-nos uma ideia mais concreta do local em termos de amplitude.
ResponderEliminarnão tive ainda o prazer de passar por lá, apesar de já ter estado em Elvas, durante algumas horas só. as imagens deram-me uma enorme vontade de lá ir, embora acredite que no local seja difícil ter a perceção geométrica do espaço como se tem visto do ar.
julgo que era preciso fazer mais no sentido de preservar e dar a conhecer estas obras à sociedade e ao turismo.
Tive o prazer de visitar o forte bastantes vezes, pois vivi em Elvas durante 5 anos. É realmente uma obra interessante, mas mais interessante ainda nas vistas aéreas e de satélite. Infelizmente, desde que o quartel de Elvas (RI8) fechou há 2 anos, o Forte da Graça foi deixado ao abandono, e já tem partes a cair, incluindo a porta principal :(
ResponderEliminarObrigado pela partilha Fernando.
ResponderEliminarEu li algures que a câmara estaria a espera de autorização para tomar conta do mesmo. Então deve ser isso, aquilo devia estar à guarda do exercito, e agora deverá passar para alçada da câmara.
Como sempre, as confusões do costume. E mesmo assim, pelo que vejo no filme, aquilo já não é abandono de 2 anos, eles deviam apenas evitar que entrassem por ali adentro de resto parece-me que está tudo bastante abandonado há bastante tempo.
Estive lá o ano passado e é deprimente ver o estado em que conseguimos deixar o nosso património. A sensação com que fiquei foi de que aquela é uma velha glória decadente, mas também um magnífico cenário para um filme surrealista ou um thriller psicológico. ou até para um jogo. Tem traços e vestígios de várias épocas, incluindo do tempo da ditadura, o que se calhar explica o silêncio e a apatia sobre esta obra. Há uma mística qualquer neste lugar.
ResponderEliminar/Users/anamelo/Pictures/iPhoto Library/Masters/2010/Alentejo Quinta de Sto António/DSCF7412.JPG
/Users/anamelo/Pictures/iPhoto Library/Masters/2010/Alentejo Quinta de Sto António/DSCF7452.JPG
/Users/anamelo/Pictures/iPhoto Library/Masters/2010/Alentejo Quinta de Sto António/DSCF7466.JPG
Deixo aqui o link de um movimento para Reabilitação do Forte da Graça. Só é necessário registar e Apoiar o movimento!
ResponderEliminarhttp://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=333
Deixo também o link de uma petição pública com o mesmo propósito:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N13513
Obrigado
Obrigado pela dica, é uma excelente ideia.
ResponderEliminarboa sorte para o movimento.
abr