novembro 14, 2011

Forte da Graça (2011), história e arquitetura

Sou sincero, tenho de revelar que desconhecia a beleza desta obra-prima portuguesa da arquitetura militar europeia do Séc. XVIII. O Forte de Nossa Senhora da Graça, ou Forte Conde de Lippe, é um monumento nacional situado perto da cidade Elvas.


Mandado construir por José I de Portugal em 1763, demorou quase 30 anos a construir, tendo sido necessários cerca de 6000 homens e 4000 animais para a sua construção. É considerado por alguns historiadores como uma obra única, e uma das fortalezas mais seguras no mundo.





Se trago esta obra de arte arquitetónica é porque me chegou à atenção através de um excelente trabalho, Forte da Graça (2011), uma curta documental realizada por Daniel Santos. A beleza arquitetónica é estonteante mas o trabalho realizado por Daniel Santos faz jus ao motivo. Espero que de algum modo este filme possa ajudar a chamar a atenção para a necessidade de investir na preservação deste monumento.


Um trabalho realizado com recurso a uma Canon 550d, fazendo uso de duas objectivas uma EF-S 18-55mm, e uma fisheye Samyang 8mm . Os magníficos travellings são conseguidos com recurso ao sistema, PocketSlider, que pode ser adquirido em modo DIY.


Uma versão em 1080p pode ser vista no site do Daniel Santos.

7 comentários:

  1. No ano passado fui a Elvas e reparei no Forte ao longe. Fiquei curioso e com vontade de o visitar.

    Aqui está uma foto panorâmica que fiz desse dia: http://photosynth.net/view.aspx?cid=287865c0-c524-48c9-b8aa-162bcf60807e

    A fotos deste post dão-me mais vontade ainda de o visitar.

    ResponderEliminar
  2. obrigado pela panorâmica, dá-nos uma ideia mais concreta do local em termos de amplitude.

    não tive ainda o prazer de passar por lá, apesar de já ter estado em Elvas, durante algumas horas só. as imagens deram-me uma enorme vontade de lá ir, embora acredite que no local seja difícil ter a perceção geométrica do espaço como se tem visto do ar.

    julgo que era preciso fazer mais no sentido de preservar e dar a conhecer estas obras à sociedade e ao turismo.

    ResponderEliminar
  3. Tive o prazer de visitar o forte bastantes vezes, pois vivi em Elvas durante 5 anos. É realmente uma obra interessante, mas mais interessante ainda nas vistas aéreas e de satélite. Infelizmente, desde que o quartel de Elvas (RI8) fechou há 2 anos, o Forte da Graça foi deixado ao abandono, e já tem partes a cair, incluindo a porta principal :(

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela partilha Fernando.
    Eu li algures que a câmara estaria a espera de autorização para tomar conta do mesmo. Então deve ser isso, aquilo devia estar à guarda do exercito, e agora deverá passar para alçada da câmara.
    Como sempre, as confusões do costume. E mesmo assim, pelo que vejo no filme, aquilo já não é abandono de 2 anos, eles deviam apenas evitar que entrassem por ali adentro de resto parece-me que está tudo bastante abandonado há bastante tempo.

    ResponderEliminar
  5. Estive lá o ano passado e é deprimente ver o estado em que conseguimos deixar o nosso património. A sensação com que fiquei foi de que aquela é uma velha glória decadente, mas também um magnífico cenário para um filme surrealista ou um thriller psicológico. ou até para um jogo. Tem traços e vestígios de várias épocas, incluindo do tempo da ditadura, o que se calhar explica o silêncio e a apatia sobre esta obra. Há uma mística qualquer neste lugar.
    /Users/anamelo/Pictures/iPhoto Library/Masters/2010/Alentejo Quinta de Sto António/DSCF7412.JPG
    /Users/anamelo/Pictures/iPhoto Library/Masters/2010/Alentejo Quinta de Sto António/DSCF7452.JPG
    /Users/anamelo/Pictures/iPhoto Library/Masters/2010/Alentejo Quinta de Sto António/DSCF7466.JPG

    ResponderEliminar
  6. Deixo aqui o link de um movimento para Reabilitação do Forte da Graça. Só é necessário registar e Apoiar o movimento!

    http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=333

    Deixo também o link de uma petição pública com o mesmo propósito:
    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N13513

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela dica, é uma excelente ideia.
    boa sorte para o movimento.
    abr

    ResponderEliminar