segunda-feira, novembro 14, 2011

Forte da Graça (2011), história e arquitetura

Sou sincero, tenho de revelar que desconhecia a beleza desta obra-prima portuguesa da arquitetura militar europeia do Séc. XVIII. O Forte de Nossa Senhora da Graça, ou Forte Conde de Lippe, é um monumento nacional situado perto da cidade Elvas.


Mandado construir por José I de Portugal em 1763, demorou quase 30 anos a construir, tendo sido necessários cerca de 6000 homens e 4000 animais para a sua construção. É considerado por alguns historiadores como uma obra única, e uma das fortalezas mais seguras no mundo.





Se trago esta obra de arte arquitetónica é porque me chegou à atenção através de um excelente trabalho, Forte da Graça (2011), uma curta documental realizada por Daniel Santos. A beleza arquitetónica é estonteante mas o trabalho realizado por Daniel Santos faz jus ao motivo. Espero que de algum modo este filme possa ajudar a chamar a atenção para a necessidade de investir na preservação deste monumento.


Um trabalho realizado com recurso a uma Canon 550d, fazendo uso de duas objectivas uma EF-S 18-55mm, e uma fisheye Samyang 8mm . Os magníficos travellings são conseguidos com recurso ao sistema, PocketSlider, que pode ser adquirido em modo DIY.


Uma versão em 1080p pode ser vista no site do Daniel Santos.
Enviar um comentário