John Maeda é uma das mais interessantes figuras a nível mundial na área do design, nomeadamente no que toca à investigação sobre a intersecção design/tecnologia. Maeda é aquele tipo de pessoa a quem costumo chamar de híbrido, sendo capaz de desenvolver desde o modelo conceptual do objecto, passando pela execução em programação pura e chegando à criação de toda a representação visual do conceito. Pessoas que tão facilmente esboçam um pensamento em formas visuais num papel como a seguir desenvolvem uma função matemática que gera rotinas de execução informática e ao mesmo tempo equacionam o impacto social da convergência da forma visual e seu desenvolvimento através do código binário. A pequena conferência agora publicada pela TED (Technology, Entertainment, Design) aborda uma das suas últimas quests, a Simplicidade. Um projecto no qual procura respostas para minorar a problemática da complexidade que aumenta todos os dias na nossa sociedade através da definição daquilo que ele chama de Leis da Simplicidade. Muito interessante é também ver como Maeda organiza os cerca de 15 minutos criando todo um discurso num modo narrativo, ocupa os slides basicamente com imagens e evolui o discurso parecendo por vezes falar de conceitos desligados mas que se fecham numa conclusão tipicamente dada à estrutura dramática.
Já estive a ver o vídeo. Bastante interessante. Há tempos vi o vídeo do Richard Dawkins também nas conferências TED e adorei. Entretanto tirei o do Golan Levin uma performance apenas... este do J. Maeda é óptimo para as primeiras aulas, hehehe. Outros existem para descobrir. Thanks.
ResponderEliminarxxx mouse
Olá Patrícia. Ainda não vi o do Dawkins tenho de ir ver, obrigado pela dica :) As TED Talks são realmente muito muito interessantes já agora deixo aqui a nota que a UC Berkeley (http://www.youtube.com/ucberkeley) abriu o seu channel no You Tube onde começou agora a publicar muitas das suas conferências.
ResponderEliminarOk, thanks, vou ver. Entretando já viste a conf. do Will Wright sobre o Spore? Também gostei. xxx mouse
ResponderEliminarSim acabei de ver agora, e está realmente muito boa. Fiquei com uma ideia um bocadinho mais detalhada e diferente do objectivo de Spore. No fundo é mais evolução do seu conceito de videojogos de simulação participativa. Wright tem realmente algo de bastante valioso dentro daquela massa cinzenta, adorei o modo como ele termina a conferência,
ResponderEliminar"if i can do some diference in the world.. i would like to somehow just give people a little better calibration on the long term thinking.. that's how i think Toys can change the world"