maio 29, 2022

As Universidades não são centros de formação são centros de criação de conhecimento

Algumas das notícias mais badaladas sobre a irrelevância das universidades nos dias de hoje costumam focar-se em jovens brilhantes que desistiram da universidade para criar empresas tecnológicas e se tornaram milionários. Exemplos não faltam, de Bill Gates a Steve Jobs, passando por Mark Zuckerberg ou Jack Dorsey, ao mais recente Alexandr Wang. Se esse for o vosso propósito, ser milionário, nada contra. Mas o exemplo de Dexter Holland, vocalista dos The Offspring, que desistiu da Universidade para projetar a banda e afirmar a sua carreira internacional, tendo depois voltado para terminar o seu Doutoramento em Biologia Molecular, com uma tese em HIV, serve para demonstrar que a universidade é, antes de qualquer outra coisa, um centro de criação de conhecimento, não de dinheiro.

Dexter Holland, fundador dos The Offspring nos anos 1980, doutorou-se em Biologia Molecular em 2017

“My research focused on the human immunodeficiency virus, or HIV, the virus which causes AIDS. I am interested in virology and wanted to contribute in some small way to the knowledge which has been learned about HIV and AIDS. This terrible disease remains a worldwide epidemic – over 35 million people worldwide are currently infected and living with the HIV virus. Over 1 million people a year die from this disease.” -- Dexter Holland

Naturalmente, as áreas não são todas iguais, e a velocidade a que as coisas acontecem no mundo tecnológico ultrapassa muito a velocidade a que o conhecimento é produzido nas universidades. Contudo, não devemos confundir a inovação para gerar dinheiro com a inovação para criar bem-estar humano. É isso que distingue, e tem de continuar a distinguir, o trabalho e a missão da universidade. Por outro lado, o conhecimento produzido nas universidades não serve pessoas individuais, este é criado para ser partilhado com todos, para que todos possam ter acesso ao melhor criado pelo ser humano, e não para que apenas um punhado de alguns possa elevar-se acima de todos os outros. Em jeito de exemplo, fica o link para a tese completa e gratuitamente acessível de Holland.

Entretanto, Holland foi convidado pela sua universidade, a USC (University of South-Carolina), para realizar o discurso da Cerimónia de Graduação 2022, na qual ele acabou falando do que implicou a escolha e do modo como olha para as duas áreas, a música e a investigação (YouTube).

Sem comentários:

Enviar um comentário