Algumas das notícias mais badaladas sobre a irrelevância das universidades nos dias de hoje costumam focar-se em jovens brilhantes que desistiram da universidade para criar empresas tecnológicas e se tornaram milionários. Exemplos não faltam, de Bill Gates a Steve Jobs, passando por Mark Zuckerberg ou Jack Dorsey, ao mais recente Alexandr Wang. Se esse for o vosso propósito, ser milionário, nada contra. Mas o exemplo de Dexter Holland, vocalista dos The Offspring, que desistiu da Universidade para projetar a banda e afirmar a sua carreira internacional, tendo depois voltado para terminar o seu Doutoramento em Biologia Molecular, com uma tese em HIV, serve para demonstrar que a universidade é, antes de qualquer outra coisa, um centro de criação de conhecimento, não de dinheiro.
“My research focused on the human immunodeficiency virus, or HIV, the virus which causes AIDS. I am interested in virology and wanted to contribute in some small way to the knowledge which has been learned about HIV and AIDS. This terrible disease remains a worldwide epidemic – over 35 million people worldwide are currently infected and living with the HIV virus. Over 1 million people a year die from this disease.” -- Dexter Holland
Naturalmente, as áreas não são todas iguais, e a velocidade a que as coisas acontecem no mundo tecnológico ultrapassa muito a velocidade a que o conhecimento é produzido nas universidades. Contudo, não devemos confundir a inovação para gerar dinheiro com a inovação para criar bem-estar humano. É isso que distingue, e tem de continuar a distinguir, o trabalho e a missão da universidade. Por outro lado, o conhecimento produzido nas universidades não serve pessoas individuais, este é criado para ser partilhado com todos, para que todos possam ter acesso ao melhor criado pelo ser humano, e não para que apenas um punhado de alguns possa elevar-se acima de todos os outros. Em jeito de exemplo, fica o link para a tese completa e gratuitamente acessível de Holland.
Entretanto, Holland foi convidado pela sua universidade, a USC (University of South-Carolina), para realizar o discurso da Cerimónia de Graduação 2022, na qual ele acabou falando do que implicou a escolha e do modo como olha para as duas áreas, a música e a investigação (YouTube).
Sem comentários:
Enviar um comentário