Em 2012 Scott voltou a juntar-se ao YouTube agora para encontrar os melhores contadores de histórias (storytellers) audiovisuais, no Your Film Festival. Os projectos foram submetidos entre Fevereiro e Março deste ano, num total de 15 000 filmes provenientes de 160 países. A selecção foi depois um processo longo executado por Ridley Scott e Michael Fassbender, para chegar à primeira triagem de 50 filmes anunciado em Junho. Entretanto os 50 filmes estiveram em votação no YouTube até 13 de Julho. Os 10 melhores serão anunciados dia 1 de Agosto, e terão direito a ser apresentados no Festival de Veneza 2012 de 1 a 3 de Setembro. O vencedor dos 10 receberá 500 000 dólares para fazer uma longa-metragem.
Promocional do evento
Todo este processo de escolha e triagem e financiamento de projectos cinematográficos é extremamente interessante e novo. Começa por uma análise prévia por poucas pessoas experts na arte, passa por uma segunda filtragem realizada a nível mundial pelos espectadores, e termina novamente numa avaliação por experts num festival de cinema. Em termos da primeira triagem, os critérios em questão para avaliação foram: Storytelling; Creativity and Originality; Screenplay and Actor(s) Performances; Technical Execution: Camera/Sound/Lighting/Editing; Overall Impression.
Ridley Scott fala sobre o evento
Nos 50 filmes que estão neste momento a concurso, existe um trabalho nacional, North Atlantic, de Bernardo Nascimento. Este foi o primeiro trabalho de Bernardo Nascimento na direcção, mas tem trabalhado desde há quase dez anos no campo de assistente de realização, tendo trabalho com Manoel de Oliveira e mais recentemente em filmes de grande orçamento como Kick-Ass (2010).
Esta curta é uma verdadeira jóia no campo do storytelling audiovisual, para além de contar com excelentes performances e muito boa execução técnica. Mas a essência e o que torna interessante está na forma quase desprendida como nos faz seguir atentamente o desenrolar da narrativa. Apesar de sabermos da inevitabilidade do desfecho ainda contamos com um twist final, e quando aparece o ouvinte da conversa via rádio, a esperança acende-se de novo, mas não é a isso que o filme se agarra. O contar da história é o mais importante, e não o garantir do interesse e da suspensão do espectador. Por isso o filme é tão interessante, original e criativo.
Diria que o filme tem tudo para ganhar, não fossem dois pequenos problemas técnicos. O primeiro está no plano do avião sobre o céu estrelado, muito distante sem capacidade expressiva, o que provoca depois algum desconforto no re-atar da conversa entre eles. O segundo, mais grave, e que se passa com o tocar da viola. Demonstrou aqui algum ingenuidade ou incapacidade de resolução do problema do actor não saber tocar. Para resolver esse problema fechou o enquadramento, para evitar que víssemos o dedilhar gerando desconforto no espectador porque visualmente fica oculta a fonte do som. Mas para piorar a situação a sonoridade do dedilhar inicial é distinta da música que se inicia depois de ocultada a viola. E isto só seria aceitável se partíssemos para música não diegética, o que não é o caso. Aliás a entrada do terceiro elemento na narrativa dá-se exatamente através da ligação com a música. Até podia ter fechado o plano, mas tinha de ter mantido a mesma sonoridade obrigatoriamente.
Apesar disto acredito no filme do Bernardo Nascimento, acredito que este tem tudo para fazer uma grande longra-metragem caso consiga ganhar o prémio final. Deixo aqui o filme para verem.
North Atlantic (2011) de Bernardo Nascimento
Actualização: 1 Agosto 2012
A curta North Atlantic de Bernardo Nascimento acaba de ser confirmada como finalista do Your Film Festival e assim garante presença no Festival de Veneza 2012. Ficamos a torcer para que vença em Veneza.
Maravilhoso filme. Em alguma coisa me lembrou o game Dear Esther, mas não sei precisar exatamente no quê.
ResponderEliminarOi Luís
ResponderEliminarPor acaso não realizei tal associação, mas agora que falas sim, e sim. Faz todo o sentido, em ambos falamos de zonas desoladas sem humanos. Em North Atlantic, eles estão na Ilha do Corvo que é uma das duas ilhas mais ocidentais dos Açores, e a mais pequena do arquipélago, na qual só vivem cerca de 400 pessoas. Ou seja em pleno meio do Atlantico com 400 seres humanos. E depois o Avião está ainda a 4 horas, mais isolado ainda.
Ou seja, podemos comparar o isolamento destes personagens com o papel do jogador em Dear Esther. E o final de Dear Esther leva-nos para fins parecidos com aquele que acontece com o piloto.
Por isso concordo com isso, muito bem apanhado.
um abraço
Deixo aqui o link para a Ilha do Corvo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Corvo_(A%C3%A7ores)
ResponderEliminarQuando estive nos Açores este ano descobri que apesar de ter apenas 400 habitantes, existe lá internet :) E fiquei a pensar que gostaria de morar numa ilha tão longe e com tão poucas pessoas, apenas ligado ao mundo pela net :)
Tem é problemas em termos de acesso, os ventos podem mudar sem aviso e impossibilitar levantar voo da ilha durante mais de uma semana, o que em caso de acidente ou outra coisa qualquer não é muito bom!