dezembro 01, 2011

Off Book: "Generative Art"

O mais recente episódio da série Off Book trata da arte generativa. Dubois diz-nos que "este é o século dos dados, o último foi da electricidade", porque tudo hoje funciona em função da geração, registo e processamento de dados. A arte generativa funciona basicamente à custa da criação de "comportamentos" emergentes a partir de uma máquina. Para isso é preciso desenhar algoritmos que sejam capazes de se auto-multiplicar, fazendo uso dos dados que os rodeiam. O videojogo Spore (2008) é um dos artefactos desta área mais impressionantes, pela complexidade conseguida, realizado através de recrutamento de alguns dos melhores especialistas em IA.




A "combination of programmers, artists, and philosophers, these creators embrace a process that delegates essential decisions to computers, data sets, or even random variables"


O programa explica-nos o que é a arte generativa através de entrevistas com três especialistas: um compositor Luke Dubois, um artista visual Scott Draves, e o criador de The Sims (2000) e Spore (2008) o game designer Will Wright.



Episódios anteriores da série Off Book
1 - Light Paint
2 - Type
3 - Visual Culture Online
4 - Steampunk
5 - Hacking Art 
6 - Street Art
7 - Etsy Art & Culture
8 - Video Games
9 - Fashion of Artists

Sem comentários:

Enviar um comentário