sexta-feira, março 09, 2012

Off Book: "Animated GIFs"

Tenho visto esta nova febre dos GIFs Animados, depois de quase terem desaparecido da web, como algo muito interessante em termos criativos e artísticos e que merece ser estudado em maior profundidade, nomeadamente a sub-categoria dos cinemagraphs. A série Off Book resolveu então pegar no assunto e dedicar-lhe um episódio.


O conceito de cinemagraph é deveras interessante porque faz uso apenas do movimento visual, com uma variação temporal muito reduzida, que depois se repete infinitamente, e com uma outra característica ainda, a ausência de som.

Meet Me at the Bar, de Jamie Beck e Kevin Burg

Ou seja, o movimento limitado, a repetição, e a ausência de som criaram uma forma de expressão artística totalmente nova. Uma forma que alguns apelidam de poética ou atmosférica, outros falam numa atracção sentida pela repetição.

Cinemagraph de Psycho (1960) por idwr

É excelente que a PBS não tenha parado no episódio 13 da série Off Book, como inicialmente tinha previsto e tenha continuado a investir nesta série.  A Off Book é uma das séries web sobre arte e tecnologia mais interessantes dos últimos anos, esperemos que continue por muitos mais episódios.


Falei sobre os episódios anteriores aqui, para verem cada um, basta clicar na etiqueta Off Book.
Enviar um comentário