Acabo de encontrar um documento vídeo colocado online pelo próprio
John Romero que retrata o dia-a-dia de um dos mais importantes estúdios de desenvolvimento de jogos, a
id Software em 1993. O vídeo foi filmado em Novembro de 1993, pouco tempo antes do lançamento de um dos mais importantes videojogos de sempre,
Doom (1993).
O vídeo foi criado por Dan Linton um manager de uma BBS da altura que pediu para aceder ao estúdio e gravar o vídeo. No vídeo podemos sentir a atmosfera do estúdio, a equipa a jogar jogos que acabavam de sair para ver que novidades existiam ali, temos no vídeo por exemplo
Alladin (1992) de David Perry, ou
Bram Stoker's Dracula (1993) da Psygnosis. Podemos ainda ver como se passavam os Domingos no estúdio na altura.
A equipa da id Software em 1992
Bobby Prince, compositor e designer de som de Doom, 1993
O primeiro ponto alto do vídeo é a entrevista com
Bobby Prince, o compositor e designer do som de
Doom, que já tinha composto para
Wolfstein 3d e viria a compor ainda para
Doom II e
Duke Nukem. Na entrevista ele dá-nos a ouvir alguns trechos criados para outros jogos e vai explicando o que tinha em mente na sua criação. São alguns minutos que nos permitem perceber que o som, apesar da sua enorme abstracção, pode conter grande detalhe narrativo e transportar o jogador para o universo pretendido.
O segundo momento é o John Romero a jogar durante 20 minutos uma versão quase final de Doom, mas ainda sem música nem efeitos sonoros do Bobby Prince. Aqueles que ouvimos no vídeo são do
port do
Wolfstein 3d acabado de criar para a SNES.
Que achado essa filmagem! Doom em tempo de desenvolvimento e John Romero jogando a versão ainda com erros! Muito bom!
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