sábado, junho 11, 2011

Arte dos videojogos emoldurada na E3 2011


Criado em 2004, Into the Pixel, é um evento que pretende elevar a arte gráfica produzida pelos artistas da indústria dos videojogos ao nível das galerias de arte. Todos os anos um jury (2011) internacional de curadores de museu, galeristas, professores, artistas e veteranos das artes interativas são chamados a pronunciarem-se sobre arte submetida por artistas de videojogos de todo o mundo.
O Into the Pixel foi criado pela Entertainment Software Association (ESA), a Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS) e a Prints and Drawings Council of the Los Angeles County Museum of Art (LACMA).

Paper World de Say Oh e Damian Kim  para o jogo "Paper World" da Namco Bandai Games em exibição na E3 2011.

Das centenas de submissões foram escolhidas apenas 17 obras que entretanto estiveram em exibição esta semana na E3 2011 em impressões de grande formato e vão agora percorrer os EUA. Julgo que em outros anos tivemos melhores seleções, ainda assim é uma seleção muito boa e que para ser apreciada precisa de ser vista em grandes dimensões. As imagens no site do evento não lhe fazem jus de todo. Quero destacar também que, e ao contrário da imagem que se tem dos jogos casuais, mais ligados ao lado formal do gameplay e menos à arte visual ou narrativa, na lista de 17 jogos estão três de jogos da Big Fish Games. A Big Fish para além de servir de plataforma de distribuição à corrente de jogos casuais e independentes produz ainda alguns jogos. 
Dos 17 escolhi aquelas que mais me impressionaram este ano. São três obras, uma magnífica cena de noite comercial ilustrada por Ben Lo para BioShock Infinite, um palco de sonhos e pesadelos de criança criado por Brian Thompson e Hamzah Osman para Drawn: Dark Flight, e finalmente um magnífico trabalho de caraterização de Matt Rhodes para Dragon Age 2.


Market Fire, Columbia (Shop Sweeper) de Ben Lo, para o jogo "BioShock Infinite" da Irrational Games


 The Dragon Play de Brian Thompson e Hamzah Osman para "Drawn: Dark Flight" da Big Fish Games


 Flemmeth de Matt Rhodes para o jogo "Dragon Age 2" da BioWare
Enviar um comentário