fevereiro 16, 2011

o mais poderoso trailer de videojogos

A Kotaku referiu-se ontem a este trailer do jogo Dead Island como The Most Heartbreaking Zombie Video Game Trailer You’ll Ever See. Concordo em absoluto e digo mais, que este é o trailer de videojogos mais poderoso de sempre em termos de narrativa e emoção. Sobre o jogo não sei, mas se o trailer for revelador do jogo, acredito que teremos hipótese de ter aqui um sério concorrente a Heavy Rain no que toca a emocionalidade negativa inactiva, ou seja melancolia e tristeza.
A forma como o trailer trata o contar da história é algo que ainda não tinha visto para os videjogos, é algo que podemos ver em alguns filmes, utilizado experimentalmente ou como figura de estilo. Em certa medida envia-nos para as memórias de Memento (2000). Ou seja tem a capacidade para nos pôr activamente a questionar, nos deixar incomodados em busca de respostas às questões que vão sendo lançadas pela narrativa.

Depois em termos temáticos apesar de estarmos no reino do Zombie, dos Vivos Mortos, algo bastante vulgarizado nos anos mais recentes tanto nos videojogos como no cinema, o que está aqui em causa é antes um ataque sobre uma criança. Aliás, a lógica não foge da mesma seguida por Heavy Rain (2010), e no fundo por todo o cinema que nos quer tocar aonde mais pode doer empaticamente. A imagem que podem ver aqui acima é bem elucidativa do laço reconhecido por todos entre pai e filha, que de repente se quebra e dá lugar a uma transformação da nossa parte em sentido negativo e ao mesmo tempo de pura inactividade, na impotência de poder fazer algo.





UPDATE 18.02.2011: O trailer foi criado pela, Axis Animation a mesma que criou o trailer para o Under Siege.

4 comentários:

  1. mto bom realmente. Adoro como a luz e limpeza do cenário contrastam com a acção e simultaneamente, como referido, tentámos estabelecer a relação do que se passou.

    ResponderEliminar
  2. Aqui fica a versão reeditada com o video em tempo real: http://www.youtube.com/watch?v=1BoIqVn-qB4&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  3. @Luís pois nem referi a componente visual que é ela também muito boa.

    @Diogo confesso que fui ver a versão back-backwards com o pé atrás, porque normalmente não saem grande coisa.
    Mas a verdade é que a história é tão forte que qualquer que seja a estrutura narrativa funciona com impacto. Muito bom, obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tinha visto. O trailer está construído de forma sublime!

    Um abraço!

    ResponderEliminar