dezembro 28, 2009

Videojogos da Década 2000-2009

10. Max Payne, Remedy Entertainment, Finland, 2001


9. Silent Hill 2, Konami, Japan, 2001


8. Fable, Lionhead Studios, England, 2003


7. The Sims, Maxis, USA, 2000

6. ex.aequo

Wii Sports, Nintendo, Japan, 2006

Façade, ProceduralArts, USA, 2005

5. LittleBigPlanet, Media Molecule, England, 2008


4. Fahrenheit, Quantic Dream, France, 2005

3. ex.aequo

Shadow of Colossus, Sony, Japan, 2005

Grand Theft Auto III, Rockstar, USA, 2001


2. Uncharted 2: Among Thieves, Naughty Dog, USA, 2009


1. ICO, Sony, Japan, 2001

Rever o trailer de ICO deixa-me de tal modo emocionado que me consegue transportar para o mundo ficcional do jogo, para a aventura vivida. Não digo que sinta as lágrimas, mas senti aquele arrepio de emoção pura. ICO é um verdadeiro refúgio, um lugar para onde podemos partir, o sonho cristalino, perfeito e apenas possível no nosso imaginário. Foi um jogo que não só joguei mas sobre o qual investi bastante tempo de análise vertido num dos capítulos do meu livro, Emoções Interactivas, agora lançado.

Trailer de ICO (2001)

2 comentários:

  1. Fiquei surpreendido com os dois primeiros lugares.
    O ICO está sem dúvida no meu top 10, é uma experiência única. Já o Fahrenheit cometeu a proeza de ter um dos melhores inícios num jogo, mas ao mesmo tempo um dos piores finais. O conceito é fantástico, mas o jogo podia ter sido ainda melhor. Acho que o Heavy Rain vai conseguir atingir aquilo que o Fahrenheit tentou alcançar.

    Embora seja relativamente recente, fico contente por ver o Uncharted 2 no top. O melhor de 2009!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Percebo a desilusão com o fechamento da narrativa de Fahrenheit, contudo não devemos esquecer que um jogo é também uma experiência. Como tal e tendo em conta a duração da experiência nem sempre as nossas impressões ficam marcadas por um bom ou mau fechamento à semelhança do que acontece num filme de 1h30.

    Também tenho grande expectativas para Heavy Rain assim como Last Guardian, vamos ver...

    um abraço

    ResponderEliminar