terça-feira, junho 12, 2012

Off Book: "The Culture of Reddit"

Não uso o Reddit, por nenhuma razão em especial, nunca me chamou especialmente à atenção. Mas vendo este novo Off Book, The Culture of Reddit, percebi porque nunca liguei muito ao Reddit, é que este não é mais do que um prolongamento dos fóruns online, que por sua vez eram um prolongamento das BBS.


Não tenho nada contra cada um destes sistemas que contribuíram enormemente para aquilo que a internet é hoje, mas se antigamente ali investia muito tempo hoje não tenho paciência para tal. Uma das grandes razões para esse efeito é o anonimato.


Neste curto documentário isso está bem explícito. Todo aquele ódio lançado em texto é prejudicial a quem o escreve e a quem o lê. E isto é exatamente o mesmo que vemos acontecer nas caixas de comentários dos jornais. As pessoas não se inibem de proferir as maiores barbaridades simplesmente porque estão sob um manto de anonimato. Nesse sentido julgo que por muitos defeitos que o Facebook tenha, a batalha do anonimato foi sem dúvida um dos maiores avanços de sempre na construção de redes comunitárias digitais mais sólidas, abrangentes e duradouras.


Outra das coisas que não gosto no Reddit é a forma. O texto apresentado de forma caótica numa página, sem qualquer organização qualitativa da informação. Aliás é neste campo que o G+, mais tem perdido na sua incapacidade para filtrar e organizar a info em comparação com o Facebook.



Para ver todos os episódios da série Off Book, basta seguir a etiqueta Off Book.
Enviar um comentário