Foram anunciados os nomeados para o BAFTA Game Award 2011. A única categoria que é decidida pelo público. No ano passado a máscara foi para " Call of Duty: Modern Warfare 2". Este ano a lista é feita de obras bastante variadas.
Call Of Duty: Black Ops (Activision)
Dance Central (Microsoft)
FIFA 11 (EA)
Halo Reach (Microsoft)
Heavy Rain (SCEE)
Limbo (Playdead)
Mass Effect 2 (EA)
Need For Speed: Hot Pursuit (EA)
Red Dead Redemption (Take-Two)
Super Mario Galaxy 2 (Nintendo)
Sendo um prémio do público não me admiraria que a Activision levasse a melhor novamente. De todos a surpresa mais interessante é a nomeação de Limbo (2010) o único jogo indie na lista e um candidato ao prémio caso fosse pelo lado da crítica especializada.
E entretanto se quiserem participar desta escolha BAFTA podem fazê-lo online no site da GAME até dia 14 de Março 2011.
[via EDGE]
fevereiro 10, 2011
fevereiro 07, 2011
storytelling: o limite é a imaginação
Na semana passada, no final da minha apresentação sobre Cinema Virtual das 3ª Jornadas da AIM, o colega Martin Dale questionava-me sobre o modo como as tecnologias de virtualização do cinema estão a provocar alterações em termos de storytelling. A isso respondi,
Claro que depois de ver um filme destes muitas questões ficam no ar, e para percebermos em maior detalhe como estão as tecnologias ao serviço da criatividade e do storytelling nada melhor que ver o making of.
"o modo como essa alteração se operou e continua a operar é na quebra de todas as barreiras e limites à criatividade, tudo o que a nossa mente for capaz de imaginar visualmente é passível de ser traduzido em imagem"Nesse sentido deixo aqui um filme publicitário que espelha bem isso, saiu já no ano passado mas continua a valer a pena rever.
Claro que depois de ver um filme destes muitas questões ficam no ar, e para percebermos em maior detalhe como estão as tecnologias ao serviço da criatividade e do storytelling nada melhor que ver o making of.
Jobs #25 - Bolsas - Human-Digital Systems
The research group on Human-Digital Systems announces its 2011 International Recruitment Program for PhD students.
This call is open to outstanding candidates seeking to undertake a PhD program in 2011 in any of the research areas of the group. Successful applicants will work under the supervision of a group researcher who is affiliated to one of the Doctoral Programs at University of Minho and will be offered a grant within one of our research projects. We have a total of 6 grants to be allocated in the topics of Pervasive and Mobile Systems, Mobile Payment Systems, Human-Computer Interaction and Intelligent Transportation Systems.
This recruitment program offers prospective PhD students assistance with the preparation of the PhD process, including PhD applications and applications for funding. Moreover, successful candidates will have the opportunity to experience research work at the highest international level as well as the possibility to build up a CV that improves student chances of getting external funding for continuing their PhD studies. We seek candidates with a good MSc degree in one of the areas of Informatics Engineering, Communications Engineering, Ubiquitous Computing, Human Computer Interaction or equivalent.
The program will be running between March and September 2011. There will be open positions until the end of the application period, in September 2011, but some of them may be filled as soon as we find appropriate candidates and, therefore, applicants are encouraged to submit as soon as possible.
For more information about the application process and the research opportunities please visit the call web page.
Background
Human-Digital Systems is a multidisciplinary research initiative addressing the interplay between people and information technology. The team combines the technological competences needed for developing ubiquitous computing technologies with the creative and interaction design competences needed to generate new and engaging experiences from the possibilities offered by the technology. Our multidisciplinary team encompasses a broad range of scientific contributions, including computer networks, distributed systems, software engineering, machine learning, interaction design and digital arts. The group is involved in a broad range of new and exciting research projects in its various research areas and is seeking to expand its team. Further information about our research and specific projects can be found in the following web pages:
- Homepage: www.humandigitalsystems.org
- Blog: humandigitalsystems.wordpress.com
- Facebook: humandigitalsystems
fevereiro 06, 2011
Filmes de Janeiro 2011
Novo ano, novas ideias. Neste mês de Janeiro ainda continuei por este caminho desenfreado de ver grande parte do que vai saindo, muito por culpa dos TVCine, contudo estou em fase de reflexão sobre o tempo que tenho dedicado a isto. Muito do que vejo é cada vez mais tempo perdido, e por isso penso em mudar a agulha nos próximos meses para o revisitar de grandes obras e principalmente procurar ver algumas obras dos anos 20, 30 e 40 que ainda não consegui ver o obter. Claro que isso estará sempre dependente das videotecas a que temos acesso e por isso defendo que os estúdios deveriam ter eles próprios serviços online com os seus catálogos completos na nuvem.
xxxx 127 Hours 2010 USA Danny Boyle Thriller
xxxx How to Train Your Dragon 2010 USA Dean DeBlois, Chris Sanders Animation
xxxx The Trashmaster 2010 France Mathieu Weschler Thriller
xxxx An Education 2009 UK Lone Scherfig Drama
xxxx Nine 2009 USA Rob Marshall Musical
xxx Easy A 2010 USA Will Gluck Comedy
xxx Law Abiding Citizen 2009 USA F. Gary Gray Thriller
xxx $ 9,99 2008 Israel Tatia Rosenthal Animation
xxx Let the Right One In 2008 Sweden Tomas Alfredson Drama
xxx Planet 51 2009 Spain Jorge Blanco Animation
xx Unstoppable 2010 USA Tony Scott Action
xx Shrek Forever After 2010 USA Mike Mitchell Animation
xx Blue Powder 2009 USA Timothy Linh Bui Drama
xx The Men Who Stare at Goats 2009 USA Grant Heslov Comedy
xx Thick as Thieves 2009 USA Mimi Leder Crime
xx The Stepfather 2009 USA Nelson McCormick Thriller
xx The Celestine Prophecy 2006 USA Armand Mastroianni Drama
xx The Brothers Grimm 2005 UK Terry Gilliam Fantasy
x Case 39 2009 USA Christian Alvart Horror
[Nota, Título, Ano, País, Realizador]
[x - insuficiente; xx - a desfrutar; xxx - bom; xxxx - muito bom; xxxxx - obra prima]
[Lista Geral de Filmes e Ligações IMDB]
xxxx 127 Hours 2010 USA Danny Boyle Thriller
xxxx How to Train Your Dragon 2010 USA Dean DeBlois, Chris Sanders Animation
xxxx The Trashmaster 2010 France Mathieu Weschler Thriller
xxxx An Education 2009 UK Lone Scherfig Drama
xxxx Nine 2009 USA Rob Marshall Musical
xxx Easy A 2010 USA Will Gluck Comedy
xxx Law Abiding Citizen 2009 USA F. Gary Gray Thriller
xxx $ 9,99 2008 Israel Tatia Rosenthal Animation
xxx Let the Right One In 2008 Sweden Tomas Alfredson Drama
xxx Planet 51 2009 Spain Jorge Blanco Animation
xx Unstoppable 2010 USA Tony Scott Action
xx Shrek Forever After 2010 USA Mike Mitchell Animation
xx Blue Powder 2009 USA Timothy Linh Bui Drama
xx The Men Who Stare at Goats 2009 USA Grant Heslov Comedy
xx Thick as Thieves 2009 USA Mimi Leder Crime
xx The Stepfather 2009 USA Nelson McCormick Thriller
xx The Celestine Prophecy 2006 USA Armand Mastroianni Drama
xx The Brothers Grimm 2005 UK Terry Gilliam Fantasy
x Case 39 2009 USA Christian Alvart Horror
[Nota, Título, Ano, País, Realizador]
[x - insuficiente; xx - a desfrutar; xxx - bom; xxxx - muito bom; xxxxx - obra prima]
[Lista Geral de Filmes e Ligações IMDB]
Jobs #24 - Professor de Cinema
O Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior procura doutorados na área:
Cinema – (Teoria, História, Estética) – a um lugar de Professor Auxiliar Convidado a tempo parcial, no âmbito da docência e investigação.
As candidaturas devem ser apresentadas, até 28 de Fevereiro de 2011, dirigidas ao Reitor da Universidade da Beira Interior, e entregues pessoalmente ou remetidas por correio, com aviso de recepção, para Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior (Sector de Concursos e Actos Académicos), Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, até ao termo do prazo fixado. Deverá ainda ser enviada uma cópia da candidatura, em formato digital, para o endereço electrónico fredericonuno@gmail.com.
Critérios de selecção e ordenação dos candidatos:
a) Habilitação académica no domínio do Cinema;
b) Experiência docente no ensino superior;
c) Investigação em Cinema Português;
d) Avaliação de dois artigos científicos publicados pelos candidatos;
e) Análise curricular;
f) Entrevista.
Do requerimento de admissão da candidatura deverão constar os seguintes
elementos:
a) Nome completo;
b) Residência e número de telefone;
c) Curriculum Vitae com áreas de interesse preferenciais, os graus académicos, conhecimentos de línguas, experiência profissional e/ ou artística;
d) Publicações e/ ou Portfolio;
e) Dois artigos científicos publicados, de sua autoria, para avaliação.
A Universidade da Beira Interior garante, nos termos legais, a confidencialidade da documentação pessoal recebida, a cuja devolução se obriga se expressamente solicitada no requerimento. A instituição ponderará, caso a caso, o perfil académico-profissional dos interessados face às necessidades do Departamento, mantendo a liberdade de contratação e a reserva de não o fazer, independentemente da ponderação que vier a ser feita, não consubstanciando, por isso, a presente publicação a abertura de qualquer concurso.
Cinema – (Teoria, História, Estética) – a um lugar de Professor Auxiliar Convidado a tempo parcial, no âmbito da docência e investigação.
As candidaturas devem ser apresentadas, até 28 de Fevereiro de 2011, dirigidas ao Reitor da Universidade da Beira Interior, e entregues pessoalmente ou remetidas por correio, com aviso de recepção, para Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior (Sector de Concursos e Actos Académicos), Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, até ao termo do prazo fixado. Deverá ainda ser enviada uma cópia da candidatura, em formato digital, para o endereço electrónico fredericonuno@gmail.com.
Critérios de selecção e ordenação dos candidatos:
a) Habilitação académica no domínio do Cinema;
b) Experiência docente no ensino superior;
c) Investigação em Cinema Português;
d) Avaliação de dois artigos científicos publicados pelos candidatos;
e) Análise curricular;
f) Entrevista.
Do requerimento de admissão da candidatura deverão constar os seguintes
elementos:
a) Nome completo;
b) Residência e número de telefone;
c) Curriculum Vitae com áreas de interesse preferenciais, os graus académicos, conhecimentos de línguas, experiência profissional e/ ou artística;
d) Publicações e/ ou Portfolio;
e) Dois artigos científicos publicados, de sua autoria, para avaliação.
A Universidade da Beira Interior garante, nos termos legais, a confidencialidade da documentação pessoal recebida, a cuja devolução se obriga se expressamente solicitada no requerimento. A instituição ponderará, caso a caso, o perfil académico-profissional dos interessados face às necessidades do Departamento, mantendo a liberdade de contratação e a reserva de não o fazer, independentemente da ponderação que vier a ser feita, não consubstanciando, por isso, a presente publicação a abertura de qualquer concurso.
fevereiro 05, 2011
Google Art Project: ferramentas para estudar Arte
Detalhe da obra The Birth of Venus (1486) de Sandro Botticelli (Uffizi Gallery, Florence) (online)
Sou sincero já aqui tinha tocado no assunto, mas cada vez estou mais convencido que é possível retirar mais de uma visita virtual do que uma visita aos museus. Claramente que o prazer da experiência de presenciar, pela primeira vez in loco, uma Gioconda ou uma Noite Estrelada é insubstituível, não pela apreciação estética ou técnica mas antes pela necessidade de sentir a "essência", sentir a "existencialidade" de uma obra pintada por aquele ou outro autor.
Detalhe da obra Mona Lisa (1503–1519), Leonardo da Vinci (Louvre, Paris) (online)
O que se pode fazer com recurso a estas ferramentas disponibilizadas pelo Louvre (HD, Virtual, 3D) e agora pelo Google Art Project para o MET, MOMA ou TATE é ver, mas melhor que isso estudar e analisar em detalhe as obras. Uma coisa é passar uma tarde no museu e ver dezenas de obras, ficar com os pés arrasados de tanto andar, ou mesmo sentar à distância de 10 metros e estudar uma obra. Outra é poder estudar minuciosamente a técnica da pincelada, a rotação, a verticalidade, a rugosidade, o relevo, as camadas de tinta e as misturas. É um detalhe tal até hoje apenas acessível aos técnicos dos museus, e apreciado essencialmente pelos técnicos da arte do restauro. Olhar e perscrutar literalmente dentro da lua e estrelas da Noite Estrelada é absolutamente impressionante. A qualidade das imagens captadas e disponibilizadas online mostram as obras como nunca antes as vimos, uma delícia.
Mas o Google Art Project não é apenas arte em ultra HD, podemos passear dentro do museu virtualmente com um perfeito sentido da organização realizada pelos curadores dos museus, mas mais do que isso podemos instantaneamente aceder a toda a informação relacionada com a obra em questão: Vídeos, Notas, História da Obra e do Artista, Trabalhos Relacionados. Enfim este projecto é talvez a melhor aplicação sobre arte alguma vez criada, e como se não bastasse, de acesso integralmente gratuito. Não mais as pessoas se poderão queixar de inacessibilidade à cultura da arte que está hoje presente em alguns dos melhores museus do mundo.
Detalhe da obra Cupid as Victor (1601) de Caravaggio (Gemäldegalerie, Berlin) (Online)
Por exemplo atente-se no detalhe a que é possível chegar na visualização da obra Night Watch, mesmo depois de ter visto "Rembrandt's J'Accuse...!" (2008) de Peter Greenway que analisa minuciosamente a obra, diga-se que mais semântica do que sintáctica ou esteticamente é verdade, é possível encontrar aqui novas perspectivas, novos deslumbres.
Deixo o vídeo explicativo do Google Art Project para que se possa ter uma ideia genérica do que é possível fazer e obter desta aplicação.
fevereiro 02, 2011
Musikki, um motor de pesquisa de música
Hoje argui uma prova de mestrado na Universidade de Aveiro que me deixou muito satisfeito com os resultados obtidos. O mestre João Afonso defendeu a dissertação intitulada Creating a Dynamic Music Artist Profile Supported by Waves of Mashups, orientada pelos colegas Pedro Almeida e Luís Pedro, na qual apresentou como resultante a aplicação Musikki. Para sabermos melhor o que faz esta aplicação nada melhor que retirar a definição apresentada na tese.
Para mim o mais relevante é ver uma tese de mestrado juntar com um bom trabalho de estudo e pesquisa académica, um projecto acabado e transformado num produto com potencial apetecível para o mercado.
[1] João Afonso, "Creating a dynamic music artist profile supported by waves of mashups", Dep. Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, 2011
"Musikki is a mashup based music search engine. With just one click it is possible to search different APIʼs at the same time (Last.fm, YouTube, Flickr, Amazon, Twitter and Google Maps) and get all the information in one unique page result. The results of a search in Musikki are not several links to each one of its sources. The data is retrieved from different locations, structured and presented to the user in one unique page layout. With just one click the user assembles in one page the artistʼs biography, videos, photos, information about the next concerts and discography available on Amazon, among other things." [1]Claro que como conceito é interessante, mas o que é importante é que não temos apenas o conceito, mas temos produto implementado. Este pode ser experimentado desde já em www.musikki.com. O Musikki começou a ser divulgado entretanto e já teve direito a ser eleito pelo Programmable Web como o Mashup of the Day, entre outros reconhecimentos. Mais informação sobre a aplicação pode ser encontrada no Facebook.
Para mim o mais relevante é ver uma tese de mestrado juntar com um bom trabalho de estudo e pesquisa académica, um projecto acabado e transformado num produto com potencial apetecível para o mercado.
[1] João Afonso, "Creating a dynamic music artist profile supported by waves of mashups", Dep. Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, 2011
fevereiro 01, 2011
Red Dead Redemption: The Man From Blackwater (2010)
À semelhança daquilo que a Ubisoft já tinha feito com Assassin's Creed II (2009) lançar uma curta-metragem - Assassin's Creed: Lineage (2009) - de meia-hora em jeito de prólogo ao videojogo na net, a Rockstar seguiu a ideia para o lançamento de Red Dead Redemption (2010).
Red Dead Redemption: The Man From Blackwater (2010), lançado em Maio 2010 na Fox EUA, é também uma curta de 30 minutos mas, e ao contrário de Assassin's Creed: Lineage, não é de imagem real mas antes integralmente filmada dentro do mundo de Red Dead Redemption, ou seja uma curta machinima.
Contudo apesar de ser um trabalho em machinima, à partida menos considerado que a imagem real, assume todo um contorno diferente se dissermos que a curta foi dirigida por John Hillcoat o realizador de The Road (2009). Depois e ao contrário de Trashmaster (2010) este trabalho machinima não foi feito no isolamento por uma pessoa, podemos facilmente depreender que Hillcoat contou com todo o apoio da Rockstar para lhe fornecer o material necessário à construção da obra desejada.
Em termos culturais Red Dead Redemption é um objecto de estudo importante uma vez que se agarra a elementos do passado, é familiar para uma geração que hoje tem acima dos 40 anos. Isto afirma o claro mercado dos videojogos triple A, com a média dos jogadores nos 35 anos, mas mais do que isso demonstra que os videojogos estão aí para criar e revitalizar grandes narrativas, criar modelos e ideais do mundo para quem os joga, tal como a literatura e o cinema fizeram no passado. É no entanto estranho porque vemos Hillcoat fazer uso de toda a linguagem fílmica para comunicar e como tal sente-se um retrocesso no processo de adaptação. Ou seja, esta curta é um passo atrás na evolução narrativa construída por Red Dead Redemption sobre o género ficcional do western, uma vez que nos leva totalmente de volta ao mundo do western cinematográfico dos anos 40, 50.
Em termos fílmicos é um trabalho de excelência, com uma fotografia deliciosa, uma montagem perfeita e uma direcção minuciosa. Vale todos os minutos e claramente que faz a diferença ter uma equipa que pode controlar o motor de jogo seguindo os desejos do realizador. Mais fantástico ainda é ver ao nível de qualidade que os motores de jogo chegaram, ver o que é possível produzir com um motor 3d em tempo real, é empolgante.
Red Dead Redemption: The Man From Blackwater (2010) de John Hillcoat
Red Dead Redemption: The Man From Blackwater (2010), lançado em Maio 2010 na Fox EUA, é também uma curta de 30 minutos mas, e ao contrário de Assassin's Creed: Lineage, não é de imagem real mas antes integralmente filmada dentro do mundo de Red Dead Redemption, ou seja uma curta machinima.
Contudo apesar de ser um trabalho em machinima, à partida menos considerado que a imagem real, assume todo um contorno diferente se dissermos que a curta foi dirigida por John Hillcoat o realizador de The Road (2009). Depois e ao contrário de Trashmaster (2010) este trabalho machinima não foi feito no isolamento por uma pessoa, podemos facilmente depreender que Hillcoat contou com todo o apoio da Rockstar para lhe fornecer o material necessário à construção da obra desejada.
Em termos culturais Red Dead Redemption é um objecto de estudo importante uma vez que se agarra a elementos do passado, é familiar para uma geração que hoje tem acima dos 40 anos. Isto afirma o claro mercado dos videojogos triple A, com a média dos jogadores nos 35 anos, mas mais do que isso demonstra que os videojogos estão aí para criar e revitalizar grandes narrativas, criar modelos e ideais do mundo para quem os joga, tal como a literatura e o cinema fizeram no passado. É no entanto estranho porque vemos Hillcoat fazer uso de toda a linguagem fílmica para comunicar e como tal sente-se um retrocesso no processo de adaptação. Ou seja, esta curta é um passo atrás na evolução narrativa construída por Red Dead Redemption sobre o género ficcional do western, uma vez que nos leva totalmente de volta ao mundo do western cinematográfico dos anos 40, 50.
Em termos fílmicos é um trabalho de excelência, com uma fotografia deliciosa, uma montagem perfeita e uma direcção minuciosa. Vale todos os minutos e claramente que faz a diferença ter uma equipa que pode controlar o motor de jogo seguindo os desejos do realizador. Mais fantástico ainda é ver ao nível de qualidade que os motores de jogo chegaram, ver o que é possível produzir com um motor 3d em tempo real, é empolgante.
Red Dead Redemption: The Man From Blackwater (2010) de John Hillcoat
Jobs #23 - Professor/Docente 3d
A Licenciatura em Design de Jogos Digitais da EsACT - Instituto Politécnico de Bragança está à procura de um docente para leccionar unidades curriculares no campo do 3d. O perfil pretendido deve obedecer aos seguintes requisitos:
Doutorado ou doutorando, com formação na área de 3D e efeitos visuais, com conhecimentos de Blender. Procura-se pessoa com elevado rigor estético, criatividade, capacidade de trabalho em equipa e responsabilidade no cumprimento de prazos e objectivos.
Como Candidatar-se:
Deve enviar CV actualizado e Portefólio, para djd-esact@ipb.pt, até 6 de Fevereiro de 2011.
Os candidatos validados serão contactados no prazo máximo de 5 dias para fase de entrevista.
Doutorado ou doutorando, com formação na área de 3D e efeitos visuais, com conhecimentos de Blender. Procura-se pessoa com elevado rigor estético, criatividade, capacidade de trabalho em equipa e responsabilidade no cumprimento de prazos e objectivos.
Como Candidatar-se:
Deve enviar CV actualizado e Portefólio, para djd-esact@ipb.pt, até 6 de Fevereiro de 2011.
Os candidatos validados serão contactados no prazo máximo de 5 dias para fase de entrevista.
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