abril 07, 2009
genérico em cartão
Aqui fica mais um genérico brilhante, desta vez a socorrer-se do efeito de bonecos em cartão, com vincos inclusive, variações de perspectiva e em profundidade de grande detalhe. Realizado por Jamie Caliri, com animação de Anthony Scott.
abril 06, 2009
La Main des Maitres
Mais uma obra-prima em formato de curta, animação, em 3d e 2d. La Main des Maitres (2008), foi realizado por três jovens autores franceses enquanto filme de fim de curso na escola École Européene Supérieure d'Animation - Georges Méliès. Os autores relizaram trabalho de forma multidisciplinar revezando-se em áreas de especificidade.
Vivien Chauvet "Looky" (21 anos) - ficou encarregue do "concept art of the project, most of the designs (characters, machines, places...), story board, light board... then characters modeling, matt paintings and 2D animation."
Adrien Toupet "Cayus" (22 anos) - tratou do "character rigging, 3D animation, and of course, the 3D VFX (cloth, particles, rigid bodies...)"
Clément Delatre (23 anos) - tratou do "texturing, surfacing, rendering, props, modeling and compositing."
Uma obra-prima porque se destaca em todos os pontos técnicos - animação, modelação de personagens, modelação de ambientes, atmosferas, partículas, texturização, rendering, mescla 2d&3d. Destaca-se ainda no plano da narrativa, são apenas 4 minutos que nos conseguem deixar presos e com várias perguntas no ar, obrigando a nossa imaginação a trabalhar em busca das respostas. 4 minutos intensos trabalhados sobre a história cliché dos revolucionários, mas mesmo assim com traços inovadores (o motor da imprensa). E finalmente destaca-se fortemente no campo artístico e estilístico conseguindo de forma muito interessante, ainda que socorrendo-se de alguma linguagem anime, fazer-nos viajar entre as cores fartas da pintura do século 18 e 19 e as sonoridades estonteantes dos blockbusters de Hollywood.
Vivien Chauvet "Looky" (21 anos) - ficou encarregue do "concept art of the project, most of the designs (characters, machines, places...), story board, light board... then characters modeling, matt paintings and 2D animation."
Adrien Toupet "Cayus" (22 anos) - tratou do "character rigging, 3D animation, and of course, the 3D VFX (cloth, particles, rigid bodies...)"
Clément Delatre (23 anos) - tratou do "texturing, surfacing, rendering, props, modeling and compositing."
Uma obra-prima porque se destaca em todos os pontos técnicos - animação, modelação de personagens, modelação de ambientes, atmosferas, partículas, texturização, rendering, mescla 2d&3d. Destaca-se ainda no plano da narrativa, são apenas 4 minutos que nos conseguem deixar presos e com várias perguntas no ar, obrigando a nossa imaginação a trabalhar em busca das respostas. 4 minutos intensos trabalhados sobre a história cliché dos revolucionários, mas mesmo assim com traços inovadores (o motor da imprensa). E finalmente destaca-se fortemente no campo artístico e estilístico conseguindo de forma muito interessante, ainda que socorrendo-se de alguma linguagem anime, fazer-nos viajar entre as cores fartas da pintura do século 18 e 19 e as sonoridades estonteantes dos blockbusters de Hollywood.
março 30, 2009
Autonomous Agents Research Award
Manuela Veloso acaba de ganhar o prémio “Autonomous Agents Research Award”, de 2009, da ACM, mais concretamente do SIG em Artificial Intelligence (ACM/SIGART).
[a partir de CiênciaHoje, CMU, SIGART]
"The selection committee for the ACM/SIGART Autonomous Agents Research Award is pleased to announce that Prof. Manuela M. Veloso of Carnegie Mellon University is the recipient of the 2009 award. Prof. Veloso has made significant and sustained contributions to Autonomous Agents and Multiagent Systems in the areas of planning and control learning in multi-agent systems. Prof. Veloso's research is particularly noteworthy for its focus on the effective construction of teams of robot agents where cognition, perception, and action are seamlessly integrated to address planning, execution, and learning tasks. She has made significant contributions to agents in uncertain and dynamic environments, including distributed robot localization and world modeling, strategy selection in multiagent systems in the presence of adversaries, planning by analogical reuse, and more recently, robot learning from demonstration. Her research contributions have also been realized concretely in the form of teams of robot soccer playing agents that have won several international championships at the annual RoboCup robot soccer competitions. Her impact and visibility has been consistently high over the past two decades for her technical contributions, for her impressive robot teams, and for her leadership within the research community."A professora portuguesa recebeu o grau de doutoramento, pela Universidade de Carnegie Mellon, em 1992. É bacharel em Engenharia Electrotécnica e possui o mestrado em Engenharia Electrotécnica e Informática, pelo Instituto Superior Técnico.
[a partir de CiênciaHoje, CMU, SIGART]
março 29, 2009
Arte em Manchester
Durante a curta visita para dar aulas a Manchester aproveitei para ver a exibição de "Ten Drawings by Leonardo da Vinci from the Royal Collection" na Manchester Art Gallery. Não que as minhas expectativas fossem muito elevadas, mas como é natural qualquer coisa em que génios como Leonardo tenham tocado despertam sempre a atenção. Ainda para mais no caso desta exposição específica, podemos ganhar um mais aprofundado conhecimento da obra no site da Royal Collection do que vendo os desenhos ao vivo. Isto porque estes não podem ser expostos a muita luz e como tal a legibilidade não era das melhores. Destaco aqui apenas um dos desenhos, aliás o único que me despertou verdadeiro interesse dos 10. Aliás são 12, mas são apresentados como 10, porque dois deles estão desenhados nas costas de outros dois.
O que Leonardo tentou fazer neste desenho foi localizar no cérebro o ponto nevrálgico do chamado "senso comune". O chamado ponto de interface entre a mente e o mundo. Para poderem ver o trabalho em detalhe aconselho vivamente uma visita ao site da Royal Collection que fez um excelente trabalho na sua reprodução digital e na interface de acesso.
Para além desta exibição gostei de ver alguns trabalhos das galerias permanentes, nomeadamente europeus do século XVII e XVIII. Ao contrário do que acontece com os desenhos do Leonardo, alguns dos trabalhos que mais gostei não me atrevo a colocar aqui a sua imagem porque as reproduções são muito fracas, nomeadamente as pinturas de grande detalhe e de grande diversidade de cor como Work, de Ford Madox Brown, Inglaterra, 1852 ou The Chariot Race, de Alexander von Wagner, Alemanha, 1882.
Sir Thomas Aston at the Deathbed of his Wife painting, John Souch, Inglaterra, 1635
O que Leonardo tentou fazer neste desenho foi localizar no cérebro o ponto nevrálgico do chamado "senso comune". O chamado ponto de interface entre a mente e o mundo. Para poderem ver o trabalho em detalhe aconselho vivamente uma visita ao site da Royal Collection que fez um excelente trabalho na sua reprodução digital e na interface de acesso.
Para além desta exibição gostei de ver alguns trabalhos das galerias permanentes, nomeadamente europeus do século XVII e XVIII. Ao contrário do que acontece com os desenhos do Leonardo, alguns dos trabalhos que mais gostei não me atrevo a colocar aqui a sua imagem porque as reproduções são muito fracas, nomeadamente as pinturas de grande detalhe e de grande diversidade de cor como Work, de Ford Madox Brown, Inglaterra, 1852 ou The Chariot Race, de Alexander von Wagner, Alemanha, 1882.
Sir Thomas Aston at the Deathbed of his Wife painting, John Souch, Inglaterra, 1635
março 28, 2009
animatório e LeoBurnett Lisbon
Aqui está mais uma criativa do Brasil, Animatório, a dar cartas no mercado internacional do motion graphics. Mais uma vez Portugal a recorrer a enorme potencial criativo brasileiro para produzir uma campanha de impacto internacional. A Animatório é uma novidade para mim, mas a colaboração com a Lobo, neste caso para o trabalho áudio, começa a entrar na normalidade da produção audiovisual portuguesa. Neste caso a LeoBurnett Lisbon que criou a nova campanha para a Amnistia Internacional.
Do ponto de vista do trabalho realizado, tanto técnico como criativo é de grande qualidade. Contudo deve ser visto em HD. É delicioso ver os rasgos de história serem desvelados a preto&branco e em profundidade. Aconselha-se vivamente o estudo pormenorizado das técnicas de animação aqui utilizadas e do modo como são encadeados os temas fazendo uso da perspectiva. Do lado criativo o clímax surge como um estrondo ensurdecedor da nossa conduta a nível global.
Do ponto de vista do trabalho realizado, tanto técnico como criativo é de grande qualidade. Contudo deve ser visto em HD. É delicioso ver os rasgos de história serem desvelados a preto&branco e em profundidade. Aconselha-se vivamente o estudo pormenorizado das técnicas de animação aqui utilizadas e do modo como são encadeados os temas fazendo uso da perspectiva. Do lado criativo o clímax surge como um estrondo ensurdecedor da nossa conduta a nível global.
março 27, 2009
siftables, um nome a recordar
Fiquei sem palavras, na verdade algum do potencial aqui apresentado tinha já pensado nele embora não em forma de blocos. A verdade é que os blocos têm a enorme vantagem de serem facilmente adaptados a qualquer actividade ou ambiente. Simplesmente fantástico e é por isto que o Media Lab continua a ser a referência.
março 24, 2009
movimento do capuchinho
Tenho de concordar com o meu colega Luís Santos está excelente. O desenho é muito consistente, apesar de não ser nenhuma obra prima, a animação idem. Mas a capacidade expressiva assente no movimento e sugestão visual são de grande qualidade. Por outro lado a música ajuda a que tudo cole muito bem e se sinta a harmonia interna, já o facto de se tratar de uma história altamente familiar basta para apenas se sugerir e perceber o que se quer dizer.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.
março 23, 2009
o motion poster
Acima podemos ver uma resposta da indústria ao texto de Clemons onde se advoga o fim da publicidade. Um novo formato de poster, o digital possibilitou a introdução de movimento num poster que se supunha até agora estático, temos assim o chamado, "motion poster".
[baseado em posts do Publicidade Digital]
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