julho 16, 2023

Exalação, Ted Chiang

Neste segundo livro, "Exhalation" (2019), depois de “Stories of Your Life and Others” (2002), podemos voltar a perscrutar o brilho da mente de Ted Chiang no laborar de design fiction, ou seja, na criação de cenários credíveis de experimentação conceptual. Algumas das ideias estão centradas em problemas contemporâneos criados pelos média digitais, tornando as histórias uma espécie de variação do universo Black Mirror. Outras, estão fundamentadas em conceitos da ciência, explorando metáforas que nos fazem questionar o nosso corpo, a nossa mente e a nossa relação com as outras espécies. Estes dois temas juntam as melhores histórias do livro. Depois temos duas histórias cliché, uma de viagens no tempo e outra de multiversos, que eu tendo, nos dias de hoje, a considerar mais fantasia do que ficção científica. Na última, Chiang diverte-se a explorar como funcionaria uma ciência baseada no criacionismo.

Ficam as histórias ordenadas pela minha preferência, com notas de 1 a 5:


Estilo Black Mirror

1 - "The Lifecycle of Software Objects" (5)

Lifecycle fala-nos de um grupo de "digients" (entidade digitais), instâncias inteligentes com formas antropomorficas de animais que populam um mundo virtual, criando uma espécie de cruzamente entre Animal Crossing e Second Life. Os jogadores/utilizadores desenvolvem relações de tutoria com os digients, que devem evoluir pela experiência ao longo de anos. A história constitui-se pelos problemas complexos que o tema convoca, nomeadamente o tipo de relação desenvolvida entre humanos e digients, tanto no plano moral, como educativo, financeiro e sexual.

2 - "The Truth of Fact, the Truth of Feeling" (5)

Como um sistema de log audiovisual 24/24 pode mudar aquilo que somos ao transformar o modo como criamos e acedemos a memórias do passado.

3 - "Dacey's Patent Automatic Nanny" (4)

A inversão do efeito da cuidadora robótica.


Baseadas em Ciência

4 - "Exhalation" (5)

O que mais gostei nesta história foi sem dúvida o modo como Chiang metaforizou o funcionamento da mente humana num sistema de pequenas peças mantidas em posições que geram padrões através do ar que as atravessam. É brilhante.

5 - "The Great Silence" (4)

Pequena história que nos obriga a refletir sobre a relação que desenvolvemos com as outras espécies neste planeta.

6 - "What's Expected of Us" (3,5)

Interessante, mas sobre um assunto que entretanto a ciência conseguiu perceber não ser bem aquilo que parecia. Falo do processo de antecipação que o cérebro parece realizar aos nossos comandos conscientes.


Fantasia disfarçada de Ciência

7 - "The Merchant and the Alchemist's Gate" (3,5)

Para muitos, considerada a melhor história do livro. Está muito bem escrita, mas não passa de mais um portal do tempo aqui focado na exploração das consequências do determinismo.

8 - "Anxiety Is the Dizziness of Freedom" (3,5)

Portal de multiversos que permite contactar outras versões de nós mesmos.

9 - "Omphalos" (4)

Como seria uma ciência criada por Criacionistas

Sem comentários:

Enviar um comentário