Os 10 jogos mais vendidos nos EUA são todos sequelas, não existe um pingo de risco, inovação ou criatividade nesta tabela. Depois de ainda no ano passado o
Short of the Week ter feito uma análise sobre a evolução do fenómeno das sequelas no cinema, podemos ver que o fenómeno extravasou o campo do cinema, e infestou completamente o domínio dos videojogos. Este é um fenómeno que à luz das novas correntes de transmedia merece um estudo em profundidade, com categorias de análise que se foquem sobre o social, o psicológico e o criativo.
Os 10 jogos mais vendidos nos EUA em 2012
- Call of Duty: Black Ops II (360, PS3, PC, Wii U)
- Madden NFL 13 (360, PS3, Wii, PSV, Wii U)
- Halo 4 (360)
- Assassin's Creed III (360, PS3, PC, Wii U)
- Just Dance 4 (Wii, 360, Wii U, PS3)
- NBA 2K13 (360, PS3, Wii, PSP, Wii U, PC)
- Borderlands 2 (360, PS3, PC)
- Call of Duty: Modern Warfare 3 (360, PS3, Wii, PC)
- Lego Batman 2: DC Super Heroes (Wii, 360, NDS, PS3, 3DS, PSV, PC
- FIFA Soccer 13 (360, PS3, Wii, PSV, 3DS, Wii U, PSP)
Além da falta de criatividade no campo das sequelas, impressiona a total ausência de diversidade das próprias sequelas. Como é possível ter 5 FPS e 3 jogos de Desporto?! É insano. No caso dos jogos de desporto falamos de jogos que já tiveram mais sequelas do que muitas séries têm de episódios. É um óptimo filão este dos jogos de desporto, que todos os anos sai um novo, mudam-se as camisolas, baralha-se e volta-se a dar.
E depois ainda me perguntam porque a minha lista de
Melhores Videojogos de 2012 só tem jogos independentes, bem acho que aqui está a resposta sobre aquilo que a indústria nos tem dado. De tanto quererem ouvir os fãs, de quererem criar uma relação com os consumidores, criaram um ciclo vicioso de produção, sem qualidade, e que só poderá conduzir ao declínio da própria indústria.
[via The Guardian]
Sem comentários:
Enviar um comentário