julho 30, 2010

Ciências da Comunicação: PROJECTO 2009/2010

Chegamos ao final de mais um ano lectivo da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e podemos olhar para trás e ver que o saldo é francamente positivo. Este ano na unidade curricular de Projecto em Audiovisual e Multimédia, a unidade onde culmina todo know-how teórico-prático apreendido, deu origem a três grandes produções. Claramente que não estamos a falar de grandes produções profissionais, porque não temos ainda o amadurecimento dos intervenientes (os alunos) nem recursos que permitam gerir todo um outro nível de discurso e representação e por isso a sua visualização deve ter estes factores em conta. São antes de tudo o mais projectos de estudante, que como tal reflectem uma fase necessária de aprendizagem e por isso possuem pontos bons e pontos menos bons.
O mais positivo e que me interessa realçar destes projectos é toda a motivação, determinação e vontade que estes alunos demonstraram para que mesmo sem as condições ideais pudessem chegar até aqui.
Para cada um dos projectos foi criado um blog de produção onde se pode ver muito material adicional sobre as produções: guiões, storyboards, material de marketing, making of's e claro os filmes. A seguir deixo os cartazes, trailers e links de cada um dos projectos: Escute uma Mulher que se Mata (2010), Epifania (2010), Cliché (2010).


Facebook, Site Oficial, Filme Completo

Escute uma mulher que se mata é sobre os conflitos mais internos do ser humano e sobre as dores que não saram com o tempo.



Escute uma Mulher que se Mata (2010)





Site Oficial, Filme Completo
Abre-se uma porta e vê-se um local escuro e silencioso. Duas pessoas, de quem só vemos as bocas e fundos desfocados.


Epifania (2010)




Facebook, Site Oficial, Filme Completo

Falcão: com uma ou com duas?
Johnny: Eu? Com duas, óbvio!
Falcão: Duas? Fraquinho!



Cliché (2010)


2 comentários:

  1. Sim senhor! Parecem muito interessantes, os projectos! Há ali ambientes dignos de festivais, e digamos que já vi bem pior nos ditos festivais.

    Parabéns à dedicação dos alunos e, claro, de quem criou os cursos e os levou a cabo.

    ResponderEliminar
  2. Oi
    sim há ali qualidades que devem continuar a ser trabalhadas para melhorar ainda mais. espero que assim seja, que alguns destes alunos tenha oportunidade de trabalhar no que mais gosta por cá.

    abr

    ResponderEliminar