sexta-feira, julho 16, 2010

Turner no Prado

Appulia searching Appulo, 1814

Mais uma passagem por museus de cultura geral. A exposição temporária que está agora no Prado é do Turner uma exposição que já passou antes pelo Tate e Louvre. Não que seja um grande admirador do artista mas acho que a exposição vale pelo excelente trabalho académico que é apresentado. A exposição chama-se "Turner y los Maestros", o que quer dizer que para as suas obras mais significativas na colecção são apresentadas as influências ao lado, sejam de Rembrandt, Claude Lorrain, Ruisdael, Loutherbourg ou Titian. Por isso mesmo a exposição ganha todo um outro nível de significância porque passamos imenso tempo a realizar comparações técnicas e de traços estilísticos o que nos ajuda a construir uma compreensão muito mais detalhada e aprofundada das características estéticas de Turner.

Snow Storm-Steam-Boat off a Harbour's Mouth, 1842

É um trabalho bastante ambicioso dadas as dificuldades logísticas que estão sempre envolvidas, mas ainda mais pelos riscos contidos na selecção e exposição de perspectivas subjectivas e até contestáveis em alguns casos.

A exposição temporária estará por lá até 19 Setembro 2010.

Apresentação da exposição pelo comissário, Javier Barón Thaidigsmann, Chefe do Departamento de Pintura do Século XIX do Museo Nacional del Prado
Enviar um comentário