outubro 31, 2007

I Am Elena

ATENÇÃO o filme contêm cenas que algumas pessoas mais sensíveis poderão julgar chocantes.
Maria e Elena são duas identidades de uma mesma pessoa que acabarão por se fundir numa apenas e só.


Trafficking is Torture
Filme produzido pela The Body Shop para a associação a Helen Bamber Foundation. Graficamente muito duro e chocante. A reter o poder da sugestão e a perceber o quão forte pode ser uma mensagem meramente sugerida e não mostrada. Tudo está na face de Emma Thompson, na sua excelente interpretação e no movimento gráfico do seu corpo, nada se vê e se pararmos para reflectir saberemos que não é real, é um filme, até é uma actriz de Hollywood. Contudo a mensagem não deixa de se sustentar e criar impacto.
Já agora deixo aqui a ligação para um pequeno apontamento deixado no blog já há algum tempo sobre The Secret Life of Words (2005), um filme que aborda a questão. E agora que penso no assunto, um dos melhores filmes sobre o assunto e que retrata a triste realidade Russa pós-Perestroika e a sua relação com os países vizinhos, nomeadamente a Suécia é Lilja 4-ever (2002), podem encontrar nos videoclubes portugueses.

outubro 28, 2007

Compêndio da Poética Fílmica

O último livro de David Bordwell, Poetics of Cinema, vai finalmente chegar às lojas. Segundo DB o livro vai ficar pelos $45 o que é bastante para um paperback. No entanto se pensarmos que o livro tem cerca de 500 páginas e 500 fotografias não me parece assim tão exorbitante. Aliás pensando agora que a minha tese com apenas 400 páginas e 200 fotografias ficou, numa impressão a preço de estudante, por 50€. No entanto não deixam de ser interessantes as afirmações de DB relativamente ao papel dos editores no processo e a comparação ao mundo da música.
From age fifteen or so I’ve been a compulsive writer. Scribble, scribble, scribble. I’ve been at work on one book or another for over thirty years. I’ve got several projects in mind for my next effort, but I’ve held back committing. Is there any point in publishing more books, at least as books?
I mean this as a serious question. Would it have made any difference to me or my readers if Poetics of Cinema appeared as pdfs, available at a price considerably less than $45? Wouldn’t I find more readers? What about variable pricing? If Radiohead can do it, why can’t I? Somebody in film studies should try putting a digital book for sale online; maybe I will. But for a few years at least, this last baggy monster will be available only in dead-tree format.
Sobre o livro em si este trata, para mim, as questões fundamentais dos estudos fílmicos ou seja a poética, no seu sentido aristotélico ou se quisermos uma perspectiva literária, no seu sentido gramatical, do cinema.
As a kind of reverse engineering, film poetics looks at both structure and texture. I argue that we ought to study how films are constructed architecturally, as revealed for instance in plot structure or narration. Poetics also concentrates on stylistic patterning, the way filmmakers organize the techniques available to the medium. Poetics traditionally deals as well with thematics, the subjects and ideas that are mobilized by filmmakers and reworked by large-scale form and cinematic style.
Fundamentalmente a poética fílmica preocupa-se com o estudo das convenções, normas, tradições, rotinas que sugerem as escolhas criativas dos autores para o desenvolvimento de determinadas reacções nos espectadores. A tradição vem do formalismo russo e tanto Bordwell como Kristin Thompson têm sido os seus grandes defensores desde os anos 80, marcando aqui uma cisão grande com as questões da escola fílmica francesa e criando assim uma espécie de segunda via ou escola anglosáxonica.

Para mais informação sobre o livro e o tema sugiro a leitura da auto-review no blog de DB e o texto dele sobre a história dos estudos da poética fílmica de 1989, disponível online. Ao que parece este texto que foi para mim muito inspirador e de certa forma até fundador de um modelo de investigação, foi agora completamente revisto e está presente no livro também.

outubro 27, 2007

International Academic Positions / Emprego Académico

CANADA

Assistant Professor area of Computer Game Development

School of Computer Science, Carleton University

Applications are invited for a tenure-track faculty position at the level of Assistant Professor, in the School of Computer Science at Carleton University. We are interested in candidates with expertise in the area of Computer Game Development. Applications are accepted at any time and the recruitment process will continue until the position is filled. The successful candidate will have demonstrated excellence and commitment in both teaching and research; will be expected to develop a strong externally funded research program, supervise students, and develop and teach undergraduate and graduate courses.

Send curriculum vitae and names of three referees to: Professor Frank Dehne, Director, School of Computer Science, Carleton University, 1125 Colonel By Drive, Ottawa, Ontario K1S 5B6, email: director@scs.carleton.ca.

deadline: November 30, 2007 but applications will be considered until the position is filled. The start date for the position is July 1, 2008.


SINGAPORE

Various research positions in Automated Storytelling/Game AI/Planning
Interactive Intelligence Lab & National University of Singapore

Are you ready to push the boundaries of digital entertainment?

The research project will address the area of automated real-time storytelling for games in a dynamic, user-specific way that adapts to the player's actions. Think of a Lord of the Rings game - if the player plays Frodo and decides not to destroy the ring but instead tries to convince the elves to join forces against Sauron, how would the story change, i.e., how would we generate a story alternative in an automated way so that a great story experience for the player is still guaranteed?
Primary areas of research in the project are artificial intelligence,
planning, storytelling, and user assessment. We are looking for:

- 1 Post-Doc
- 4 PhD Students
- 1 Research Engineer (Programming)
- 1 Research Engineer (Artist)

The project will start IN JANUARY, and while we'll likely not fill all positions right at the start, please contact me AS SOON AS POSSIBLE in case you are interested: Alexander Nareyek, alex@ai-center.com.


HOLLAND

Assistant Professor New Media and Digital Culture (0,8 fte)
Department of Media and Culture Studies, Utrecht University

Applicants require a PhD, teaching experience on bachelor and master
level, and should be able to demonstrate affinity with the core themes
of the MA program New Media and Digital Culture: contemporary debates,
media comparison, popular culture, identity and participation,
communication and technology. We prefer candidates who are familiar with current debates in the field of computer game studies.

Salary: betwee € 2,279 and € 4,190.

For more information, please contact Joost Raessens, telephone +31 (0)30 253 6270 or by e-mail: Joost.Raessens@let.uu.nl. You can also have a look at our website.

deadline: November 11, 2007


PhD-researcher in Game and Media Technology (1,0 fte)
Department Information and Computing Sciences of Utrecht University

You will work on a project on automatic world generation based on real data. Building virtual worlds from real data such as panorama images is still a very labor intensive work, error prone, slow, and expensive. Therefore, the results is often small-scale, of low resolution, and not accurate. Our objectives are to research new algorithms to build virtual worlds automatically and from multiple data sources in order to alleviate these problems. We will exploit a combination of techniques from geometric pattern recognition, computer vision, and computational geometry. The envisioned results are methods that build virtual worlds fast and accurately. In this way, the quality of training people, mission planning, contingency planning, and decision making can be improved.

We ask MSc degree in Computer Science, Mathematics, or any other relevant
discipline. Knowledge and experience in programming (C++), algorithms and
data structures, pattern recognition, computer vision.

Salary: between € 1,956 and € 2,502

For more information please contact dr. R. Veltkamp, e-mail: Remco.Veltkamp@cs.uu.nl or dr. M.J. van Kreveld, e-mail: marc@cs.uu.nl. More information.

deadline: November 23, 2007


2 PhD researchers in Game design (0,8 fte each)
Faculty of Arts and the Humanities of Utrecht University

The aim of this interdisciplinary research program is to investigate how media and game theory can be called upon to improve the design and thereby the learning results of educational entertainment and serious games. For that purpose, researchers from different disciplines such as media and culture studies and educational sciences aim to build upon theories of serious games and gaming according to which games are not only designed and played to entertain, but also to educate, train, and inform.

We are looking for two excellent and enthusiastic researchers with master's degrees preferably in the humanities with knowledge and/or experience in the field of media and culture studies, in particular new media and digital culture. With evident expertise in game studies, applicants with other master’s degrees will be considered as well.

Salary: between € 1,956 and € 2,502

For further information, contact dr. J. Raessens, telephone +31 30 253 6270, e-mail: Joost.Raessens@let.uu.nl. More information.

deadline: November 15, 2007

Televisão, um estatuto português

Portugal um país no qual o ensino das artes se resume a duas cadeiras denominadas por Educação Visual e Educação Musical. Duas cadeiras que para além de serem manifestamente insuficientes, no caso musical resumem-se apenas a dois anos dados no 2º ciclo. Têm ainda a particularidade de estimular uma aprendizagem meramente técnica descurando totalmente os fundamentos das artes em questão.

Na música, os alunos que tenham a sua educação restringida à escola pública, no final de 12 anos de estudos, não terão a mínima noção sobre quem foi Mozart, Beethoven ou Bach ou o que os distingue. Não terão o mínimo de conhecimento sobre estética ou performance, não serão capazes de distinguir uma sinfonia de um concerto...

Na área visual e tendo em conta que ao denominar-se por esta etiqueta estaríamos a falar de todo um espectro que pode ir desde o desenho, pintura ou escultura até ao cinema, fotografia ou videojogos. Mas detendo-nos apenas e só na pintura, o que sabe um aluno da escola pública portuguesa ao fim de 12 anos de escolaridade? Saberá ele quem foi Van Gogh, Miro, Matisse, Bosch, Dali e porque não Pomar, Resende, Vieira da Silva ou Paula Rego?!! Saberá ele distinguir um quadro impressionista de uma obra expressionista? Mais importante que isto, saberá ele perceber que uma imagem (pintada, fotografada ou filmada) é antes de tudo uma montagem de elementos subjectiva composta por um ou mais autores, que o significado da imagem não tem uma significante tão relacional como o da palavra e que o valor denotativo parecendo por vezes ser parte da própria realidade é apenas um mote para a elaboração conotativa?

Julgo que o pensamento de muitos dos nossos grandes educadores e políticos nos dirá que o mais importante está na Matemática e no Português (como as recentes campanhas a apelar ao ensino da Matemática e da Leitura) e que tudo o resto pode ser adquirido através da cultura geral. E isto equivale a dizer através da televisão. Tanto mais que os manuais escolares que se vendem aos nossos filhos vêm agora impregnados de trabalhos que se socorrem de contextos televisivos, tais como reality shows e afins. Sendo que a lógica, que até parece tê-la, é que os miúdos não conhecem mais nada e assim será mais fácil motivá-los e levá-los a aprender. Como digo, até parece ter lógica, tudo o que motive é bem-vindo. Mas pergunto, não nos estaremos a esquecer da questão mais uma vez do ovo e da galinha? Se eles não trazem o conhecimento de casa, devemos então chover no molhado, valorizando esses rudimentos de cultura que estes trazem consigo para a escola? Ou não deveríamos antes fornecer-lhe novas ferramentas de desconstrução do real que lhes permitissem aprender a "olhar" para o mundo. Não estaremos a condicionar estas pessoas, que não têm recursos para frequentar escolas de Ballet, aulas de violino ou de expressão plástica, à rotina fabril do trabalho sem questionamento das 9h às 5h. Mas não terá chegado a altura de dizer basta. Não percebemos já, que a China é o novo mercado e que Portugal é uma gota desprezível na imensidão de mão-de-obra barata.

Vejamos então, o que é que temos conseguido com este sistema. A primeira evidência é a total subserviência aos modelos impingidos pela Televisão. A televisão representa em Portugal no século XXI, não um quarto poder, mas o primeiro. Não é novidade isto que eu digo, Emídio Rangel terá dito que tanto venderia sabonetes como presidentes, com o poder que a antena nacional lhe colocava nas mãos. A verdade é que não andava muito longe da verdade. Se olharmos para a realidade que contextualiza a vida quotidiana das classes D e C veremos que ela está completamente carregada de simbologia televisiva. A própria sociedade habituou-se a atribuir valor apenas àquilo que aparece na televisão e acima de tudo àqueles que na televisão são vistos. A máxima mudou, já não estamos no tempo em que "se apareceu na televisão é verdade" mas antes "se não está na televisão, não existe".

Vejamos o caso dos actores portugueses e comparemos teatro, cinema e televisão. Um actor em Portugal que se limite a uma carreira no teatro ou no cinema nunca poderá ambicionar a grande carreira porque mais cedo ou mais tarde verá trabalhos serem-lhe recusados porque o seu nome não é suficientemente conhecido para poder vender bilhetes. Casos de sucesso como Alexandre Lencastre ou Ana Zanatti teriam o mesmo impacto num cartaz caso não tivessem recorrido a uma carreira televisiva? E o que dizer dos fenómenos de popularidade de Ruy de Castro ou Diogo Infante, seriam o mesmo sem a televisão?

Pois é, e na literatura. Na semana passada assistimos a uma histeria desenfreada das três revistas de informação semanal relativamente às figuras de José Rodrigues dos Santos e Miguel Sousa Tavares relativamente ao facto de estarem ambos prestes a lançar novos romances no mercado. Ambos representam pesos pesados nas vendas de livros nacionais. Agora pergunto quantas capas de revista ou jornal foram dadas a outros escritores portugueses contemporâneos tais como Lídia Jorge, José Luís Peixoto, Jacinto Lucas Pires, Pedro Paixão, Luísa Dacosta, Mário Cláudio entre muitos outros.


O problema é que este estatuto que a televisão confere não se aplica apenas aos actores ou escritores. Este estatuto é conferido a todo e qualquer indivíduo que se coloca sob as lentes dos canais e aos quais a televisão atribui um "selo de qualidade" implícito. Pensemos nos líderes de opinião portuguesa: Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, António José Teixeira, Francisco Moita-Flores, Rogério Alves... Mas agora que me indago, para quê ir mais longe do que o nosso primeiro-ministro. Quem era José Sócrates em 2005 e quem é agora. E já agora quem foi o anterior primeiro-ministro e para que não digam que não tinha sido eleito por sufrágio, então quem é o actual líder da bancada parlamentar do maior partido na oposição?

É uma realidade, já não é uma mera ficção, já não é mera hipótese, a televisão vende sabonetes assim como vende primeiros-ministros. Mas não só, a televisão constrói a realidade portuguesa. Quando sei que o primeiro local para onde os portugueses telefonam após uma tragédia é a televisão e não 112. Quando as pessoas perdem o emprego não se dirigem ao sindicato mas à televisão. Quando as pessoas são burladas ou são roubadas vão à televisão e não há polícia. É natural que tenhamos de nos colocar a pensar que algo vai mal. Sobre esta questões deixo ficar o interessantíssimo vídeo enviado por Luís Santos, obrigado.



“Se está na televisão é bom, se não, não estava lá”. Neste mesmo sentido têm as Universidades, mais as privadas que as públicas, sejamos honestos, aproveitado para contratar estas “personalidades” para figurarem nas suas listas docentes. Não porque o aporte que estes trazem à edificação lectiva represente uma mais-valia para os alunos mas antes porque a sua mais-valia está caracterizada por um retorno financeiro à custa da atractividade que os seus nomes poderão conseguir na angariação de novos estudantes para as suas fileiras. Mas então e porque é que estes estudantes são conduzidos por estes nomes. Porque lhes soa a pessoa informada, pessoa de grande capacidade intelectual, pessoa capaz de abrir horizontes? Não me parece. Aqui o que funciona é uma vez mais o lado mágico da presença em face da celebridade, não conta o que ele faz ou o que ele é, mas antes a sua imagem plasmada num ecrã que todos conhecem e todos viram e agora “eu estou aqui na mesma sala e na sua presença e por isso sou um privilegiado face aos outros que não podem ter acesso a este pequeno momento que será apenas nosso”.

Apenas para concluir algo que não se pode, nem resumir nem detalhar, porque um blogue não é propriamente o espaço ideal para discursos tão longos. Gostaria apenas de deixar uma linha apelando a que se elevem os critérios de orientação das nossas camadas jovens e para o qual não basta um Plano Tecnológico, seria bom que o nosso governo começasse a pensar seriamente numa nova aposta para a próxima legislatura que assentasse num Plano Artístico e Criativo. Um plano que defendesse como máximas a criatividade e a imaginação. Em que os valores intrínsecos do indivíduo fossem apoiados para produzir inovação e diferença, não permitindo o esmagamento operada pela filtragem do senso comum, das maiorias ou de meros objectivos económicos.

UPDATE 29.10.2007: Agradeço ao Luís Pereira o envio da seguinte informação.
Começa hoje aquela que é, nas palavras de João Soeiro Carvalho, comissário da Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA), "a maior conferência algum dia feita nesta área em Portugal"

outubro 26, 2007

Leopard substitui Tiger

O novo sistema operativo (OS) da Apple será lançado dentro de aproximadamente duas horas com o nome de Leopard. Um sistema que se pretende que venha a concorrer directamente com o Vista (ver review). A superioridade dos OS da Mac sempre foram uma realidade embora em anos passados, nomeadamente derivado à hegemonia Microsoft muitas pessoas tenham passado a utilizar plataformas Windows. No entanto desde o lançamento do iPod que as coisas se modificaram e a Apple conseguiu um novo fôlego. Este ano com o lançamento do iPhone foi mais uma trunfo publicitário que funcionou muito bem. Mas a revolução de Steve Jobs foi mesmo a mudança dos processadores da Motorola para a Intel que veio permitir que o Windows pudesse correr num Mac tal como corre num PC. Esta alteração que inicialmente desenvolveu nos utilizadores Mac uma espécie de revolta julgando a Apple como uma traidora dos princípios da independência face à Intel criou toda uma outra onda online de ajuda aos utilizadores Windows que viram aqui uma oportunidade para pular a cerca - MaconIntel; GetaMac; BootCamp. Agora não há mais barreiras físicas e tudo se joga no software.

interpretação neurológica do real

Mais uma fantástica talk na TED. Ramachandran é um dos maiores especialistas em neurociência tendo trabalho fundamentalmente sobre os modelos como o nosso cérebro interpreta a realidade dadas as limitações neurofisológicas. Ou seja o modo ilusório como o nosso cérebro atribui significado à realidade. Trabalhos como a ilusão de presença de partes do corpo ausentes (phantom limbs) ou as questões relacionadas com a aprendizagem pela imitação baseadas nos neurónios espelho. Cientista que trabalha em áreas próximas de António Damásio e faz lembrar os trabalhos de Oliver Sacks relatados no livro The Man Who Mistook His Wife for a Hat (1985) .

outubro 25, 2007

Miyamoto

Depois de ter sido condecorado chevalier da Ordre des Arts et des Lettres e de ter sido escolhido como uma das 100 TIME Magazine's 2007 Most Influential People of the Year. Shigeru Miyamoto recebeu agora o prémio Innovation Award for Consumer Goods da revista The Economist. Criador dos videojogos Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, Wave Race e Pikmin, Miyamoto representa a genialidade em estado puro no que toca ao game design.

outubro 23, 2007

o corpo como objecto de design


Filme produzido pela associação francesa Sidaction e criado pelo fotógrafo de publicidade Dimitri Daniloff para a agência Leo Burnett. Depois do lançamento deste spot estalou mais uma polémica online sobre a autoria da ideia dadas as semelhanças com FLEX (2000) de Chris Cunningham

outubro 22, 2007

Gameplay de Raiz Académica

Mais um caso de sucesso realizado na plataforma Half-Life e apadrinhado pela própria VALVe. Primeiro foi Counter Strike, versão multiplayer de Half-Life que se tornou mais famoso que o próprio jogo original e é hoje utilizado em competições de videojogos. Agora temos Portal, que pode ser adquirido com o Pack Orange ou então comprado online por cerca de $20. Portal é em si mesmo um magnífico desafio de inovação de gameplay. As palavras de resumo da VALVe definem muito sucintamente o jogo como,
"designed to change the way players approach, manipulate, and surmise the possibilities in a given environment (..) players must solve physical puzzles and challenges by opening portals to maneuvering objects, and themselves, through space." [VALVe]
O que me deixou ainda mais perplexo quando hoje analisava o jogo foram as similaridades que o gameplay denota face a Echochrome. O puzzle tridimensional virtual, supostamente Echochrome estaria a apresentar-nos uma inovadora forma de jogo, não digo que não o tenha feito e PORTAL também o estaria a fazer e na verdade está, mas também não deixa de ser real que ambos convergem em muitos pontos do seu gameplay. No caso de PORTAL apesar de ter saido há 10 dias, a versão que lhe dá origem e da qual falarei à frente, é de 2004. Assim ao jogador é pedido em ambos os jogos, que seja capaz de equacionar um modelo mental da geometria do espaço onde se encontra e a partir daí estabeleça relações alternativas entre elementos do espaço. Em Echochrome é necessário rodar o mundo para que o personagem não caia ou então possa subir esacadas, aqui é necessário abrir portais que permitam ligar diferentes áreas e assim permitam ultrapassar os obstáculos.

Portal é antes de mais, um conceito de jogo e como tal é necessário perceber de onde veio o conceito antes de dar os parabéns à VALVe. O conceito de jogo nasce no Digipen Institute of Technology pelas mãos de alunos do curso de Real-Time Interactive Simulation. Narbacular Drop, nome estranho apenas pela simples razão de se tornar facilmente pesquisável no google, oferece o conceito em todo o seu esplendor, faltando-lhe apenas uma componente gráfica mais cuidada e claro a quantidade de niveis que PORTAL oferece. Aliás o engraçado de tudo isto é que quem desenvolveu PORTAL na VALVe foram exactamente os mesmos miúdos que foram contratados pela VALVe após uma sessão de demonstração do jogo. Se não acreditarem no brilhantismo do jogo pelo que vos digo e pelo vídeo abaixo, façam o download de Narbacular Drop e joguem um bocado para perceberem porque é tão adictivo e interessante o conceito.

Este será apenas mais um dos exemplos que demonstra o quão errado tem sido a estratégia da indústria de videojogos ao andar de costas voltadas para a academia. Aqui um pequeno grupo de estudantes concebeu, projectou, desenhou, programou, prototipou (todas estas fases foram documentadas e podem ser visualizadas no site do jogo) e demonstraram o que é possível fazer num ambiente académico. Este projecto não é único nestas condições e ainda há alguns meses atrás tinha deixado aqui uma nota sobre fl0w, outro projecto académico que foi entretanto adoptado pela Sony para a PS3. Sem dúvida que o ambiente académico será o ambiente mais propício ao desenvolvimento criativo de novas mecânicas de jogo uma vez que se trabalha sem constrangimentos orçamentais. O único senão pode ser a falta de ambição tão característica dos projectos académicos que muitas vezes também é limitada por barreiras criativas impostas pelas universidades, departamentos ou mesmo os professores e orientadores. É necessário pensar-se mais além, é necessário dar as ferramentas de produção necessárias aos alunos e isso inclui apenas três coisas mas que são fundamentais: software; know-how e liberdade criativa.

Isto não quer dizer que tudo será um mar de rosas e fácil. Aliás no post-mortem que o próprio grupo faz é discriminado aquilo que correu bem e aquilo que correu mal e é interessantíssimo verificar que a primeira questão sobre o que correu mal foi exactamente a ocorrência de - communication barriers between the programmer and art teams - ou seja uma questão de comunicação organizacional essencial e para a qual é fundamental que existam bons comunicadores que não precisam obrigatoriamente de serem bons técnicos. Aliás é exactamente por causa desta questão que tenho defendido a criação de cursos de Comunicação orientados para as áreas do Multimédia, ou a denominada área dos Novos Média, que não precisam de possuir uma visão purista da arte ou uma orientação de engenharia dura mas que ficam exactamente no meio dos dois campos ocupando uma visão privilegiada dado os conhecimentos de banda larga adquiridos.

Espero que este projecto sirva para iluminar o caminho a alguns estudantes interessados em videojogos, mas também a alguns colegas para que possamos começar a desenvolver trabalhos nas nossas universidades com qualidades que permitam não só serem orientados para o seio de grandes empresas do meio, e porque não, criarem as suas próprias empresas partindo dos conceitos que desenvolveram nas universidades.

Portal (VALVe, 2007)