janeiro 06, 2012

Where is 2012?, jogo de natal a óleo

Novo jogo, Where is 2012? (2011), de Mateusz Skutnik o game designer de várias séries de jogos Flash, como Submachine ou Squirrel Family. Este trata a temática do Natal e da passagem do ano, e é um verdadeiro doce para os nossos olhos. Jogo integralmente desenhado a óleo. Skutnik refere no seu blog que a criação deste jogo foi uma viagem de volta à sua infância, quando nos bancos da primária passava o tempo a desenhar a jogos, de plataforma.

Platform games. Where you’d go around and push buttons and each time you’d die or go further. Now this game right here is the exact same thought process. I just sketched on paper and then added some actions in the computer. And voila.


O gameplay passa pela típica quest com puzzles point-and-click. Somos o pai natal e vamos à procura da criança perdida, ou melhor do novo ano! Mas a verdadeira beleza está no universo visual criado, pelo qual nos passeamos e com o qual interagimos, vamos entrando nas mecânicas, e estas vão fazendo sentido, recompensando-nos a cada quadro que passamos. Joga-se em 10 minutos, mas vale a pena voltar a jogar. Podem jogar aqui.

Melhor 2011: Artefactos Interactivos Online

Cheguei a pensar fazer um texto com os jogos indie e as aplicações interactivas em simultaneo, uma vez que ambos estão dentro da categoria de media interativos, contudo ficava demasiado pesado em termos de imagens e informação. Deste modo os Indie Games têm o seu texto próprio, e aqui ficam os melhores artefactos interactivos online do ano de 2011. Esta lista diz apenas respeito a artefactos criados para browser web.


1 - Wondermind


2 - A Girl Story 



3 - Desperados Experience


4 - Museum of Me


5 - Being Henry


6 - Take This Lolipop


7 - 3 Dreams of Black


8 - Hugo Boss


9 - Slavery Footprint


10 - Victims of Gang Violence


11 - Arab spring: an interactive timeline of Middle East protests


12 - My Switzerland


13 - Boone Oakley


14 - Pleasure Hunt


15 - Lights - Ellie Goulding

janeiro 05, 2012

Manikako, a auto-estima na criatividade

Manikako é um projecto Filipino que assenta numa ideia simples mas poderosa: kits de materiais reciclados que ensinam às crianças como criar as suas próprias bonecas. Baseado no movimento DIY, suporta-se nos actos de criar e construir para aumentar a auto-estima das crianças.


Para mim é um projecto verdadeiramente encantador. Dá-se a cana, e não o peixe, não para que possam sobreviver, mas para que possam crescer enquanto pessoas. Para que aquelas crianças possam criar as suas próprias identidades, e possam moldar as suas personalidades num mundo melhor. Como associa muito bem, uma mãe filipina no seu blog, a ideia subjacente a tudo isto aproxima-se do conceito da Escola de Waldorf, em que se promove uma aprendizagem integrada entre a componente analítica e a componente criativa. A criação em contacto físico com o mundo, é essencial à compreensão de si.


A história do projecto não é menos doce, nasceu de um workshop de criação de bonecas organizado pela Prof.ª Flaudette May V. Datuin do departamento de Estudos Artísticos da Universidade das Filipinas em 2007, numa das zonas das Filipinas, Bicol, fortemente afectadas pelo Tufão Reming em Dezembro de 2006. Nesse workshop uma criança de 8 anos, Ligia Daroy, criou uma boneca voadora que salvava animais, tendo a boneca depois sido adoptada como mascote dos subsequentes workshops. Seria depois a partir desta boneca que o conceito da Manikako viria a crescer, palavra que em filipino quer dizer "A Minha Boneca".


O projecto acabou por chamar a atenção internacional e a Energizer, fabricante de pilhas, resolveu dar uma ajuda na promoção do projecto patrocinando um filme de uma imensa ternura. O filme foi realizado por Alf Benaza e traduz todo o poder da ideia por detrás da Minha Boneca. Vale a pena ver e rever o filme, e mais do que isso, claro que apoiar a causa, mas também criar outros projectos de Manikako.

janeiro 03, 2012

Virtual Illusion na Eurogamer

Nos últimos meses tenho escrito uma crónica quinzenal, sobre videojogos, para a edição portuguesa da revista online Eurogamer. Com a entrada em 2012 a Eurogamer resolveu criar uma área específica para agregar todos os artigos entretanto escritos. Como era preciso um nome para a área achou-se que nada melhor do que dar o nome deste blog. Assim quem agora for ao site da Eurogamer, e clicar no fundo do menu da esquerda, no item Virtual Illusion, acederá a uma área onde estão todos os artigos entretanto publicados.


Isto vai permitir que a partir de agora as minhas publicações na Eurogamer apareçam como uma extensão do que vou escrevendo aqui no blog. Já eram, apenas fica mais claro. Na verdade os textos que faço para a Eurogamer reflectem por vezes assuntos que começo aqui no blog. Muitas vezes pego num assunto, ou ideia e trabalho-a em função de coisas que já escrevi anteriormente. Não são de todo sumários, nem sínteses, são reflexões mais trabalhadas e que de algum modo servem em complementaridade este blog. Claro que com a particularidade de que todos os textos para a Eurogamer tratam sempre o tema central dos videojogos, enquanto aqui abro a temática a outras dimensões como o cinema, a ciência ou a tecnologia.

janeiro 02, 2012

Off Book: "Book Art"

O 12º episódio da série Off Book trata da arte dos livros, "Book Art". É um episódio dedicado a todos aqueles que continuam a acreditar na persistência do formato de livro em papel. Muitos sabem que eu acredito que o livro em papel irá dar o seu lugar ao formato digital muito em breve.



Contudo isto não quer dizer que eu acredite que o livro acabará com o digital. O livro continuará por aí durante muitos anos, mas será mais neste formato que vemos aqui, o livro como obra de arte, e não mais como um mero contentor de texto produzido massivamente.



Books are in a conflicted state. Should they still exist in a digital era? Will they all be replaced by Kindles and Nooks? These questions dominate the discussion of books in our time. A select group of artists, who use books as their medium, engage this discussion from another angle. From pop culture pop-ups, to surreal sculptural stories, to reformations of antique sacred texts, these creators re-envision what the experience of a book can be. At times playful, and other times profound, this episode explores the boundaries of one of the most important human creations. 

 Episódios anteriores da série Off Book

1 - Light Paint
2 - Type
3 - Visual Culture Online
4 - Steampunk
5 - Hacking Art 
6 - Street Art
7 - Etsy Art & Culture
8 - Video Games
9 - Fashion of Artists
10 - Generative Art
11 - Product Design

janeiro 01, 2012

Melhor 2011: Vídeo Online 3/3

Este artigo é uma continuação do Melhor 2011: Vídeo Online 2/3, dos vídeos de 2011 que partilhei no Facebook ao longo do ano. Para o registo aqui defini as seguintes categorias de vídeo: Nacional (1), Artístico (2), Animação (3), Experiências (4), Narrativa (5), Lugares (6), Mudança (7). Nesta terceira parte apresento as categorias: Narrativa (5), Lugares (6), Mudança (7).

(1)

(2)

(3)


Vídeo Online Narrativa (5/7)

1 - Symmetry

2 - Unhate - The film

3 - Talent for Seeing

4 - John Lewis Christmas 2011

5 - Splitscreen: A Love Story

6 - Buenos Aires: Las Calles de Borges

7 - Mindshare "Storytelling"

8 - Plot Device (Imagem 1)

9 - Tick Tock

10 - Outside Aperture

11 - The Imagineer

12 - A History Of The Title Sequence

13 - The Picture of Dorian Gray

14 - Word as Image

15 - All Art is Advertising

16 - IBM Centennial Film: 100 X 100

17 - We Are The Future

18 - "Premakes" Up! (1965)

19 - History of Gaming

20 - A Day Made of Glass...

21 - The Birds


Vídeo Online Lugares (6/7)

1 - Above and Below (Filipinas) (Imagem 2)

2 - Hey You! What Song are you Listening to? (NY)

3 - Summer feelings (Alps)

4 - A Year in New York (NY)

5 - Brief Moment (France)

6 - HK Honey (Hong Kong)

7 - Traffic in Frenetic (Vietnam)

8 - Live The Language (Paris)

9 - Disneyland Paris - Tilt Shift

10 - Feguro (Iceland)


Vídeo Online Mudança (7/7)

1 - We Miss You

2 - Rhian Touches Herself (Imagem 3)

3 - When Will I Feel Love

4 - Meth Project (Alejandro González Iñárritu)

6 - Just Keep Going, You Got Nothing To Lose

6 - World's Most Typical Person

7 - Growing is Forever

8 - Online Safety Kit - Little Red Riding Mood

9 - AIDES - Clever Dick

10 - Water ink

11 - Losers

12 - Three Generations

13 - A Wake-Up Story

14 - Stella's Voice

15 - Back to the Start

16 - Equals

17 - From Hell

18 - La Verdad

19 - Anti Smoking



Melhor 2011: Video Online 1/3

Melhor 2011: Video Online 2/3

Melhor 2011: Vídeo Online 2/3

Este artigo é uma continuação do Melhor 2011: Video Online, dos vídeos de 2011 que partilhei no Facebook ao longo do ano. Para o registo aqui defini as seguintes categorias de vídeo: Nacional (1), Artístico (2), Animação (3), Experiências (4), Narrativa (5), Lugares (6), Mudança (7). Nesta segunda parte apresento as categorias: Artístico (2); Animação (3); Experiências (4).

(1)

(2)

(3)


Vídeo Online Artístico (2/7)

1 - Pincel de Zorro

2 - Magnus

3 - Breathe

4 - The Lake

5 - Stunt Poetry

6 - The Grim Reaper

7 - Air France - L'Envol (Imagem 1)

8 - Danse(s) by James Bort

9 - The Birth

10 - Soulwax Machine

11 - I Look & Move

12 – Memory Tapes "Yes I Know"

13 - Touchwood

14 - Resonance

15 - Silent Star Wars

16 - Rolling in the beats (live mashup)

17 - Jim Beam - "Bold Choice" Movement


Video Online Animação (3/7)

1 - Mac 'n' Cheese

2 - Defective Detective

3 - Hitch

4 - Moleskine The Little Prince - Carillon

5 - Sometimes the Stars

6 - Skoda - Curriculum Vitae

7 - How to eat your Apple

8 - Poussiere

9 - Bridge (Imagem 2)

10 - PencilHead

11 - Unchained

12 - Jolie Bobine

13 - MIAM

14 - Honda Jazz 'This Unpredictable Life"


Video Online Experiências (4/7)

1 - Experience Zero Gravity (Imagem 3)

2 - The Art of Flight

3 - Experience Human Flight

4 - Avalanche Cliff Jump with Matthias Giraud

5 - Danny MacAskill Plays Capetown

6 - Carving the Mountains (Longboard)

7 - Downhill MTB in New Zealand

8 - Nightsurf

9 - Being There

10 - Kilian Martin: A Skate Illustration

11 - I Believe I can Fly

12 - The Beauty of Mud

13 – Phantom Water Edit (ultra slow motion) 

14 - Raw Lightscapes (Iceland timelapse)

15 - Team Ghost - High Hopes (Ultra slow motion)

16 - Dream Xone

17 - Pipe Plant 

18 - Tchaikovsky Timelapse



Melhor 2011: Video Online 1/3
Melhor 2011: Video Online 3/3

Melhor 2011: Vídeo Online 1/3

Tal como no ano passado, passei umas horas a rever os conteúdos que partilhei no Facebook em 2011. Ao contrário do ano anterior, em que listei os links e os vídeos de animação, este ano resolvi apenas listar vídeos, isto devido ao tempo que levaria para filtrar e catalogar toda a informação como fiz no ano anterior. Só os vídeos eram mais de duas centenas, de modo que assim registo aqui no blog os que me parecem valer a pena recordar, e que para mim ficarão como marca da paisagem do vídeo online de 2011. Claro que para além destes houve ainda os que me levaram a escrever aqui no blog quando saíram, filmes como Rosa, Mondego, Blik, Blind, Mourir Auprès de Toi, ou Forte da Graça. Mas para ver todos os vídeos online partilhados aqui no Virtual Illusion basta seguir a Etiqueta Curtas.


Dividi os vídeos em várias categorias, Nacional (1), Artístico (2), Animação (3), Experiências (4), Narrativa (5), Lugares (6), Mudança (7). Como sempre existem vídeos que podiam estar em mais do que uma, e outros em que tenho dúvidas sobre a sua melhor catalogação, contudo o que conta é que esta nos ajude na pesquisa. Devido à quantidade de vídeos, fiz três posts, começando pela categoria Nacional.


Vídeo Online Nacional (1)

1 - Lifeline, André Gaspar

2 - Portugal 2011, Turismo de Portugal, I.P.

3 - Um Dia Como os Outros, Dario Silva

4 - Póstroika, João Maria Condeixa

5 - Violência Doméstica, CIG

6 - Vampire Bash, António Silva

7 - The Hunt, Ricardo Garcês

8 - Portugalnomics: Ep. 1, Câmara Cascais

9 - Portugal Melhor, Excentric

10 - Sagres Preta Chocolate

11 - Sean Riley & The Slowriders - Everything Changes

12 - Luisa Sobral - Not There Yet

13 - We Trust - Time (Better Not Stop)

14 - Rouge - "Li Azul"

15 - Utter - "In The End"

16 - Daniel Pinheiro Wildlife Showreel 2011

17 - Vídeo Português 2011 Mais Visto



Melhor 2011: Vídeo Online 2/3
Melhor 2011: Vídeo Online 3/3

dezembro 31, 2011

Melhor 2011: Análise e Top dos Jogos Indie

2011 foi o ano da consagração total dos jogos indie, nunca foram produzidos tantos jogos, nem tanta coisa foi escrita sobre os jogos independentes. O Independent Games Festival 2011 recebeu 567 videojogos, para entrar em competição, mais 45% do que no ano anterior. Posso dizer que em termos de hábitos de jogo, aqui também não foi diferente, jogou-se particularmente muitos jogos flash, downloadable, browser, e facebook. Foram muito poucos os jogos de caixa e dos grandes estúdios comprados e jogados este ano por mim. Claro que como poderão reparar estão ausentes da minha lista os jogos mobile (iOS e Android), não por não acreditar no seu valor, mas por não ter ainda plataforma para os testar e porque na verdade não jogo muitos jogos quando estou em trânsito, desse modo fica de fora uma grande parte do mercado indie atual. A lista aqui apresentada foi escolhida tendo por base os seguintes critérios: conceito (mensagem de fundo), gameplay (espaço, acções e regras), narrativa (progressão e recompensa), arte visual (coerência e técnica), música (sintonia com a obra e extensão). Como tal fiz uma lista dos 15 jogos de 2011 que mais me comoveram, e nos primeiros lugares ficaram também os melhores em cada critério.

1. Bastion, Amir Rao, Adventure/Action, USA, PC [Melhor Jogo]

2. Kingdom Rush, IronHide, Tower Defense, Uruguay, Flash [Melhor Gameplay]

3. Binding of Isaac, Edmund McMillen, Adventure, USA, Mac [Melhor Conceito]

4. The Tiny Bang Story, Colibri Games, Adventure, Russia, PC [Melhor Arte Visual]

5. Oíche Mhaith, T. Cavanagh & S. Lavelle, Adventure, UK, Flash [Melhor Narrativa]

6. Jamestown: Legend of the Lost Colony, Final Form Games, Space Shooter, USA, Mac  [Melhor Música]

7. Under Siege, Seed Studios, RTS, Portugal, PS3

8. Wonderputt, Damp Gnat, Puzzle, UK, Flash

9. Grey, Kevin McGrath, Platform, USA, Flash
10. ImmorTall, Evan Miller, Adventure, USA, Flash
11. Dusk, Stephen Whichello, Platform, Australia, Flash
12. Fat Wizard, Matt Thorson, Strategy/Action, Canada, Flash
13. A Mother in Festerwood, Austin Breed, Art Game, USA, Flash
14. Intruded, A Small Game, Adventure, Sweden, Flash
15. Minecraft, Markus Persson, Creative, Sweden, Java

A estes muitos outros se poderiam juntar, tais como Quit Smoking de Chris DeLeon; Cave Story + de Daisuke Amaya; English Country Tune de Stephen Lavelle (aka Increpare); Frantic Frigates do BerzerkStudio; NightSky de Nicklas Nygren; ou Ragdoll Canon 4 de Evgeniy Kuzmin. Para quem quiser ver a lista completa, aqui fica o link para as minhas notas dos jogos que vou jogando. Sobre Minecraft quero dizer que aparece aqui em 15º apenas como homenagem ao facto de ter saído este ano oficialmente. Porque o jogo já anda aí desde 2009.

Mas então o que são jogos indie? As definições são muitas, deixo-vos a forma como vejo este universo. São jogos feitos por pequenas equipas de 1 a 4 pessoas, podendo depois nos casos mais elaborados recorrer a várias pessoas de segunda linha para questões especificas ou picos de desenvolvimento, de qualquer modo são equipas que não passam os 15 elementos no total. Para além disso, e mais importante em termos de definição, é que são equipas que trabalham sozinhas sem o apoio de qualquer produtora ou distribuidora. Ou seja, a produção do jogo é realizada pelos próprios criadores, não existe uma encomenda, ou um produto a desenvolver. Uma equipa de pessoas junta-se e decide fazer um jogo, pega em todo o seu know-how e no seu tempo disponível e investe na criação desse jogo. Pode claro existir a entrada de dinheiro externo, como patrocínios ou concursos realizados pelos próprios. Isto claro que gera uma outra coisa fantástica que é a ausência de barreiras geográficas à criação e a consequente diversidade cultural. Ao longo deste ano joguei jogos de países como o a Austria, Bélgica, Brasil, Canada, Rep. Checa, Dinamarca, Hungria, Italia, Japão, Malasia, Mexico, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Russia, Singapura, Eslovaquia, Suécia, Suíça, Uruguay ou Ucrania. É absolutamente fantástico ver toda esta diversidade, todo este interesse sem fronteiras.

Do que aqui descrevi, e dada a quantidade de jogos que apareceram criados um pouco por todo o mundo, percebe-se o receio das grandes produtoras e das consolas. Algumas declarações feitas neste ano são aberrantes como as do presidente da Nintendo America dizendo que "a empresa não estava interessada em fazer negócio com hobistas ou criadores de garagem"!!! Por outro lado a Microsoft não fez estas declarações, mas a forma como começou a tratar os criadores de jogos para a XBLA diz-nos que devem pensar exatamente como o presidente da Nintendo América. Se não veja-se o que tem a dizer a equipa 2D Boy da XBLA. Ou para ficarem ainda mais esclarecidos sobre a forma como a Microsoft trata os indies, leiam o excelente Postmortem de Super Meat Boy (2010). A verdade é que os criadores indie não precisam da Micosoft ou da Nintendo para nada. Veja-se o caso da indie Zeboyd Games, criadores de Breath Of Death VII (2010) e Cthulhu Saves The World (2010), vieram a público dizer que estes seus dois jogos tinham gerado mais lucro em apenas uma semana no Steam, do que em um ano e meio na XBLA! Aliás só vem reforçar o que diz Jonathan Blow, o criador de um dos mais importantes indies de sempre, Braid (2008), numa entrevista à EDGE, que os criadores nunca tiveram a vida tão facilitada como agora.


No meio de tudo isto falta ainda explicar a quem continua a ter dúvidas sobre os jogos indie, um detalhe que se chama marketing. Os jogos indie, como são produzidos pelos próprios criadores possuem recursos apenas e só para alimentar o desenvolvimento, não se podem dar ao luxo de criar todo um pacote de marketing que sustente e venda a obra no mundo. Só para terem uma ideia os jogos da grande indústria gastam 30% do total de todo o bolo em marketing. E isto não diz apenas respeito a publicidade, a cartazes e anúncios, mas a todo um trabalho de retaguarda de relações públicas, de "fazer falar" do jogo. Um dos casos mais gritantes do impacto de não se ter dinheiro para promover um jogo, está nos próprios festivais. Ainda recentemente Ste Pickford um game designer britânico que tem criado jogos desde os tempos do ZX Spectrum, veio falar sobre valores exorbitantes que um festival como o BAFTA exige apenas para inscrever o jogo e ser considerado.

Posto tudo isto, não restam dúvidas sobre o potencial dos videojogos, sobre as mudanças que se vão acentuar na indústria dos videojogos internacional em 2012. Fiquem com a lista dos jogos indie mais aguardados para 2012 do Michael Rose. E esperemos que em Portugal continue a aumentar o interesse das pessoas em criar, e com isso aumentem as equipas de criadores e claro o número de jogos nacionais criados.