segunda-feira, janeiro 18, 2010

Artistas 3d PT

Já ando para listar aqui esta informação há bastante tempo mas não é fácil colocar cá tudo o que se quer porque o tempo não abunda. Então hoje depois de ter visto uma reportagem no Facebook (da SIC colocada pelo Leonardo) sobre o Bruno Mayor, achei que em vez de falar aqui apenas dele deveria antes colocar cá toda a informação sobre Artistas Portugueses de 3D. Antes disso vejam o trabalho de fim de curso na Supinfocom de Bruno Mayor.



O que mais impressiona neste trabalho, nem é tanto a componente de modelação 3d ou mesmo de composição, mas é um excelente trabalho de direcção - ritmo, enquadramentos, montagem e animação. E esse trabalho é em grande medida feito pelo Bruno e por isso mesmo foi reconhecido por empresas como a Dreamworks.

A lista que se segue foi conseguida através de trabalhos vistos online (cgsociety.org), em revistas como a 3D Artist ou a 3D World, e muitos dos nomes discutem regularmente no fórum Dim3nsão. Neste fórum podem ser lidas algumas interessantíssimas entrevistas a alguns destes artistas. Temos portugueses em algumas das maiores empresas do mundo em 3d - Pixar, Framestore, CIS-Vancouver. Ao nível das empresas nacionais a Ingreme continua a destacar-se.


UP e Where the Wild Things Are, são dois filmes de 2009 com marca portuguesa.

André Pinguinha - freelancer (Portugal)
Artur Leão - Ingreme (Portugal)
Bruno Mayor - Dandelion Studios (UK)
Fernando Martins - freelancer (Portugal)
Hélder Real - freelancer (Portugal
Luís Mouta - freelancer (Portugal)
Marco Peixoto - Kontentor (Portugal)
Mario Domingos - freelancer (Portugal)
Miguel Angelo - freelancer (Portugal)
Pedro Mota Teixeira - freelancer (Portugal)
Rui Romano - Ingreme (Portugal)
Sergio Duque - freelancer (Portugal)

Agradeço desde já todos os que puderem contribuir para esta lista.



Enviar um comentário