“This is real honor for me, especially considering the other movies in this list... These are some of the finest cinematographers, and I’m not sure I deserve to be among them, but I am very happy to be. They are all explorers.”Bruno Delbonnel começa pelo cinema francês com o seu ponto alto em Amélie mas depois disso trabalhou desde o cinema do puro espectáculo de Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009) ao cinema poético de Aleksandr Sokurov, Faust (em produção). Clique sobre as imagens para ver em maior resolução.
Ficam aqui os restantes eleitos do Top 10. Tenho a dizer que concordo com praticamente todos à excepção do segundo classificado, Children of Men (2006). Existe um claro trabalho de homogeneização da cor com destaque para os castanhos e cinzas e esse trabalho é muito bem conseguido, contudo restam dúvidas quanto a um lugar tão proeminente numa década cheia de diversidade, ousadia e beleza fotográfica.
Children of Men (2006), Emmanuel Lubezki
Saving Private Ryan (1998), Janusz Kaminski
There Will Be Blood (2007), Robert Elswit
No Country for Old Men (2007), Roger Deakins
Fight Club (1999), Jeff Cronenweth
The Dark Knight (2008), Wally Pfister
Road to Perdition (2002), Conrad L. Hall
Cidade de Deus (2002), César Charlone
American Beauty (1999), Conrad L. Hall
[a partir de Sound+Vision]