Saber que o tempo que se passa em contacto com os conteúdos raramente pode ser considerado trabalho uma vez que do ponto de vista produtivo o resultado é nulo, contudo não pode existir trabalho no seu encalço sem a realização desta tarefa menos nobre que pressupõe: ver, ouvir, ler, jogar e interagir. Assim vejamos o que é necessário para que possamos prosseguir uma carreira académica na área do entretenimento digital e media interactivos, tendo em conta um dia com 24 horas.
um dia, 24 horas
- VER - Cinema - 105m
- VER - Séries TV - 60m
- JOGAR - Jogos Digitais - 60m
- INTERAGIR - Conteúdos Online - 45 m
- INTERAGIR - Novos Softwares - 30 m
- LER - Literatura Ficção - 60m
- LER - Literatura Técnica - 45m
- LER - Jornais e revistas - 45m
- LER - Papers - 45m
- OUVIR - Música - 15 min (e enquanto outras tarefas)
- PENSAR - Reflectir - 30m
- ESCREVER - Ideias - 15m
- DESENHAR - Esboços - 15m
- PRODUZIR - Gestão/Organização - 15m
- PRODUZIR - Programação de computadores - 60m
- PRODUZIR - Composição/Desenho digital - 60m
- PRODUZIR - Papers - 15m
"Some days I'm just overwhelmed by everything on my to-do list" Chris Hardwick
Mas ainda temos a família, a mulher que quer ser ouvida, os filhos que vão e vêem do infantário, que querem interagir, brincar, falar, mudar fraldas e contar histórias. Para acompanhar temos ainda as compras de casa, os tempos para almoçar e jantar, a manutenção da habitação e dos transportes, as contas da casa, as interacções com o banco, os seguros, e as empresas que prestam serviços. Para isto, nada menos do que 5 horas diárias, e ficamos com uma soma de 24h00.
Até parece que afinal apesar de parecer um pouco cansativo e até talvez esgotante é bem possível. Só nos esquecemos foi do tempo para dormir. Pois, é que no meio de tudo isto ainda temos de arranjar tempo para dormir. Será então isto possível.