No caso que mais nos interessa as Ciências da Comunicação (Communication Sciences) a Universidade do Minho mantém o 2º lugar como já vem sendo tradição, com uma média no último candidato de 160,2.
A média aqui apresentada corresponde à nota do último aluno a
entrar nas licenciaturas públicas em Ciências da Comunicação em 2011
entrar nas licenciaturas públicas em Ciências da Comunicação em 2011
Na Universidade do Minho o curso de Ciências da Comunicação ficou em 4º lugar, apenas atrás de Medicina, Engenharia Biomédica e Bioquímica, tendo a Universidade registado um preenchimento de 92% das suas vagas.
A área das Ciências da Comunicação, à semelhança de outras, encontra-se distribuída por várias áreas do saber ou ainda em campos mais restritos desse mesmo saber, exemplos são: a Comunicação Social, as Relações Públicas, a Educação, o Marketing, Relações Públicas, Audiovisual, o Multimédia, os Media Interativos.
De todos estes interessa-me aqui destacar os que se dirigem em concreto a uma sub-área das Ciências da Comunicação, o domínio Criativo e Tecnológico. Abaixo podem encontrar as médias dos cursos que conseguiram preencher todas as vagas neste domínio,
169.0 Design de Comunicação (UL FBA)
166.5 Design de Comunicação (UP FBA)
159.0 Arte Multimédia (UL FBA)
152.0 Tecnologia da Comunicação Multimédia (ESMAE)
147.0 Audiovisual e Multimédia (IPLisboa)
143.6 Tecnologia da Comunicação Audiovisual (ESMAE)
143.5 Comunicação e Design Multimédia (IPCoimbra)
143.4 Design Gráfico e Multimédia (IPLeiria)
142.5 Design Multimédia (UC)
140.6 Design Gráfico (IPCA)
137.3 Cinema (UBI)
131.5 Novas Tecnologias da Comunicação (UA)
129.9 Comunicação e Multimédia (UTAD)
129.0 Arte e Multimédia (UMa)
125.8 Design de Comunicação (UAlg)
124.8 Artes Visuais - Multimédia (U.Evora)
121.7 Design Multimédia (UBI)
120.5 Tecnologias de Informação e Comunicação (UL)
118.4 Tecnologias de Informação e Comunicação (UTAD)
Interessa ainda registar que os dois cursos de licenciatura criados há três anos na área dos videojogos não conseguiram preencher as vagas nesta primeira fase. As razões podem ser várias desde a localização das escolas aos receios nas saídas profissionais... É uma discussão que merece uma maior reflexão, para já fica a informação de que existem ainda vagas nestes cursos (vagas/preenchidas).
30/10 Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais (IPCA)
40/18 Design de Jogos Digitais (IPBragança)
[Este trabalho foi realizado com os dados provenientes do Ministério da Educação e Ciência]
Sem comentários:
Enviar um comentário