sábado, setembro 18, 2010

Sumário da Videojogos 2010

Foi a terceira conferência organizada pela equipa da Sociedade Portuguesa das Ciências dos Videojogos, a primeira em Novembro 2008 com o nome Digital Games 2008 e que criou a base para a criação da Sociedade, a segunda em Novembro 2009 já sob o nome de Videojogos 2009 e agora a terceira em Setembro 2010, a Videojogos 2010.

A Videojogos 2010 foi uma conferência académica de bom nível, com artigos a variar entre o muito bom e o regular, não vi ao longo dos dois dias nenhum artigo medíocre o que é muito bom tendo em conta que ainda estamos a criar o campo e a receber pessoas todos os anos vindas de áreas muito diversas.

Audiência da Videojogos 2010 no IST Taguspark

No campo das demos, a grande maioria foi apresentada a partir de projectos de alunos de mestrado e doutoramento do IST, UTAD, UMinho, UA, UBI, IPCA, UC e Belas Artes de Lisboa. As demos foram depois avaliadas por um júri constituído por jornalistas da praça portuguesa da área dos videojogos e que resolveram atribuir o 1º prémio a "Xinky's World" e uma menção honrosa para "Grim Business".

Xinky's World, Prémio da melhor demo na Videojogos 2010

Considero que a tarde do primeiro dia foi dos momentos altos da conferência com a muito interessante track da indústria onde decorreram apresentações da - PDM, RTS, Biodroid, Miniclip e EA España - seguidas da apresentação oficial do Kinect pela Microsoft.

A PDM apresentou-nos o seu jogo Almansur que trata um universo on-line seguindo uma lógica de estratégia política e militar, passado na idade média. O jogador representa o papel de um líder medieval que tem de levar o seu país até à grandeza e glória.

Almansur, jogo online medieval

A RTS é uma das empresas pioneiras em Portugal no campo do desenvolvimento de videojogos. Tem apostado quase tudo no campo dos jogos casuais socorrendo-se de portais internacionais de distribuição. Na sua apresentação pudemos ver um excelente reel e foi ainda defendido por Pedro Costa que o futuro deixou de estar nos casual, passando agora para os social e mobile.

Real Time Solutions REEL

A Biodroid apresentou um Post-mortem do jogo Miffy's World (2d) para a Nintendo DS explicando detalhes sobre a propriedade intelectual (IP) e a interface. Depois disso ainda introduziu o jogo de acção-aventura 3d, Replika para a PSN.

António Saraiva apresenta o post-mortem de Miffy's World (2010)

Miffy's World (2010) trailer

A Miniclip.com aproveitou para traçar um pouco do historial da empresa e dar a conhecer o estúdio acabado de criar em Lisboa integralmente dedicado aos jogos mobile, em concreto para iPhone, iPad, e iPod. Foi detalhado o modo como a empresa trabalha a IP e onde se pode perceber que ao contrário de muitos outros portais de jogos, aqui estes são produzidos pela própria empresa. Sérgio Varanda, o responsável pela área mobile e pelo estúdio em Portugal, colocou o dedo na ferida ao falar sobre as dificuldades que tem tido em conseguir contratar ilustradores versáteis e programadores avançados em C++ no nosso país.

Sérgio Varanda apresenta o estúdio Mobile da Miniclip.com

Finalmente tivemos uma apresentação da Electronic Arts España, que se dedica particularmente aos aspectos de "localização" dos jogos e ao marketing.

Verónica Pérez da Electronic Arts España

Já no final deste primeiro dia e para total descompressão aconteceu a primeira apresentação pública em Portugal do Kinect da Microsoft que foi um claro sucesso junto de uma sala repleta de pessoas ansiosas por ver a nova tecnologia em acção. Os animadores da Microsoft executaram um bom trabalho e quem experimentou ficou muito satisfeito com a fluidez do sistema.

Leonel Morgado foi um dos primeiros na audiência a experimentar o sistema.

A abrir o segundo dia tivemos a convidada Sara de Freitas, directora do Institute of Serious Games em Inglaterra e que nos trouxe um rol de projectos na área de serious playing. Pudemos perceber desta apresentação como o futuro dos jogos pode ser algo muito mais presente na nossa realidade no futuro próximo, principalmente em sistemas de tutoria e ensino fazendo uso dos processos de simulação.

Sara de Freitas na Videojogos 2010

Na sessão de encerramento foram entregues os prémios para as primeiras três melhores demos, já acima referenciadas, e apresentado o vencedor do prémio Best Paper seleccionado de entre os nomeados da fase de revisão de papers pelos pares. Abaixo podemos ver os seleccionados e a vermelho o paper vencedor.

Ancient and Medieval Battle Simulator

Pedro Vaz, Pedro Santos e Rui Prada
Instituto Superior Técnico e INESC-ID

As funcionalidades dos Social Games integrados as Redes Sociais
Talita Déda e Nelson Zagalo
Universidade do Minho

Capacitação dos criadores de jogos independentes para o exercício de desenho de som
Valter Alves e Licínio Roque
Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Viseu

O amadorismo na indústria dos jogos digitais: uma perspectiva teórica

Alexandre Rodrigues
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa


Enviar um comentário