abril 03, 2010

jogo Português no iPad no dia de lançamento

O dia de hoje ficou marcado pelo lançamento oficial nas ruas do iPad, como se pode ver na reportagem do engadget na imagem acima tirada na 5ªAvenida na loja da Apple com o cognome "The Cube", foi a loucura por parte de todos os techies e ansiosos pela última tecnologia. Para os ansiosos aconselho o visionamento do unboxing realizado pelo engadget ainda na própria loja.
O real impacto de algo tão diferente (ou não) como o iPad só o tempo o dirá, uma vez que cada vez mais acredito no facto de que as tecnologias só são aquilo que as pessoas fizerem com elas. Ou seja sabemos que o iPad está direccionado ao uso na sala de estar no sofá, e no quarto na cama, que está direccionado ao consumo puro de conteúdos interactivos online e pouco ou nada direccionado à productividade, mas será assim? Aquilo que nos parece, ou os objectivos para os quais foram desenhadas as tecnologias foram tantas vezes transformadas que mais vale aguardar e ver.

Mas se fiz este post não foi para divagar sobre o interesse do iPad mas antes para vos dar a conhecer algo muito mais importante que isso, o facto de pela primeira vez no surgimento de uma plataforma de videojogos (porque também o é) termos um videojogo Português a ser lançado em simultâneo com a mesma. E falo de Smuggi, criado e desenvolvido pela TECField Design Team (TDFT.org), uma empresa de Braga liderada por João Martinho.
Screenshot do Smuggi (2010) à venda na iTunes no dia de hoje.

Como é que isto foi possível, nada melhor do que ouvir o próprio criador, o João Martinho,
A Apple lançou um desafio a todos os developers de iphone para que, quem conseguisse elaborar um projecto consistente até 27 Março, e se o mesmo fosse seleccionado, iria participar na festa da Grand Opening da iPad Store... Esta oportunidade seria única para uma empresa pequena, e em portugal, por isso esforçámo-nos bem. Apostamos nos gráficos, no Som, e no Game-play.

Sobre o desenvolvimento do jogo é muitíssimo interessante saber que foi todo desenvolvido em ambiente emulado, uma vez que não foi disponibilizado qualquer hardware aos criadores para o fazerem, aqui ficam mais uma vez algumas palavras sobre o processo de design e desenvolvimento,
O ultimo mês foi incrível ... Em primeiro lugar porque não existe iPad, e tivemos de fazer tudo via simulador, com instruções da Apple. ... não havendo o dispositivo é difícil perceber como o jogo se vai comportar. Fizemos desenhos e imprimimos tudo à escala real do iPad, para ver se o jogo seria interessante... o que vai acontecer é que nem daqui a um mês o iPad estará em Portugal. Por isso irá haver users que irão experimentar o jogo antes de nós ... é estranho ...
Claramente que todo este investimento da parte da TDFT.org lhe permitiu hoje anunciar,
Smuggi game is in the TOP100 USA Board games

1 comentário:

  1. Este é um momento de muito orgulho. Não só para todos os que gostam do trabalho do João Martinho, como eu, mas também para todos aqueles que sabem que certas tecnologias fazem parte da nossa vida futura.

    ResponderEliminar