janeiro 24, 2010

Philippe Starck, desenhando na TV

We are not artists. We must be proud to just make chairs. And you know its one of the more difficult things to do, it's a lot more difficult than make a Sculpture."
Philippe Starck no primeiro episódio da série.

À partida não seria um programa capaz de atrair as massas de designers com a sua conhecida aversão à televisão, mas o facto de ter como host Philippe Starck, não deixa indiferente ninguém. Aliás isso tornou-o obrigatório para qualquer designer.

"Design For Life" é um reality show da BBC que transcende completamente o conceito em si. Já não estamos a falar de escrutinar a vida de alguém, mas antes de escrutinar uma actividade, muito próximo de um cinema documental com laivos de verité. Falo aqui de uma forma conceptual, claramente que no que toca a questões estéticas ou formais são produtos bem diferentes uma vez que aqui existe uma estrutura criada artificialmente e por sua vez explorada dramaticamente também de forma artificial.


Não estamos a falar de algo vazio como o programa original ou os actuais sucessos criados com base na futilidade e banalidade - "Keeping Up with the Kardashians" ou "The Osbournes". Mas algo que se aproxima mais da idea de um Apprentice. É um programa em que todos ganham, os participantes e os espectadores, e até o próprio host, Starck, que é aqui posto à prova. Os participantes porque passam a ser conhecidos e logo obtém mais valor nas suas criações. E nós porque podemos aprender muito sobre a área. Aliás o show consegue mesmo quebrar as regras normalmente rígidas deste tipo de programas, no que toca ao número de saídas e entradas, momentos, etc. Aqui é Starck quem define as regras, e define quantos saem, ou não saem de uma vez.

Os seis episódios que constituem a série podem ser vistos numa única tirada de 6 horas, tal é a gana que nos dá ver o processo criativo a evoluir e perceber em maior detalhe as críticas de Starck. O projecto que acaba por ganhar o show é verdadeiramente inovador, inspirador, ambicioso e capaz, diria mesmo surpreendente.

Como diria Philip Stark, BRAVO e do meu lado je tire mon chapeau, por um espetáculo de televisão que merece verdadeiramente o seu espaço. Se estão interessados em ver, os 6 episódios podem facilmente ser encontrados no site da Vimeo. Já agora fica abaixo a magnífica palestra de Starck na TED em 2007

4 comentários:

  1. O Sir Philippe Starck mais parece um filósofo :-)

    ResponderEliminar
  2. hehehe, acho que é do jeito "bon vivant".
    mas julgo que a sua criatividade advém mais da sua imensa energia, do seu optimismo e boa disposição altamente contagiante. a forma como ele vê o mundo é claramente influenciada pelo modo como ele está no mundo :)

    ResponderEliminar
  3. Find out the perfect mix between 40’s, 50’s and 60’s music legacy and lighting pieces!
    Visit www.delightfull.eu or
    www.youtube.com/DelightfullLighting

    Great post!
    I really need some visual inspiration like this for my next design project for graduate school.
    Can you give me advice on some designers for more inspiration like this one, Beau Mcclellan, Serge Mouille or
    Deligfhtfull.
    I really enjoyed your blog. I’ll come back to see what you post next!

    ResponderEliminar
  4. Philp Starck tem um desgin do meu agrado. É extremamente funcional, sem deixar de ser esteticamente agradável.

    Lembra-me um slogan da Apple: "Design is what works!"

    ResponderEliminar