janeiro 14, 2008

comunicação online

No último post apresentei um dos lados mais perigosos da internet, aliada a uma certa visão ludita da questão. Neste post venho redimir-me e apresentar um brilhante site, Dream Kitchen, desenvolvido pela Ikea que surpreende em várias dimensões - fotografia, composição de movimento, grafismo, conceito, informação e interacção. É com grande interesse e entusiasmo que vejo uma empresa do ramo mobiliário investir tão fortemente num media que ainda é parente pobre da TV no que toca a publicidade. A Ikea está a demonstrar que o potencial de comunicação da web é não só imenso, mas muito superior à televisão. A forma como este site utiliza o media para comunicar visualmente online é extraordinária. Sendo o conceito a Dream Kitchen, esta é apresentada como uma viagem virtual por dentro do sonho onde se pode ver não só o real de uma cozinha mas também o real da sua utilização, com pessoas fotografas em poses de uso.

A passagem entre as cinco cozinhas é ela também muito bem pensada, sendo um espaço meramente de transição foi aproveitado para mostrar objectos em pormenor e dar mais informação sobre eles, nomeadamente os preços.

2 comentários:

  1. Bem interessante. Mas este tipo de sites enfrenta um problema, entre outros, que é o das máquinas onde se consulta. Por exemplo, no computador onde estavá há pouco não consegui aceder ao site.

    De facto, as animações (que, por vezes, necessitam de simples aplicativos, que não podem ser instalados em computadores públicos), e os elementos sonoros nem sempre poderão ser devidamente apreciados.

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  2. O defensor da literacia :). Tens razão, mas não te esqueças que esta publicidade tem um target específico que com certeza tem bons acessos á rede para poderem ver tudo com a melhor das qualidades. Não é por acaso que os sites de outros empresas do mesmo ramo, por vezes possuem apenas o contacto, porque quem lá compra não vai à web, por enquanto. Mas também deixam de vender a quem já faz um uso da web como filtro qualitativo dos produtos.

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