outubro 12, 2007

a inconveniência faz a diferença

F
oi anunciado o Prémio Nobel da Paz de 2007 em ex-aequo para o Intergovernmental Panel on Climate Change e Al Gore. Um prémio partilhado pela luta contra as alterações climáticas e que fez a diferença ao longo dos últimos tempos. Apesar de me considerar uma pessoa minimamente informada, até ver o filme de Al Gore tive sempre algumas dúvidas sobre as alterações climáticas. Vi vários documentários que falavam sobre o horror e vários que falavam sobre a insanidade dessas previsões, alguns desses documentários produzidos com entrevistas a renomeados cientistas da meteorologia, glaciares, correntes marítimas ou atmosfera. E desse modo a minha percepção era de que como muita outra coisa na natureza, as temperaturas eram um fenómeno cíclico. O documentário de Al Gore fez soar as campainhas, os dados coligidos e apresentados de forma tão clara e evidente deixaram pouca margem para as investidas dos grandes interesses económicos contra a necessidade de refrear a produção de CO2 ou seja contra a ostentação produzida por um modelo económico assente no poder do mais forte. Desse modo creio que o prémio foi muito bem entregue e agora só espero que ele sirva pelo simbolismo na luta contra este problema e que o apoio financeiro permita a Al Gore continuar a luta que ainda está longe de chegar ao fim. Aconselho vivamente a visualização do filme "An Inconvenient Truth".

3 comentários:

  1. Olá anónimo, obrigado pelo link e pela abertura da discussão.

    O simples facto de Al Gore ser da nacionalidade que é e ter estado na posição em que esteve é motivo mais do que suficiente para existirem muitas cabeças iluminadas a julgarem o seu trabalho. O meu objectivo não é defender Al Gore, e nem o prémio é atribuido à grande pessoa que Al Gore foi, mas antes e sim ao trabalho que este desenvolveu em função de uma causa e acima de tudo ao facto desse trabalho ter de algum modo marcado uma diferença ou cisão entre um antes e um depois.

    A minha admiração por Al Gore, é acima de tudo por esta sua força de vontade e capacidade imparável de levar o mundo a abrir os olhos para uma questão para a qual tem sido fácil lançar argumentação dúbia e gerar confusão dada as enormes dificuldades naturais que a investigação de um fenómeno destes acarreta.

    Aliás para ler outras opiniões e alguns discursos inflamados contra a questão de fundo ou contra Al Gore, basta googlar por "climate changes big lie".

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui a notícia que fez correr alguma tinta, coincidência ou não o facto de o veredicto ver a luz no dia 10.10.2007, dois dias antes do anúncio do prémio. O tribunal inglês criticou o documentário de Al Gore apontando-lhe "nine scientific errors", contudo "court rules documentary can be shown in schools" desde que com o devido acompanhamento e informação adicional dada pelos professores. Os erros podem ser vistos aqui.

    ResponderEliminar