abril 07, 2007

ghost whisperer title design

Esta tarde de sábado enquanto lia o jornal com a televisão ligada assisti a um genérico de uma série de televisão que me fez pousar o jornal. Entre Vidas ou Ghost Whisperer com Jennifer Love Hewitt.


Genérico de Ghost Whisperer (2005-2007)

Excelente utilização de desenho 2d, animados como objectos sobre fundos de excelentes gradações de cor, de níveis pastelizados. A fazer lembrar Ceremony of Innocence (1997). O title design é da autoria de Paul Matthaeus da empresa Digital Kitchen de Seattle. No site é possível ver o genérico entre outros trabalhos. Entretanto fiquei a saber que este genérico esteve nomeado para o Emmy - Outstanding Main Title Design de 2006.

Qual é então o desígnio destes genéricos, para que serve, de que forma são pensados? Para Goldberg e Rabkin (2003) existem 3 tipos distintos de genéricos,

"Format sequences, that actually tell you in narration and in writing what the show is about; Mood sequences that convey the type of feeling and tone they are going for; and Character sequences, which delineate who the characters are and how they interact. Many main titles are combinations of these three sequences." [1]

Como sempre as taxionomizações valem o que valem, e ainda para mais quando se diz no final da classificação que "muitos" dos artefactos objecto da categorização usam combinações. Contudo não posso deixar de julgar interessante a análise tripartida dos objectivos. Eu acredito muito sinceramente que um genérico quando feito com o objectivo de chamar a atenção, pretende sempre adicionar algo ao artefacto que se segue. Ora uma abordagem das linhas narrativas ou das personagens não são em si mesmas algo que pode adicionar algo, mas apenas ajudar a cognição do que se vai seguir. Desse modo para que um genérico se torne interessante, adicione algo, ou seja tenha algo para além do próprio artefacto que encabeça, deve destacar-se pela sua vertente regulatória do mood. Ou seja preparar as pessoas não cognitivamente para o que se vai seguir, mas antes emocionalmente. Isto porque o genérico inicial deve servir de introdução ao mundo ficcional, de sorvedouro de pensamentos externos ao filme, uma filtragem emocional que regulará emocionalmente o estado de recepção do espectador e deixando-o o mais possível à mercê daquilo que será apresentado a seguir...



[1] Goldberg, Lee, Rabkin, William, (2003), Successful Television Writing, Wiley

4 comentários:

  1. Olá,
    este genérico é feito sobre ilustrações de uma ilustradora norte-americana Maggie Taylor, que tem uma obra fabulosa...
    Pode-se espreitar aqui: http://www.maggietaylor.com/

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  2. muito obrigado pela informação que desconhecia. realmente o trabalho dela é excelente, adorei.
    obrigado

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  3. Olá Nelson
    eu sou um aficcionado de Motion Graphics e tudo o que diga respeito ao Design gráfico em geral, principalmente no que envolva movimento. Colecciono e recolho genéricos. Por isso se tiveres material do género para trocar eu terei todo o prazer em fazê-lo contigo porque também tenho já muito material recolhido das mais diversas proveniências. Sendo que a maior parte é de produtoras norte americanas, mercado onde este tipo de trabalho se tem vindo a desenvolver euito, por caua da proliferação das séries de TV e do sucesso cada vez mais crescente das mesmas.

    o meu mail é leonardopereira@entaovadesign.com

    saudações

    Leonardo

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  4. Leonardo, obrigado pelos comentários

    enviei-te um e-mail à bocado, mas foi devolvido por teres a tua mail box cheia.

    abraço
    nelson

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