julho 19, 2010

mais uma noite de ballet

Espectáculo da Academia de Bailado Clássico, 16 de Julho de 2010

Foi há um ano que aqui deixei referência ao seu primeiro espectáculo na Academia de Bailado Clássico de Aveiro. Fica o registo de um ano de maturidade e aprendizagem de uma das mais belas e exigentes artes.



Fotografias de Filipa Silva

julho 18, 2010

Cinematografia 1998-2008

Amélie (2001), foi eleito pelos cinematógrafos convidados pela revista American Cinematographer, o filme mais bem fotografado da década de 1998-2008. A fotografia é de Bruno Delbonnel que disse à AC que,
“This is real honor for me, especially considering the other movies in this list... These are some of the finest cinematographers, and I’m not sure I deserve to be among them, but I am very happy to be. They are all explorers.”
Bruno Delbonnel começa pelo cinema francês com o seu ponto alto em Amélie mas depois disso trabalhou desde o cinema do puro espectáculo de Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009) ao cinema poético de Aleksandr Sokurov, Faust (em produção). Clique sobre as imagens para ver em maior resolução.

Ficam aqui os restantes eleitos do Top 10. Tenho a dizer que concordo com praticamente todos à excepção do segundo classificado, Children of Men (2006). Existe um claro trabalho de homogeneização da cor com destaque para os castanhos e cinzas e esse trabalho é muito bem conseguido, contudo restam dúvidas quanto a um lugar tão proeminente numa década cheia de diversidade, ousadia e beleza fotográfica.

Children of Men (2006), Emmanuel Lubezki
Saving Private Ryan (1998), Janusz Kaminski
There Will Be Blood (2007), Robert Elswit
No Country for Old Men (2007), Roger Deakins
Fight Club (1999), Jeff Cronenweth
The Dark Knight (2008), Wally Pfister
Road to Perdition (2002), Conrad L. Hall
Cidade de Deus (2002), César Charlone
American Beauty (1999), Conrad L. Hall


[a partir de Sound+Vision]

julho 16, 2010

Turner no Prado

Appulia searching Appulo, 1814

Mais uma passagem por museus de cultura geral. A exposição temporária que está agora no Prado é do Turner uma exposição que já passou antes pelo Tate e Louvre. Não que seja um grande admirador do artista mas acho que a exposição vale pelo excelente trabalho académico que é apresentado. A exposição chama-se "Turner y los Maestros", o que quer dizer que para as suas obras mais significativas na colecção são apresentadas as influências ao lado, sejam de Rembrandt, Claude Lorrain, Ruisdael, Loutherbourg ou Titian. Por isso mesmo a exposição ganha todo um outro nível de significância porque passamos imenso tempo a realizar comparações técnicas e de traços estilísticos o que nos ajuda a construir uma compreensão muito mais detalhada e aprofundada das características estéticas de Turner.

Snow Storm-Steam-Boat off a Harbour's Mouth, 1842

É um trabalho bastante ambicioso dadas as dificuldades logísticas que estão sempre envolvidas, mas ainda mais pelos riscos contidos na selecção e exposição de perspectivas subjectivas e até contestáveis em alguns casos.

A exposição temporária estará por lá até 19 Setembro 2010.

Apresentação da exposição pelo comissário, Javier Barón Thaidigsmann, Chefe do Departamento de Pintura do Século XIX do Museo Nacional del Prado

julho 14, 2010

Facebook e o acasalamento

Na semana passada dei mais uma entrevista ao Diário Económico para um artigo relativo ao fenómeno do acasalamento via redes sociais que depois surgiu no artigo, "O que o Facebook unir o Facebook pode separar" na edição de 3.7.2010. O artigo, que é da autoria de Angela Marques com ilustração de Gonçalo Viana, começa assim,
"O mundo evoluiu muito: na hora da sedução, passámos do “posso pagar-te uma bebida” para o “posso escrever alguma coisa no teu mural? O “gosto” e “não gosto” do Facebook são os preliminares do século XXI e já ninguém pergunta se nos pode conhecer – passa-se logo para a amizade, para a partilha de fotografias, de vídeos e considerações mais ou menos inteligentes sobre a vida e amoda em geral.
Do meu lado o que dizer sobre estas constatações, entre muitas outras questões que se me levantam, a minha tendência para as perspectivas biológicas sugerem algo mais natural do que à partida possa parecer algo que assenta em princípios básicos de sobrevivência da espécie e como tal,
“A razão disto prende-se com a necessidade fundamental que temos de viver em grupo e de ter companhia. Como tal todas as possibilidades que se abrem à hipótese de construção de relações com o outro são aproveitadas. A parte benéfica das redes sociais é que aqui o contacto social possui uma rede de segurança que é a distância física e o assincronismo.”
Adam and Eve (1528) de Lucas Cranach the Elder

Claramente que aponto aqui apenas os vectores positivos deste novo modelo de propagação da espécie, mas deixo os negativos para outro momento.

da UMinho para o Texas

Chega-nos uma reportagem do Mundo Universitário sobre os estudantes portugueses financiados pela ZON para realizar um curso de Scriptwriting Intensivo nos EUA durante dois meses. Pode ver-se na reportagem como se estão a dar com a experiência e podemos sentir que a escolha das pessoas foi bem conseguida, todas elas respiram cinema e isso é o mais importante. Do lado da Universidade do Minho temos a Susana Neves ex-aluna de Comunicação que aproveitou esta oportunidade para arriscar o que tinha já conseguido desde a concretização do curso. A Susana criou um blog para poder reportar tudo o que se vai passando no Texas e de algum modo aprofundar ideias que vai tendo para a sua curta.

Para quem não teve oportunidade de partir nesta viagem de foro cinematográfico fica a hipótese de participar na produção dos filmes. A Susana Neves disponibilizou já informação aos alunos da Universidade do Minho e alguns aceitaram o repto com entusiasmo. Para quem ainda quiser participar, basta contactar a Susana ou a mim directamente. Os mais interessados têm sido os alunos que este ano terminam o seu curso em Ciências da Comunicação, variante de Audiovisual e Multimédia, nomeadamente vários elementos por detrás de um dos melhores projectos de curta-metragem deste ano, Cliché, o Mais Sexy Banho de Sangue do Ano... (2010). Em breve iremos disponibilizar todos os trabalhos realizados pelos alunos deste ano lectivo no canal YouTube do curso.

julho 13, 2010

um épico sobre Ciência e a Mulher

Agora (2009) de Alejandro Amenabar é um hino à ciência e um alerta contra todos os fundamentalismos religiosos e outros. Não podemos nem devemos ficar indiferentes à sua mensagem que nos aparece tão actual. É interessantíssimo analisarmos o estado das coisas prévio à imposição da religiosidade no que toca ao respeito pela ciência e à igualdade de estatuto entre homem e mulheres. Claramente que não seria o ideal de uma sociedade ainda, a existência da categoria de escravos perturba por completo essa noção. Contudo e mais uma vez percebe-se como a ciência pode ajudar a eliminar essa diferença, como pode ajudar a fazer desaparecer essa desigualdade.

Enquanto filme do género Épico vai contra todos os seus naturais ingredientes - herói masculino, o poder do grande número, a acção bruta e visceral. Aqui o que nos vai tocar é o debate acerca da liberdade do pensamento e o choque de ver essa liberdade professada por uma mulher de um modo completamente natural e aceite pela sociedade de há dois mil anos atrás.

Graças à reconstituição de cenários físicos e com muita pós-produção é-nos dado a ver toda a Biblioteca de Alexandria no seu esplendor, mas o que nos vai tocar é o magnífico trabalho de Amenabar na condução das expectativas, na mestria que possui na gestão da narrativa como nos atrai e nos guia até ao clímax. Tem demonstrado, desde o seu filme de graduação Tesis (1996), que é capaz de controlar na perfeição os tempos de espera para nos fazer chegar a informação necessária à compreensão e criação de emoção necessárias à progressão narrativa. Em Agora e com um orçamento muito diferente do que teve até agora delicia-nos visualmente, e utiliza toda a sua mestria de direcção de cena para criar um espantoso mundo grego, dar-nos a ver pelos olhos dos seus habitantes, sentir o calor daquele local, e experienciar um local nunca antes visto mas apenas imaginado.

Amenabar diz-nos no site do filme que o faz com o sentido de extrair o que de melhor representaria a biblioteca de Alexandria,
"Our goal, with this film, was to apply emotion to what happens in the universe; all the emotion that comes from trying to unravel the mystery of the cosmos"

julho 11, 2010

"campeona del mundo"


Aterrei em Barajas no intervalo do prolongamento com 35º e entrei no taxi no momento em que se iniciou a segunda parte, a viagem demorou exactamente 15 minutos. Foi a corrida de taxi mais louca que alguma vez vivi. Ouvir os jornalistas do OndaCero dizer asneiras em directo, a berrar e a gritar de desespero, chamar de Titans e Salvadores aos jogadores, gritar pela Espanha, "estamos todos nesse campo". Até ao momento do golo em que tudo explodiu, eu e o taxista chegámos a pensar que os homens da rádio iam ter um enfarte em directo, gritando de "Milagre", de "Campeones" de "Gigantes","el gol es de toda la España, para los padres, los niños, los abuelos e todos, e todos, e todos..."

É indescritível, as pessoas querem expressar a alegria que sentem, querem transbordar, pôr cá fora, mostrar a todos, algumas pessoas gritam desesperadamente, outras arranham-se na esperança de não estarem a sonhar, sentem que precisam de explodir, sair para fora do corpo... No bar do Hotel as pessoas choram e riem, abraçam-se e olham para a TV, algumas ainda não acreditam.


Na televisão na passerelle de entrevistas da Tele 5 no estádio, Rafael Nadal está rouco e quase sem fala. Placido Domingo mais sereno mas falando que esperava ver a Espanha pelo menos uma vez na sua vida na final, mas ser campeão da Europa e agora do Mundo é demais. Casillas depois de começar a chorar dá um beijo na boca à repórter que o entrevistava e foge deixando-a completamente sem fala e sem jeito...

UPDATE 12.7.2010: encontrei no YouTube a montagem com as imagens do golo com a voz do locutor da Onda Cero, Alfredo Martínez. Aliás esta mesma montagem está a passar nos vários canais por cá.



"Quiero llorar, quiero gritar.... serás Eterno Iniesta, serás Inmortal Iniesta... viva... viva España..."

julho 06, 2010

Livros Digitais Interactivos

Para quem se interessa por questões relacionadas com a interactividade, com a produção e criação de conteúdos interactivos apareça na próxima sexta-feira, 9 de Julho 2010, pelas 15h no auditório B1 da Universidade do Minho. Estarei lá no 8º Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração a fazer uma palestra intitulada "Livros que nos envolvem outra vez… na qual irei "abordar noções do que pode ser uma experiência interactiva e exploratória através do uso da conexão do livro com o computador e dos novos mundos narrativos permitidos por esta nova abordagem do livro".

Algo sobre o qual o interesse explodiu recentemente com o aparecimento do iPad, não só o livro mas as próprias revistas. O exemplo que aparece no vídeo abaixo é da primeira grande experiência criada pela Wired em conjunto com a Adobe para o iPad.




UPDATE 16.07.2010: Slides da conferência

julho 03, 2010

Filmes de Junho 2010

Aqui fica a lista de Junho. Scorsese continua numa linha dura tanto no conteúdo como graficamente, Tom Ford um estilista estreia-se com um grande filme no cinema e Varda transporta-nos ao longo de meio século de história do cinema e arte, e para fechar finalmente vi o filme,
To Kill a Mockingbird
, do qual faz parte um dos mais importantes genéricos da história do cinema, criado por também um dos designers mais influentes no campo Stephen Frankfurt.

xxxx Shutter Island, 2010, USA, Martin Scorsese

xxxx A Single Man, 2009, USA, Tom Ford

xxxx Les Plages D'Agnés, 2008, France, Agnes Varda

xxxx To Kill a Mockingbird, 1962, USA, Robert Mulligan

xxx Unthinkable, 2010, USA, Gregor Jordan

xxx The Book of Eli, 2010, USA, Hughes Brothers
xxx Sherlock Holmes, 2009, USA, Guy Ritchie
xxx The International, 2009, USA, Tom Tykwer
xxx Public Enemies, 2009, USA, Michael Mann

xxx Coco avant Chanel, 2009, France, Anne Fontaine
xxx The Day the Earth Stood Still, 2008, USA, Scott Derrickson

xxx Ponyo, 2008, Japan, Hayao Miyazaki
xxx Le Cercle Rouge, 1970, France, Jean-Pierre Melville

xx The Proposal, 2009, USA, Anne Fletcher
xx The Country Teacher, 2008, Czech Republic, Bohdan Sláma
xx Keeping Mum, 2005, UK, Niall Johnson
xx Pierrot le Fou, 1965, France, Jean-Luc Godard

x Nobel Son, 2007, USA, Randall Miller



[Nota, Título, Ano, País, Realizador]
[x - insuficiente; xx - a desfrutar; xxx - bom; xxxx - muito bom; xxxxx - obra prima]