dezembro 16, 2009

Pedro Costa na Criterion

A mais importante editora de DVDs de cinema de autor, a Criterion, prepara-se para lançar em Março de 2010 uma Box Set de Pedro Costa. A caixa intitulada "Letters from Fontainhas" trás três filmes: Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude Em Marcha (2006).

A editora é importante não só por publicar filmes que dificilmente se poderão encontrar em qualquer outro catalogo internacional mas também porque tem feito um enorme trabalho na busca pelas melhores cópias existentes para poder realizar transfers de qualidade, assim como tem realizado imenso trabalho de restauro de algumas dessas obras. Os DVDs editados pela Criterion são autênticos objectos de colecção e alguns entretanto esgotados (por falta de copyright entre outras razões) podem ser encontrados na ebay a preços proibitivos.

One of the most important artists on the international film scene today, Portuguese director Pedro Costa has been steadily building an impressive body of work since the late eighties. And these are the three films that put him on the map: spare, painterly portraits of battered, largely immigrant lives in the slums of Fontainhas, a neighborhood on the outskirts of Lisbon. Hypnotic, controlled works, Ossos, In Vanda’s Room, and Colossal Youth confirm Costa as a provocative new cinematic poet, one who locates beauty in the most unlikely of places.

dezembro 13, 2009

da ICIDS para a Quantic Dream

Depois de uma conferência de três dias a discutir sistemas computacionais inteligentes para Storytelling Interactivo sabe bem ler uma entrevista a uma equipa, a Quantic Dream, que está mais preocupada com a componente estética da narrativa do que com a sua sistematização e funcionalização. E que com essa ênfase apresenta soluções verdadeiramente inovadoras e capazes de elevar o state-of-the-art da área. Nomeadamente ao nível do uso de câmaras em Heavy Rain (2010), veja-se o excerto abaixo.

What kind of camera are you using? It's not clear to me based on what I've seen.

It's cinematic cameras, because at any point in the game you always have two cameras tracking you. We didn't want to have a camera in the back or first-person; we wanted to give a very cinematic feel to the game, and so we're using this system that works pretty nicely, actually. It looks far better, if you ask me.

How large is the camera team?

We have four people working on the cameras, which is quite a big team.

It is!

Every moment in the game, someone thought of the two camera angles. I think to a certain degree it's giving perspective; it characterizes the playable characters even more.

Do these people come from the game industry, or did you also consult film?

No, most of them come from the movie industry. They have movie experience; this is really what you want.

dezembro 11, 2009

Interactive Storytelling, vol. 5915, Springer

Interactive Storytelling
Second Joint International Conference on Interactive Digital Storytelling, ICIDS 2009, Guimarães, Portugal, December 9-11, 2009, Proceedings
Series: Lecture Notes in Computer Science
Subseries: Information Systems and Applications, incl. Internet/Web, and HCI , Vol. 5915
Iurgel, Ido A.; Zagalo, Nelson; Petta, Paolo (Eds.)
2009, XV, 360 p., Softcover
ISBN: 978-3-642-10642-2

dezembro 09, 2009

ICIDS 2009 data

Some figures on this year ICIDS (International Conference on Interactive Digital Storytelling) being held in Guimarães during 9th to 11th of December.

89 submissions, acceptance rate of 39%
108 co-authors
58 Europe

31 North America

10 Far East

4 from Near East

4 from South America

120 participants from 23 countries

ICIDS 2009

dezembro 08, 2009

"God Delusion", obrigatório

Aqui está um livro verdadeiramente obrigatório para todos. Se a Bíblia é o livro mais vendido de sempre, God Delusion (2006) de Richard Dawkins deveria passar a ser distribuído juntamente com a mesma, funcionando como uma espécie de "Ler Antes de Abrir". Este é um livro que poderia ter um impacto positivo sobre o modo como a civilização se relaciona.

A ilusão que Dawkins nos diz pretender desmascarar é aquela presente na cultura dos fundamentalismos e extremismos religiosos de algumas culturas islâmicas assim como de uma massa cristã do interior dos EUA. Mas claramente que não está apenas a falar para essas duas comunidades, está a fazê-lo para todos os que vivem a vida em função de um desígnio traçado por algo invisível que só a chamada “fé” aparentemente pode abranger. Ao tratar o assunto com esta profundidade Dawkins abre muitas portas que até aqui permaneciam fechadas.

O que Dawkins faz é proceder à análise segundo o método cientifico sobre a existência de Deus, sobre a credibilidade dos Dogmas e Fé instituídos pela Igreja de "Deus". Como Dawkins nos diz, porque é que Deus ou a religião deveriam ser um reduto não escrutinável pela ciência. Porque é que as únicas pessoas a poderem “falar” são os menos preparados metodológica e cientificamente para o fazer.

Acima de tudo o mais importante da mensagem deste livro está no desmontar de uma ideologia de intolerância, perpetrada pela religião, uma constante ao longo de toda a história da humanidade. “Quem não pensa como eu, não é digno de co-existir comigo”. São mais que muitos os factos desta intolerância a começar pelas atrocidades relatadas no Velho Testamento e a terminar no 11 de Setembro, passando pela ferida aberta da Irlanda do Norte para não falar em Inquisições, ou ainda por dilemas mais privados como a Homossexualidade ou o Aborto. A religião tal como no documentário feito sobre o tema pelo Channel 4 pode ser verdadeiramente vista como “A Raiz de Todo o Mal / The Root of All Evil”. Um título dado pelo canal sem o consentimento de Dawkins mas que reflecte bem tudo o que se pode descrever sobre o impacto do fundamentalismo religioso que a fé impõe.

Este livro funciona de certo modo como uma visão sobre a história da humanidade em função da sua necessidade de "crer". Ou seja, uma sociedade que acredita que sem crença não haverá razão para sustentar a vida. Uma verdadeira falácia, o número de suicídios nos grupos religiosos e ateus é semelhante o que demonstra que esta não é uma variável causal.

Finalmente Dawkins pretende apenas apresentar uma visão do mundo baseado nas condições que a natureza nos impõe e demonstrar que estas condições não devem ser menosprezadas e que não precisamos de imaginar “algo para além de” o simples facto de existirmos tem uma motivação enredada na natureza do planeta em que estamos inseridos, somos parte de todo um processo evolutivo darwiniano.


PS1: de notar que Dawkins faz questão de retirar da equação religiosa o Budismo, considerando-o antes uma forma de viver e não uma religião, com o que concordo.

Jobs #20 - Bolsa – Mundos Virtuais

Está aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI), para a área de sistemas informáticos apoiados em plataformas de mundos virtuais, nas seguintes condições:

1. Duração e Regime de Actividades: Duração de 1 ano, com início previsto para Fevereiro de 2009, em regime de exclusividade. As bolsas poderão ser prorrogadas por um período adicional de 24 (vinte e quatro) meses.

2. Objecto de Actividade: Investigação e desenvolvimento científico-tecnológicos na área dos sistemas informáticos apoiados em plataformas de mundos virtuais, com ênfase para as plataformas Second Life Grid e OpenSimulator.

3. Orientação Científica: Leonel Caseiro Morgado (UTAD).

4. Formação Académica: Mestrado em Informática ou áreas afins.

5. Remuneração: € 980 / mês, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

6. Datas: O concurso está aberto entre os dias 7 de Dezembro de 2009 e 7 de Janeiro de 2010.

7. Documentos de Candidatura: Os candidatos devem enviar uma carta de candidatura acompanhada do curriculum vitae, portfólio de trabalhos desenvolvidos e cópia do certificado de habilitações, para:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Departamento de Engenharias – Eng.I
A/C Prof. Dr. Leonel Morgado
Quinta de Prados
5001-801 Vila Real

Podem também ser enviadas as candidaturas por e-mail para leonelm@utad.pt.

Vila Real, 30 de Novembro de 2009

novembro 30, 2009

Emoções Interactivas na Videojogos2009

O lançamento de EMOÇÕES INTERACTIVAS, do Cinema aos Videojogos correu muito bem, apesar do atraso, estava marcado para as 18h30 e começou as 19h15. O Prof. Vasco Branco enalteceu as qualidades da obra assim como abriu pano para um olhar mais reservado sobre os sentidos das poéticas e sobre a necessidade de estabelecermos distâncias entre a ciência em laboratório e a realidade sensorial que vivemos no contacto com os artefactos.

Do meu lado falei um pouco sobre o interesse de um livro deste género para a comunidade científica portuguesa, um livro que interessa à comunidade de jogos mas não só, a todos os que trabalham a análise, o design e a produção de artefactos visuais e/ou interactivos. O livro tem uma importância espelhada pelos artigos publicados internacionalmente sobre os problemas da emoção nos videojogos mas para tal serve o leitor com um compêndio sobre as áreas subjacentes e adjacentes à análise, a saber: a emoção, a comunicação afectiva, o cinema das perspectivas da ilusão e da tecnologia, e os media interactivos da realidade virtual e dos videojogos. As pessoas presentes parecem ter gostado e há algum entusiasmo com o livro pelo facto de existir tão pouco ou quase nada publicado na área em Portugal.

Como estamos em época festiva será difícil o livro chegar às livrarias antes do Natal devido à elevada concorrência. Assim para todos os que me procuraram sobre a possibilidade de adquirir o livro, o melhor modo de o fazer é através do sítio do editor onde pode ser adquirido pelo preço a que foi vendido na apresentação e sem qualquer custo de portes.

Não posso deixar de agradecer a todos os que estiveram presentes no lançamento, assim como à Universidade de Aveiro por ter possibilitado a apresentação no seio da conferência Videojogos2009, o meu grande obrigado.

novembro 25, 2009

Herwig Turk no MTAD


O artista Herwig Turk vai apresentar esta Sexta-feira 4 de Dezembro pelas 14h no campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães o trabalho que tem vindo a realizar na intersecção da arte e ciência: www.herwigturk.net
i think that, generally, there is no such thing as a self-contained isolated entity called | existence, only transitional forms bound to time. this is a fundamental consideration which calls linguistic and social constructions into question. in this context, natural science and medicine offer interesting fields of exploration because they are based on facts and seek to break away from phenomena related to time. in my oeuvre, individual works are systematically modified as they are contextualized by new, subsequent works. similar to technical tools and experiments, they are at the tip of decision-making pyramids in a state of continuous development.
Artist Statement 2008
Este evento decorre no contexto do curso do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital e realiza-se na sala engageLAB no edifício do Centro de Computação Gráfica, Campus de Azurém.