maio 04, 2009

videojogos arte

Okami de Hideki Kamiya (2006)

Interessante artigo, The Path For Art Games, de Leigh Alexander no Kotaku sobre novas abordagens estéticas no campos dos videojogos.
Audiences constantly demand video games fight familiar boundaries. We're sick of the same old, same old. We want creativity, artistic integrity, elegance and depth–or do we? Do players know what they're asking for when they look for "more" from games? And if this is really what we want, then what's with the mixed reception–both cultural and economic–when we get it?

maio 03, 2009

no comments

Desemprego atinge 20 milhões na UE
Jornal de Notícias - 2009/05/01

A revolta do desempregado contra a popular Rainha
Diário de Notícias - ‎2009/05/01‎

Salários dos gestores: A crise não é para todos
Visão, 2009/04/30
"O número é gordo: 810 891 euros. Foi este o salário médio que cada administrador executivo, de dez das maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa, ganhou ao longo de 2008. Um rendimento 136 vezes superior ao de uma pessoa que tivesse auferido o salário mínimo em vigor durante o mesmo ano. Veja as contas: 14 meses x 426,5 euros = 5 971 euros. E um português que ganhe um salário médio estimado em torno dos mil euros necessitaria de duas vidas para conseguir um rendimento igual ao que um daqueles gestores aufere num ano."

maio 01, 2009

Livro de notas



Noteboek de Evelien Lohbeck

Noteboek consiste segundo a sua autora, Evelien Lohbeck, numa tentativa de confundir a realidade, no desafio da ilusão e expectativas. Filme realizado como projecto de fim de curso. Evelien cria aquilo a que eu chamo de ilusões sobre simulações do real.

abril 28, 2009

Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos

Criada há cerca de mês e meio é a partir de hoje possível realizar a admissão como membro à Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.

Tem como objectivo maior a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, fomentar por si, ou em colaboração com as Universidades ou outras Instituições públicas ou privadas, nacionais e estrangeiras, que se dediquem ao estudo e desenvolvimento de videojogos, a realização de seminários, colóquios, congressos e outras actividades que tenham por objectivo aumentar o conhecimento e o nível científico dos associados na área dos videojogos.

revista, 3d Artist

O mês passado trouxe de Inglaterra a nova revista de 3d, a 3d Artist. Na altura fiquei de colocar aqui um pequeno texto com a referência à nova revista, mas o tempo é escasso e nunca mais me lembrei. Aliás o mesmo se passou com a nova revista portuguesa de videojogos SMASH!. No entanto ontem quando passava pela Bertrand vi a revista e hoje voltei a passar os olhos por ela. Tudo para vos dizer que vale o investimento, depois de a ter lido quase de ponta a ponta, ainda sinto prazer folhear as suas páginas cheias de cor e arte. Claramente que é um número um e deve fazer tudo para nos cativar, vamos ver se assim continua. Deste número destaco três artigos muito interessantes:

- Kieron Helsdon - É muito interessante perceber a evolução e percurso de um conceituado artista 3d.

Designing the future, de Brutsblueder Design

- Brutsblueder Design - Ver a fusão e integração de todas as tecnologias de criação de imagem com o objectivo de gerar o melhor efeito final.
- Inside the Blender Foundation - Perceber em maior detalhe de onde veio o Blender e os perigos que já correu.

E dos tutoriais o do Tot Rod (imagem acima) de Lance Hitchings desenvolvido segundo a estética Pixar.

Deixo uma última dica de Leo Santos do Blur Studio para estudantes, que resume bem as teorias de fundo sobre criatividade.
"they need to learn the basics. They need to learn timing, acting, staging... they need to branch out and watch films they would never have watched before, read books that stimulate new ideas, study drawing, comics, videogames, even TV. They need to know what makes a work of art timeless, but also makes it work for today's audiences."

abril 22, 2009

Videojogos 2009

26 e 27 de Novembro 2009
Universidade de Aveiro, Portugal
http://www3.ca.ua.pt/videojogos2009

A Conferência de Artes e Ciências dos Videojogos é um evento multidisciplinar, procura contribuições de diferentes áreas do conhecimento, desde a arte, desenho e narrativa de jogo, a aspectos da sua computação, bem como o estudo a teorização e a reflexão crítica sobre as práticas e aplicações no mercado e na indústria. A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer da indústria de videojogos, quer da comunidade académica.

Datas

Submissão Full Papers: 26 de Junho, 2009
Submissão Short Papers e Demos: 3 de Julho, 2009
Notificação de aceitação: 24 de Julho, 2009
Conferência: 26 e 27 de Novembro, 2009

Deixo aqui o apelo a todos quantos se interessam pela temática e áreas afins, devem preparar e submeter artigos à conferência.

mundos paralelos?!

"The Holy Grail of current exoplanet research is the detection of a rocky, Earth-like planet in the 'habitable zone,'" said Michel Mayor, an astrophysicist at Geneva University in Switzerland.
A descoberta agora anunciada de Gliese 581 e levanta imensas questões sobre "nós". Realmente desde Galileu que não se faz nenhuma descoberta que coloque em causa de forma radical, a origem da vida enquanto concepção religiosa. Mesmo o trabalho de Darwin que vai ao fundo do nosso âmago não teve esse impacto porque primeiro trata-se de uma questão com alguma complexidade e que por isso não passa directamente para as massas e segundo porque a sua comprovação não é ainda total, abrindo margem para a especulação em torno do que recentemente se convencionou de Intelligent Design.

A descoberta de um sistema "semelhante" é algo com o qual continuamos a sonhar e que quer queiramos ou não, faz todo o sentido. Ainda que as semelhanças, sejam isso mesmo, apenas semelhanças. A verdade é que a questão dos "únicos" faz muito menos sentido.

abril 21, 2009

Computation of Emotions in Man and Machines I

"Charles Darwin highlighted the importance of emotional expression as part of human communication. Advances in computer technology now allow machines to recognise and express emotions, paving the way for improved human-computer and human-human communications."

Estou a colocar este texto no blog a partir do congresso Computation of Emotions in Man and Machines que decorreu ontem e decorre ainda hoje, na The Royal Society em Londres e no qual participo apenas como Participant.

Como já várias vezes foi referido neste congresso, parece que estamos num concerto de rock stars da ciência das emoções. O que é verdade, julgo estarem cá todos os grandes nomes: Simon Baron-Cohen, Cynthia Breazeal, Jeffrey Cohn, Roddy Cowie, Paul Ekman, Chris Frith, Ursula Hess, Kristina Hook, Maja Pantic, Catherine Pelachaud, Rosalind Picard, Klaus Scherer, Mel Slater. Acrescentaria a esta lista apenas três nomes, que acredito terem sido convidados e não poderem comparecer: Damásio, LeDoux e Frijda.


Como decorre neste momento a apresentação de Simon Baron-Cohen, farei aqui apenas uma pequenina resenha do dia de ontem e espero voltar a tudo isto num próximo post ou num artigo que estou a preparar para a ESA2009.

Ontem o Paul Ekman abriu o congresso de uma forma verdadeiramente profunda, fazendo uma contextualização de todo o processo de escrita de The Expression of the Emotions in Man and Animals (1872). Depois tivemos Chris Frith que nos falou sobre o efeito "flash eyebrow". Por sua vez o Klaus Scherer procurou definir um novo modelo da emoção mais capaz de ser traduzido para a computação. E finalmente a Kristina Höök deu um show de emoção apresentando dois protótipos do seu laboratório de interactividade o eMoto e o Affective Diary. De tarde tivemos o Jeff Cohn a falar sobre os avanços da visão por computador, seguida da Ursula Hess que aprofundou as temáticas das relações sociais e a emoção.

Fica aqui o link para o programa completo, para poderem ver o que está a decorrer neste momento.

Londres, 21 Abril 2009

abril 19, 2009

J.G.Ballard 1930-2009

Morreu hoje J.G.Ballard escritor que considerava escrever livros não sobre Ficção Científica mas sobre "picturing the psychology of the future".

Ballard foi responsável pelo romance por detrás de filmes como Império do Sol (1987) de Spielberg ou Crash (1996) de Cronenberg