março 18, 2009

SLACTIONS 2009

Research conference in the Second Life® world
Life, imagination, and work using metaverse platforms
September 24-26, 2009

The scope of Slactions

The metaverse is emerging, through the increasing use of virtual world technologies that act as platforms for end-users to create, develop, and interact, expanding the realm of human cooperation, interaction, and creativity. The conference focus is scientific research on applications and developments of these metaverse platforms: Second Life, OpenSim, Open Croquet, Activeworlds, Open Source Metaverse, Project Wonderland, and others, providing a forum for the research community to present and discuss innovative approaches, techniques, processes, and research results.


Important dates

First call deadline February 28th, 2009
Second call deadline March 31st, 2009
March 31st, 2009 Submission results provided to authors of first call papers

April 30th, 2009 Submission results provided to authors of second call papers
June 30th, 2009 Deadline for early registration
July 31st, 2009 Deadline for print-ready versions of accepted papers

September 24-26th, 2009 Conference

março 17, 2009

robôs mais humanos


Ao nivel da robótica, parece que o Uncanny Valley de Mori se começa a esbater. Repare-se na perfeição da empatia gerada pela cara do robot HRP-4C desenvolvido pelo National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST). Só ainda não percebi a questão das mãos. Da posição da coluna percebe-se porque é uma questão do balanceamento gravitacional. Muito bom.

Vejam o vídeo do robô que deverá desfilar em breve em Tóquio num desfile de moda.

março 08, 2009

construtor de mundos

Rodado num único dia e com uma pós-produção de 2 anos. Bruce Branit volta a investir numa obra, World Builder (2008), de baixos recursos capaz de ombrear tecnicamente com grandes produções. Depois do sucesso e onda de entusiasmo gerado pelo filme 405 em 2000, agora é a vez de imaginar um mundo como ponte de ligação mental. Dez minutos muito bem conseguidos e que nos fazem reflectir sobre o potencial por detrás dos modelos que vamos modelando e animando em plataformas 3d.

Todo o 3d foi criado com Lightwave, pelo meu lado, tenho andado nos últimos dias a testar o Cinema 4D, o que me deixou ainda mais propenso ao impacto do filme. Quanto ao C4D é uma ferramenta que recomendo vivamente como introdução, pela sua facilidade e velocidade de execução. Comparando com o Max, arriscar pegar numa metáfora que vi num forum, que a interface e controladores estão como de um Avião (Max) para um carro (C4D). A flexibilidade é menor, mas a facilidade e rapidez de execução compensam largamente.

Vejam então o filme de Bruce Branit, que retrata: "A strange man builds a world using holographic tools for the woman he loves."



[a partir de Publicidade Digital]

Jogo português para PS3

A Seed Studios que já no ano passado nos tinha oferecido Toy Shop para a Nintendo DS, apresenta-nos agora e em fase bem avançada o primeiro videojogo português desenvolvido para correr na consola Playstation 3. Desde o início de Fevereiro que a Seed disponibiliza um diário online sobre o estado de desenvolvimento e que vale a pena acompanhar de perto. Que tipo de jogo será então o primeiro videojogo nacional para a PS3? Aqui ficam alguns detalhes revelados pela própria Seed.
Under Siege is an “action strategy” game where you command a
small group of heroes facing a massive invading army.

* Explore swamps, forests and deserts in the single player campaign
* Competitive and cooperative multiplayer modes
* Support for user generated content through the integrated level
editor
Mais fascinante que tudo são os screenshots que vêm sendo revelados pelo diário do jogo, e que aqui vos deixo. Esperamos continuar a ver mais material nos próximos meses, e esperamos ansiosamente pelo Outono de 2009, altura prevista de lançamento do jogo.

março 03, 2009

ICIDS 2009 - Second International Conference on Interactive Digital Storytelling

09 - 11 December 2009, Guimarães, Portugal

The ICIDS is internationally the most important conference on interactive digital storytelling. It is the merging of the two European conferences TIDSE (“Technologies for Interactive Digital Storytelling”) and ICVS (“Virtual Storytelling – Using Virtual Reality Technologies for Storytelling”). The TIDSE had its venues and organization traditionally in Germany, and ICVS in France. ICIDS has no longer such geographic limitations, and will ocurr for the first time in Portugal.

Important Dates

June 20th, 2009
Submission deadline
August 20th, 2009 Authors notification
September 10th, 2009 Print-ready version
December 9-11th, 2009 Conference
Student volunteers*Applications from June 2009 on


Enjoy the teaser below, made by João Martinho, and have a look at the website for more information.

dragões e corvos no fumo

Campanha realizada para Associação de Prevenção e Educação do Tabaco do Estado do Colorado (STEPP). Muito boa ao nível do motion aplicado à câmara e aos corvos e dragões, assim como a iluminação que é uma delícia. Melhor ainda ao nível do conteúdo, é impossível ficar indiferente à mensagem. A visualização das partículas microscópicas, agentes nocivos e cancerígenos, aqui transformados em dragões e corvos, é brilhante.





[Ravens in MP4]
[Dragons in MP4]

março 02, 2009

curtas e a técnica

Acabo de descobrir a curta metragem de Alex Lora, (en)terrados (2008), e fiquei impressionado com a qualidade técnica. Digna de qualquer grande produção francesa, espanhola ou até americana. Inicialmente ainda pensei que se tratasse de película, mas afinal é HD com adaptador de objectiva. A montagem, enquadramento, iluminação, direcção de actores, cenários são muito bons para uma curta. O que me pareceu mais fraco foi mesmo o argumento, não a ideia, mas a sua adaptação e encenação, não me convenceu por completo.
Alex Lora está a fazer o seu Doutoramento em Comunicação sobre o trabalho de um dos mais inspirados realizadores espanhóis, Julio Medem, intitulado "La construcción de la autoría en el cine de Julio Medem".

"The year is 2010. There's no chance to find a flat on the entire town. Three characters will try to find an alternative place to rest."



(en)terrados, Alex Lora, 2008

março 01, 2009

o melhor do FLASH

Os 20 melhores trabalhos de sempre realizados na plataforma Flash pela revista .net. Fiquei nostálgico ao rever Eye4U, aqui na lista em 8º lugar. É sem dúvida um clássico, e ver isto em 98 na web, através de um modem 56Kb, foi um impacto tremendo, uma sensação de maravilhamento (já passaram 10 anos, impressionante). Eye4U foi o reconhecimento do poder dinâmico do flash da possibilidade de fazer uso de todo o browser sem preocupação com a resolução do ecrã, do uso de música com sentido visual e qualidade superior ao mero midi, muito em voga no html. Foi com este exemplo que o Flash se consagrou por completo e se afirmou como uma necessidade na criação diâmica para a web.
"When the first version of Flash was launched in 1996, little did we know how it would revolutionise website design over the ensuing decade. The FWA’s Rob Ford counts down the Top 20 Flash sites of all time."
20: Nike Air (2006)
Claim to fame: Pioneering user-generated motion effects.

19: Mono*crafts (1999)
Claim to fame: The experimental master inspired a community.

18: Saab Animal Vision(2005)
Claim to fame: The combination of video and atmosphere made for a winning campaign.

17: NRG.be(1998)
Claim to fame: One of the first examples of shape tweening, this laid strong foundations for the web we know today.

16: Comcastic!(2005)
Claim to fame: Using a mobile phone to play with a puppet.

15: PDK(2004)
Claim to fame: Animation allows corporate to be cool.

14: Philips Bodygroom (2006)
Claim to fame: Site of the year... for your genitals?

13: Red Universe (2007)
Claim to fame: A live chat community with a twist.

12: tokyoplastic (2003)
Claim to fame: Proving that personality wins through.

11: Leo Burnett Canada (2005)
Claim to fame: One of the best agency sites of all time.

10: Audi R8 (2006)
Claim to fame: High quality 3D video with incredible results.

9: Neostream (2002)
Claim to fame: Using a mascot to full potential.

8: EYE4U (1998)
Claim to fame: A classic example of what Flash used to be.

7: Who’s We Studios (2002)
Claim to fame: The power of attitude and humour.

6: Full Throttle (1999)
Claim to fame: Still standing the test of time.

5: Get The Glass! (2007)
Claim to fame: Taking production levels to new heights.

4: Advanced Studios v3 “Expansions”(2001)
Claim to fame: The most copied website ever.

3: Gabocorp (1996)
Claim to fame: This is where it all started.

2: Road Runner (2003)
Claim to fame: Proving how Flash can handle content.

1: Vodafone Future Vision (2003)
Claim to fame: The best Flash site ever!

fevereiro 27, 2009

twitter explicado visualmente

Mais uma maravilha audiovisual sem recurso a grandes produções ou orçamentos produzido pela commoncraft. É impressionante como com recursos tão simples e de forma muito fluída conseguem comunicar a ideia por detrás da ferramenta Twitter. Claro que o tema se presta a tal, mas o modo como se apresenta o novo elemento no filme dá-lhe toda uma outra dimensão capaz de a encaixar no stream de eventos do quotidiano de uma forma perfeitamente natural. Vejam por favor.