Papers, Please (2013) de Lucas Pope, premiado com Grand Prize, Excellence in Narrative e Excellence in Design
Papers, Please (2013) de Lucas Pope venceu 3 das 8 categorias, o Grande Prémio, Narrativa e Design. Merecido, e em parte esperado, o grande prémio, é muito interessante verificar que leva para casa dois prémios que raramente andam juntos, o Design e a Narrativa, e isso deve-se ao simples facto de Lucas Pope ter conseguido encontrar o design ideal para a narrativa ideal, tudo o que fazemos interactivamente dentro de Papers, Please tem consequências na narrativa. Deste modo jogamos verdadeiramente a história, somos atores e decisores do que acontece em cada jogo que se realiza. Existe um contexto, são-nos dadas as funções que devemos cumprir no âmbito desse contexto, cabe-nos a nós determinar o progresso e o desenlace da história do mesmo. Assim, ao BAFTA em Strategy And Simulation, e ao meio milhão de cópias vendidas, Pope junta agora o prémio de 30 mil dólares.
The Stanley Parable (2013) da Galactic Cafe, premiado com Audience Award
Confesso que para ambas as categorias, Narrativa e Design, tinha em mente candidatos diferentes, no caso da Narrativa acreditei que iria para DEVICE 6 (2013) da Simogo que já joguei mas ainda não terminei, acabando por ficar com o melhor Audio, o que não discordo. No caso do design sempre pensei que fosse para The Stanley Parable (2013) da Galactic Cafe, mas acabou por ficar apenas com o prémio do público.
Luxuria Superbia (2013) dos Tale of Tales, premiado com Nuovo Award
Sem surpresa também é a categoria Nuovo, atribuída aos jogos mais inovadores, que vai para o belíssimo Luxuria Superbia (2013) dos Tale of Tales. Nos BAFTA o prémio inovação tinha ido para outro jogo independente, não menos relevante, Brothers: A Tale of Two Sons (2013) [Análise]. Na Arte Visual atribuída a Gorogoa (2013) de Jason Roberts do qual só joguei a demo, mas fiquei muito bem impressionado, não só pelo aspecto como pelo design de interacção também.
Gorogoa (2013) de Jason Roberts, premiado com Excellence in Visual Art
Deixo a lista dos premiados com os links para os jogos analisados, aqui no blog e na Eurogamer.
Seumas McNally Grand Prize
Papers, Please by Lucas Pope [Análise]
Excellence in Visual Art
Gorogoa by Jason Roberts
Nuovo Award
Luxuria Superbia from Tale of Tales [Análise]
Excellence in Audio
DEVICE 6 from Simogo
Excellence in Narrative
Papers, Please by Lucas Pope [Análise]
Best Student Game
Risk of Rain from Hoppo Games
Audience Award
The Stanley Parable by Galactic Cafe [Análise]
Excellence in Design
Papers, Please by Lucas Pope [Análise]
Sem comentários:
Enviar um comentário